Qual é a função do Sistema Digestivo? O Sistema Digestivo é o responsável pela separação dos alimentos nos nutrientes que os constituem, de modo a poderem ser utilizados pelo organismo.
O que é a Digestão?
A digestão é o conjunto de processos mecânicos e químicos que se realizam num tubo, que se inicia na boca e termina no ânus – tubo digestivo, com o objectivo de decompor os alimentos em nutrientes simples para serem absorvidos ao nível intestinal.
Processos Mecânicos da Digestão Mastigação
Movimentos Peristálticos (“ondas” de contracções e relaxamento que fazem avançar os alimentos)
Processos Químicos da Digestão São o resultado da acção dos sucos digestivos: Saliva; suco gástrico; suco pancreático, bílis e suco intestinal
Constituição do Sistema Digestivo
O Sistema Digestivo é constituído por um conjunto de órgãos. Tem cerca de 9 metros e tem início na boca e acaba no ânus
Sistema Digestivo Como é constituído o Sistema Digestivo? - Boca; - Faringe; - Esófago; - Estômago - 2
Tubo Digestivo
- Intestino Delgado; - Intestino Grosso;
- Ânus;
Glândulas Anexas
Glândulas Salivares -1
Fígado - 3 Pâncreas - 4
Boca, dentes e língua
Processo mecânico, cortam e misturam os alimentos com a saliva. Formação do Bolo Alimentar Fígado Produção de bílis e acumula alguns nutrientes
Vesícula Biliar Acumula a bílis Intestino Grosso Absorção da água e compactação dos materiais que não foram digeridos. Preparação para eliminar
Glândulas Salivares Produção de saliva Faringe Passagem dos alimentos para o esófago Esófago Passagem dos alimentos para o estômago Estômago
Formação do Quimo Pâncreas Produção do Suco Pancreático Intestino Delgado Local onde se dão a maioria das transformações químicas (formação do Quilo), bem como a absorção dos nutrientes.
Boca
É na Boca que tem início a Digestão. Enquanto se dá a mastigação, a língua mistura os alimentos com a saliva (produzida nas glândulas salivares), formando-se uma pasta mole chamada BOLO ALIMENTAR.
Faringe O BOLO ALIMENTAR passa pela Faringe
e pelo
Esófago
Estrutura interna do Esófago
Estômago
Quando o BOLO ALIMENTAR chega ao ESTÔMAGO, permanece aí por cerca de três horas sofrendo Transformações Químicas (suco gástrico) e Transformações Físicas (movimentos peristálticos)
Dando origem ao QUIMO Que segue de seguida para o Intestino Delgado.
Intestino Delgado
O Quimo vindo do estômago é lançado em jactos sucessivos no duodeno, onde chegam os canais com a bílis (fígado) e com o suco pancreático (pâncreas). Estes sucos misturam-se com os, quimo e com suco intestinal (graças à acção dos movimentos das paredes do intestino delgado), formando assim o QUILO.
Os nutrientes que constituem o Quilo (excepto as fibras) estão prontos a serem utilizados pelo organismo, pelo que são absorvidos pelas VILOSIDADES INTESTINAIS para a corrente sanguínea.
Vilosidades Intestinais
Intestino Grosso
Os restos do quilo que não foram absorvidos vão sendo empurrados (juntamente com outros detritos do organismo) ao longo do intestino grosso (1,5 m) com a ajuda dos movimentos peristálticos, formando as fezes. Estas são acumuladas no recto até serem expulsas para o exterior através do ânus por defecação.
Apesar de não pertencerem ao Tubo Digestivo, o Sistema Digestivo conta ainda com a presença de Glândulas Digestivas Anexas, que segregam sucos que ajudam à digestão:
Glândulas Salivares Produzem a saliva
Fígado Produz a Bílis
Pâncreas Produz o suco pancreático
Comida e Bebida 2000 ml
Fezes 150 ml