O Sistema Circulatório transporta as substâncias a todas as partes do corpo. A sua rede de vasos sanguíneos estende-se dos ossos e músculos aos dentes e dedos dos pés. Todo este sistema é alimentado pela força do coração.
Aparentemente o sangue é um líquido de cor vermelho que se transforma numa massa semi-sólida quando sai dos vasos sanguíneos, devido à coagulação.
O sangue é fundamentalmente constituído por um líquido amarelado chamado plasma onde flutuam três tipos de células sanguíneas: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Podemos verificar este facto facilmente, basta deixar repousar, durante algumas horas, um pouco de sangue (juntamente com anti-coagulante) num tubo de ensaio.
O Plasma é um líquido constituído principalmente por água, onde se encontram em suspensão as células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) e minerais, proteínas e glucose.
Plasma sanguíneo 55 % Água (49,5 %) Substâncias dissolvidas (5,5 %)
Células Sanguíneas – 45 % Glóbulos Brancos + Plaquetas – 4 % Glóbulos vermelhos – 41 %
Também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos são as células sanguíneas mais abundantes. Têm a forma de um disco com forma côncava e não possuem núcleo. A cor vermelha deve-se a uma proteína, que se chama hemoglobina, que fixa o oxigénio à hemácia.
A principal função das hemácias é o transporte do Oxigénio (que se fixa à hemoglobina , desde os pulmões até às células) e o Dióxido de Carbono (que também se fixa à hemoglobina das células até aos pulmões.)
Glóbulos Brancos ou Leucócitos, são maiores que as hemácias e muito menos numerosos. Não contêm hemoglobina, pelo que não podem transportar oxigénio, mas possuem núcleo e ao contrário das hemácias, podem mudar de forma e atravessar as paredes dos capilares.
A função dos Leucócitos é a defesa do nosso organismo, podendo para tal mudar de forma e atravessar as paredes dos capilares. Existem vários tipos de leucócitos, cada um especializado no combate a determinados tipos de microorganismos.
As Plaquetas são também designadas por trombócitos. Têm cerca de 30% do tamanho dos glóbulos brancos. Ajudam o sangue a coagular e, em situação de lesão do vaso sanguíneo, fixam-se umas às outras e às paredes do vaso lesado, formando o tampão plaquetário que fecha a ferida.
Hemácias (G. V.) 250 000 000 Leucócitos (G. B.) 375 000 Plaquetas 16 000 000 Plasma Água – 91% Proteínas – 7% Outros – 2%