Cultura E Arte 2009 - Fev-08

  • Uploaded by: Tiago Inforzato
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Cultura E Arte 2009 - Fev-08 as PDF for free.

More details

  • Words: 875
  • Pages: 1
11

Umuarama, domingo, 8 de fevereiro de 2009

Especial de Carnaval

O Carnaval E chegou Fevereiro, o mês do Carnaval, quando realmente a gente se dá conta de que o ano já não está tão no começo assim e despertamos, arregaçamos as mangas e mergulhamos no trabalho. Mas espere, o carnaval está logo ali, então esperamos o feriadão do “oba-oba” passar para, durante a quaresma, engatar uma primeira e mandar ver na vida de verdade. Mas o que é o Carnaval, essa festa tão importante que tem o condão de mobilizar um país quase inteiro em suas festividades? Durante os próximos fins de semana, aproveitando o gancho cultural do calendário, escreverei sobre várias curiosidades desse período interessantíssimo que é o Carnaval, a Quaresma e a Páscoa. Espero que vocês gostem. Afinal, não tem coisa mais chata do que comemorar algo que não se conhece. Então vamos ao Carnaval. A comemoração do Carnaval é uma festa Cristã e teve inicio na idade média, quando no Séc. XI, a Igreja Católica implantou a Semana Santa, para celebrar a Paixão de Cristo, cujo ponto alto é a Páscoa, o dia em que Ele ressuscitou. Definiu-se que essa semana seria antecedida por quarenta dias de jejum, penitencias, meditação e oração. A intenção é a de que os fieis entrassem no ritmo certo para uma celebração de verdadeiros filhos de Deus. Mas o pessoal não tem jeito, antevendo as privações, criaramse várias festas para se “despedir” dos prazeres da carne e entrar na Quaresma sem lombrigas. A origem da palavra Carnaval, inclusive, está ligada ao “afastamento” dos prazeres da carne. Vários povos, várias festas e tudo foi se moldando até chegar ao formato que conhecemos hoje. E como nada é melhor para se afastar dos prazeres do que uma grande ressaca, convencionou-se que os três dias anteriores à Quarta-Feira de Cinzas seriam o período ideal para essa despedida, pois é, olha o Carnaval aí gente!

Quando é o Carnaval? Todo mundo se diverte nessa que é uma das festas mais tradicionais do Brasil, mas nunca se sabe o dia certo que ela vai acontecer a cada ano. Essa mobilidade do feriado se dá à curiosa forma pela qual se calcula qual será a Terça-Feira de Carnaval, é tudo de traz pra fente! As datas de todas as festas cristãs que acontecem durante o ano, exceto o Natal, são calculadas à partir da Páscoa, e para isso a igreja usa o calendário lunar, por óbvio diferente desse que a gente usa no nosso dia-a-dia, que é o calendário solar, mas no fim das contas dá tudo certo. O primeiro passo então é achar o Domingo de Páscoa, o dia no qual Jesus Cristo ressuscitou, que é o primeiro domingo após a primeira lua cheia que acontecer depois do equinócio de outono (21 de março), no hemisfério sul. Pronto, achado o domingo de Páscoa, achamos também a Sexta-Feira da Paixão ou Sexta-Feira Santa, dia no qual O Cristo foi crucificado, que é a sexta-feira imediatamente anterior ao Domingo de Páscoa. Pronto, agora que temos a Sexta-Feira da Paixão, contamos quarenta dias pra trás, que são os dias da Quaresma e achamos a primeira Terça-Feira que aparecer. Essa será a terça-feira de Carnaval, a famosa Terça Gorda, mundialmente conhecida pelo seu nome em Francês Mardi Gras (Mardi = Terça-feira ; Gras = Gordo, pois os dias da semana na França são substantivos masculinos), sendo o dia seguinte, portanto, a Quarta-Feira de Cinzas, quando a ressaca chega sem perdão.

Mas o que é Equinócio? A gente aprendeu nas aulas de Geografia (e alguns já se esqueceram) que a Terra gira ao redor de si mesma e ao redor do sol. A cada 365 dias e seis horas, nosso planetinha completa uma volta ao redor do Astro Rei, o que equivale a um ano. Aprendemos também que quando a Terra gira em torno de si mesma e faz isso com uma inclinação de 23 graus e 30 minutos em seu eixo Norte-Sul, o que faz o sol incidir de forma diferente sobre ela durante essa volta anual. Isso gera as Estações do Ano e, por conseqüência os Solstícios e os Equinócios. Os Solstícios são os dias onde o sol incide irregularmente sobre a terra, no nosso verão ele pega mais no hemisfério sul e no nosso inverno ele pega mais no hemisfério norte. Daí as noites são maiores no inverno e os dias maiores no verão. Equinócio é o dia no qual os dias e as noites tem o mesmo tamanho, daí a origem dessa palavra que vem do latim que significa “noites iguais”. É nesse período que o sol está alinhado perpendicularmente com a linha do equador, iluminando os hemisférios da Terra de maneira igual, originando as estações da primavera e do outono. Os povos mais antigos e as religiões e seitas sempre usam esse fenômeno astronômico como referência para suas festividades, e isso inclui os feriados cristãos, como o Carnaval.

Cultura & Arte na Internet Ficou com saudade daquele texto legal, ou só perdeu a edição do Ilustrado de algum desses domingos? Seus problemas acabaram! As páginas Cultura & Arte estão disponíveis na internet, no meu blog, o Lobservando. É só acessar www.lobservando.blogspot.com e estará tudo lá, do jeitinho que saiu no Ilustrado.

Related Documents


More Documents from "Tiago Inforzato"