Confessa para mim! Você já está pensando até em desistir… Eu sei, eu já passei por isso! Mas olha só… se você quiser sair da página agora, leva só uma dica: seja qual for a situação, não desista! Acredite, é melhor você tentar terminar e não conseguir, do que parar agora! Por que se deixar para depois, você vai acabar parando de produzir, e depois vai ser muito mais difícil recomeçar. Não caia nessa armadilha! Eu sou o Professor André Fontenelle e nesse artigo eu vou te dar 8 técnicas… Para você aplicar imediatamente e acelerar o referencial teórico do seu TCC. Eu resolvi fazer esse artigo depois que a Aline, que é uma das participantes lá do Grupo 5 Estrelas me pediu dicas para escrever mais rápido! Se ela, que tem o suporte que nós temos lá no Grupo 5 Estrelas, tem essa dificuldade… Com certeza é muito provável que você aí, que está praticamente só, também esteja sofrendo com o prazo apertado! Eu conversei bastante com a Aline e tenho certeza que ela não vai desistir e vai conseguir escrever seu TCC com muita velocidade. Aline, eu estou torcendo por você! E você, quer saber mais sobre o grupo 5 Estrelas? Então clica no link que eu deixei lá na descrição e aproveita para fazer sua inscrição!
Técnica n. 1 – Crie um plano! A primeira técnica tem a ver com o planejamento da sua pesquisa. Eu sempre insisto com o pessoal lá do Grupo 5 Estrelas que todo mundo precisa ter uma matriz de TCC. A matriz, nada mais é que um mini-projeto de pesquisa. Basicamente, você precisa definir o seus objetivos, hipóteses e metodologia. Isso é muito importante, por que com essas informações, você consegue definir as etapas do trabalho. A ideia é que cada um dos três objetivos específicos se transforme, depois, num dos capítulos do seu TCC.
Além disso, quando você tem uma hipótese, você direciona a pesquisa, pois todo o seu trabalho se resume a descobrir se essa hipótese será confirmada ou refutada. E a metodologia científica, nem se fala, por que ela mostra quais serão os procedimentos da sua pesquisa. Desse modo, tanto os objetivos, como as hipóteses e a metodologia tem um papel bem simples e importante: impedir que você se perca quando estiver escrevendo. Mas você só vai conseguir fazer uma boa matriz se tiver um bom tema. Por isso, eu criei um ebook que te mostra como criar um tema perfeito em apenas 4 passos. Vou deixar o link na descrição para você baixar. Aproveita enquanto ainda é GRÁTIS!
Técnica n. 2 – Estabeleça metas Não tem jeito… o nosso cérebro só funciona bem quando nós criamos bons hábitos! Quer dizer, o cérebro é uma máquina de economia de energia, em busca da sobrevivência da espécie… Então, ele não gosta de tomar decisões o tempo todo! Ele só quer achar os atalhos para fugir da dor e ir em direção ao prazer… E o principal mecanismo para que nossa mente usa para isso é a criação de hábitos! O cérebro automatiza as atividades para que elas sejam feitas sem ele ter que pensar e tomar decisões… Só para você ter certeza disso, tenta se lembrar do momento em que você escovou os dentes ontem… da hora em que você fechou a porta quando saiu de casa… de quantas colheres de comida tinha o seu prato no almoço de domingo! Provavelmente você não vai se lembrar, por que essas decisões não foram pensadas, elas já foram automatizadas pelo cérebro. Então, o que você precisa fazer é treinar o seu cérebro, para que ele crie o hábito de fazer TCC e parece de te sabotar quando você começar a escrever! Mas como é que se faz isso?
Técnica para fazer TCC rápido É simples. Crie metas! Mas não qualquer meta… O ideal é que você estabeleça metas pequenas, mas com muita regularidade.
Por exemplo, escrever quatro parágrafos por dia, todo dia, é uma meta muito melhor do que escrever três capítulos em um mês. Isso por que se você tiver uma meta muito grande, o seu cérebro vai processar um grande desafio e vai enxergar um enorme custo de energia, então ele vai tentar te desviar do foco… aí vem a procrastinação! Mas se tiver uma meta pequena, você tem uma chance maior de se concentrar no objetivo. E se você escrever quatro parágrafos todos os dias, eu garanto que você escreve um artigo científico em bem menos tempo que um mês! Quer testar? Pense aí na comida que você mais gosta…
Faça o teste! Agora me diga: você acha mais fácil fazer a promessa de ficar sem comer essa comida por um ano, ou por um dia? É claro que você consegue ficar um dia sem comer a sua comida preferida! Mas a grande mágica, é que amanhã você pode renovar a promessa! E depois de amanhã, e depois, e depois… De repente, você cria o hábito de não comer aquela comida e aí você pode até conseguir ficar um ano ou até o resto da vida sem comer aquela comida. Então, é exatamente isso que você precisa fazer. Avançar sempre! Um pouquinho de cada vez, mas todos os dias! Na minha opinião, esse é o principal segredo para fazer um TCC sem sofrimento!
Técnica n. 3 – Gere um compromisso Mas é fato que para criar um hábito, você precisa fazer um bom exercício de disciplina nos primeiros dias. A cada dia que se passar, vai ficar mais fácil. Eu garanto! Como é que você acha que eu consigo manter três empregos e ainda fazer um vídeo toda semana? Então já fique logo sabendo que o seu cérebro vai te sabotar. Por isso, uma técnica boa é evitar criar um compromisso! A ideia é simples: Você precisa mostrar ao seu cérebro que a principal dor não vai ser escrever pôs quatro parágrafos daquele dia, mas não atingir essa meta! E como é que você faz isso?
É simples, ameace o seu cérebro, dizendo que ele vai passar uma grande vergonha se o dia terminar e os seus quatro parágrafos não estiverem escritos! Portanto, você vai definir um horário para fazer o seu TCC. Eu recomendo que seja no máximo duas horas por dia! E você vai contar para todo mundo que na hora tal você vai parar tudo o que estiver fazendo! E aí você vai sentar em frente ao computador e escrever quatro parágrafos… Aí você vai passar a ter um compromisso, uma torcida e, provavelmente, cobradores! E, nesse caso, nem você, nem seu cérebro vão querer falhar… pois a dor da vergonha de não cumprir uma meta tão pequena será maior do que o trabalho de escrever!
Técnica n. 4 – Faça um roteiro Outra técnica fundamental é criar um roteiro! Eu não sei se você notou, mas todos os meus vídeos seguem mais ou menos um mesmo roteiro… Isso me ajuda demais! Tendo um roteiro acaba aquela estória de não saber o que escrever, de se sentir sem criatividade, sem inspiração! Você não precisa de nada disso! Você precisa saber é qual é o começo, o meio e o fim de cada capítulo… e ponto final! Então pegue cada um dos seus objetivos, veja quais são os assuntos de cada um e crie tópicos! Parta das ideias mais básicas, como conceitos, classificações, histórico e características… E termine com ideias mais complexas, tais como causas e consequências, problemas, relações com outras coisas, etc. Fazendo isso, vai fica ridiculamente fácil redigir um TCC. Você vai ter uma espécie de checklist, que vai evitar que você não saiba exatamente o que deve escrever em cada um dos seus parágrafos!
Técnica n. 5 – Pesquisa Bibliográfica / Revisão de Bibliografia A sétima técnica é óbvia, mas a maioria das pessoas não aplica!
Eu não sei se você gosta de cozinhar… mas pensa aí comigo: qual é a primeira coisa que se deve fazer na maioria das receitas? Acender o fogo da panela ou separar os ingredientes? É lógico que, pelo menos na maioria dos casos, você primeiro separa os ingredientes… e só depois que eles estão ali prontinhos é que você acende o fogo e começa a aplicar a receita! Por isso, eu não entendo por que as pessoas querem começar a escrever antes de ler textos sobre o assunto do TCC! Lembre que o TCC é uma pesquisa, então, comece pesquisando! O texto que você irá escrever é apenas um relato do que você encontrar na pesquisa. Logo, não dá para escrever sem antes ter lido algo sobre o assunto! Você pode ler sobre o assunto do capítulo inteiro do seu TCC e depois escrever. Mas, se você tiver um roteiro, você pode ler apenas sobre um dos tópicos e depois escrever o texto! Essa, para mim, é a melhor técnica!
Técnica n. 6 – Corte as possíveis distrações para ter 100% de foco Uma coisa que atrapalha muito as pessoas é o excesso de informação. É muito comum que a pessoa se sente em frente ao computador para escrever e coloque ao lado livros, revistas e outros textos. Esse pode ser um pecado mortal! Não crie oportunidades para o seu cérebro desviar sua atenção! Se você ainda não terminou de pesquisar, não escreva! Mas se você já terminou de ler todos esses textos que pesquisou, comece o trabalho de redação, copiando e colando as citações para o word. Depois, guarde todos os livros, papéis, canetas ou qualquer coisa que possa te distrair. Celular e tablet, nem pensar! Quando eu vou escrever, procuro deixar apenas o teclado e o mouse sobre a mesa… assim, não tem a menor chance de alguma coisa tirar o meu foco! Eu fico totalmente concentrado em escrever a quantidade de parágrafos planejada e quase sempre faço mais que o previsto, em menos tempo. Mas isso não acontece por talento ou por dom, mas principalmente por causa dessas técnicas e por meses treino.
Nesse sentido, você pode observar que fazer um TCC nada mais é que realizar uma série de atividades repetitivas, de forma regular e objetiva.
Referencial teórico Portanto, o processo tem etapas bem definidas: 1 – Primeiro, separe os textos; 2 – Depois, leia os textos; 3 – Durante a leitura, grife as partes mais importantes; 4 – Quando terminar de ler, copie as partes grifadas e cole no seu editor de textos, como citações; 5 – Guarde os papéis e esconda todas as coisas que puderem te atrapalhar; 6 – Por fim, sente-se só você e o computador e escreva uma quantidade determinada de parágrafos sobre aquelas citações. Quando terminar, repita o processo, até acabar o seu referencial teórico.
Técnica n. 7 – Faça parágrafos pequenos Porém, uma técnica que realmente faz diferença é escrever parágrafos pequenos. Um parágrafo de TCC, na minha opinião, não deve passar de quatro linhas. O ideal é que um parágrafo tenha três frases, cada uma com no máximo vinte palavras. Eu não vou entrar muito em detalhes sobre isso, até por que eu já fiz um artigo só sobre como escrever parágrafos para o seu TCC. No entanto, eu só expliquei que os parágrafos pequenos ajudam na avaliação do trabalho. Na verdade, eles ajudam muito mais na escrita! Quando você tem uma meta de escrever, por exemplo, quatro parágrafos por dia, mas percebe que em poucos minutos já fez um ou dois… O seu cérebro sente a sensação de prazer, de realização! Aí, doutora… você começa a sair da zona de sofrimento para a zona da motivação! A sensação do dever cumprido e a realização de ver o texto se concretizando são maravilhosas! Elas vão fazer com que sua criatividade seja liberada e aí as coisas vão fluir cada vez melhor!
É impressionante como conseguir fazer o básico, bem feito, acaba te impulsionando a subir de nível! A querer fazer mais e melhor! Por isso, não queira inventar a roda, não use palavras difíceis e não escreva parágrafos grandes. Escreva o óbvio acerca das evidências e isso tornará você genial! Pera aí! Você já notou que em absolutamente todos os meus artigos, inclusive esse, é exatamente isso que eu tento fazer? Talvez seja por isso que você esteja aqui. Você quer a informação completa, mas mostrada de forma simples, não é? Então, por favor, me ajuda! Compartilha esse post nas suas redes sociais para que essa mensagem chegue a mais pessoas!
Técnica n. 8 – Priorize clareza e ganhe qualidade Por fim, a última técnica é simplesmente não se preocupar com a qualidade do texto. Calma! Eu não quero que o seu trabalho fique ruim… nada disso! Mas é fato que quando as pessoas ficam preocupadas com a qualidade do texto, elas acabam travadas e não conseguem avançar! A preocupação com a qualidade é como uma areia movediça! Ela é ca paz de te prender a uma frase que você não gostou, por um dia inteiro… Pois você acaba não escrevendo mais nada enquanto essa frase não ficar perfeita… Só que não existe nada perfeito, você entende? Pense o seguinte: é melhor ter um texto ruim, do que não ter texto nenhum! Você não concorda?
Parágrafo de TCC Então não escreva pensando na qualidade, preocupe-se com três coisas: 1 – Quantidade; 2 – Clareza; 3 – Coesão. Quando estiver escrevendo, não conte as palavras, nem as linhas e não se preocupe com a qualidade do texto. Apenas escreva e avance! Procure apenas dar clareza aos parágrafos!
Quer dizer, coloque apenas uma ideia em cada parágrafo e sustente essa ideia. Escreva o que você entende sobre as citações que coletou. Depois, passe para outro parágrafo. Mas procure usar palavras conectivas, que liguem um parágrafo no outro. Essas palavras e termos conectivos são as expressões: desse modo, então, por isso, no entanto, porém, primeiramente, etc. Elas ligam um parágrafo com o outro e isso faz com que o texto fique coerente. Seguindo essa técnica, a qualidade vai aparecer naturalmente! Mas é claro que depois que atingir a sua meta de parágrafos do dia… Você poderá ler o que escreveu e melhorar o que quiser.
Conclusão Pronto! Eu tenho certeza que agora o seu desenvolvimento de TCC vai sair da estagnação. Pelo amor de Deus, não deixa de aplicar o que eu te passei hoje aqui! Se você fizer pelo menos algumas dessas coisas, com certeza a sua produtividade vai aumentar e o seu TCC vai sair antes do prazo. E você? Está em que parte do trabalho? Você está conseguindo escrever com a velocidade que desejaria? Já tentou aplicar alguma dessas técnicas? Me conta aqui embaixo nos comentários! E aproveita para deixar aí umas palavras de incentivo para a Aline se motivar ainda mais a avançar com o TCC dela! Um abraço e até o próximo artigo! Veja no Youtube: https://youtu.be/Q6tOBzxEvRI
Comentários
Postagens Relacionadas