O Poder Na Empresa

  • Uploaded by: André Wamser Mota
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View O Poder Na Empresa as PDF for free.

More details

  • Words: 823
  • Pages: 8
O PODER NA EMPRESA

DINSMORE, Paul Campbell. Poder e Influência Gerencial, Além da Autoridade Formal: COP, 1989.

O PODER E A EFICÁCIA GERENCIAL • Par o executivo ser eficaz em suas funções, ele precisa ter e saber utilizar o poder. • Sem poder dificilmente se consegue atingir metas. • É o poder que dá a força para tomar iniciativas, deslanchar planos e cobrar resultados. • Do ponto de vista da empresa, a atração das pessoas pelo poder deve ser vista como saudável, pois, quando bem direcionado, este ajuda impulsionar a empresa para frente.

ENTENDENDO O PODER O poder, ou o direito, de fato, de determinar estratégias, critérios e ações, é proveniente de várias fontes. É o somatório destes fatores que forma o poder real. Através do entendimento e da boa aplicação do mesmo é que o executivo consegue melhorar seu desempenho. Eis alguns tipos de poder: O conjunto destes tipos representa o poder real do profissional na empresa. O poder proveniente de fontes formais, informais, de propriedade, de tradição, de informação e de competência dá ao profissional o direito de fixar estratégias e critérios e determinar ações. E o seu poder, como anda na sua organização?

Formal: Este poder baseia-se na autoridade conforme registrada por escrito. Os exemplos são as circulares de nomeação, os manuais administrativos e as descrições de cargos contendo atribuições e detalhamento de autoridade e responsabilidade do executivo.

Informal: O poder informal caracteriza-se pela facilidade de acesso. Tal acesso poderá ser proveniente de relações familiares (o Supervisor Geral é cunhado), laços históricos, amizades informais, ou por força da própria personalidade (facilidade em relacionarse com as pessoas). Propriedade: O proprietário inerentemente possui poder. Possuir parte do controle acionário da empresa naturalmente atribui ao executivo uma dose adicional de autoridade.

Tradição: Há ainda o poder baseado na situação; “sempre foi assim”. Não há registro de que o executivo possui tal autoridade, mas, tradicionalmente, quem ocupa a posição em questão possui um direito adquirido que constitui o poder. Informação/conhecimento: O domínio da informação sobre determinado assunto ou área de atuação pode aumentar o poder do executivo. Decisões sobre este assunto tenderão a girar em torno do executivo que possui as informações mais completas a respeito. Competência: O executivo que engloba habilidades estratégicas, técnicas e interpessoais possui toda possibilidade de atingir a competência gerencial. Quanto maior for este conjunto de habilidades, maior será o seu poder.

COMO AUMENTAR SEU NÍVEL DE PODER Sugestões para aumentar seu poder, visando melhorar seu desempenho na organização. • Entender bem sua organização: Analise a empresa e sua estrutura organizacional. A hierarquia, a cultura, seus valores e costumes. Qual a personalidade da sua empresa? • Verificar suas habilidades interpessoais: Como andam suas habilidades de comunicação (de transmitir, ouvir, dialogar)? E as de negociar e de administrar os conflitos? A boa base de poder exige habilidades no campo interpessoal. Procure desenvolver estas habilidades. • Procurar aliados: Não se chega no poder sozinho. É preciso ter aliados. Procure descobrir quem tem afinidades profissionais e pessoais com você. Quem são as pessoas que podem abrir caminho e colaborar com seus propósitos? Mantenha-se em contato com as pessoas influentes na sua organização, para criar uma base política a médio e longo prazo. • Saber seu valor: Quanto você vale para a sua organização? E quanto você vale fora dela? Saiba o quanto você vale no mercado através de classificados, agências.

CUIDADO COM A BUSCA DO PODER Lembre-se que a ambição só é boa quando compatível com os objetivos da empresa. A busca do poder por si só é prejudicial e condenável. “O desejo de conquista é coisa realmente natural e comum, e os homens que podem satisfazê-lo serão louvados sempre, e nunca recriminados. Mas, não o podendo, e querendo fazê-lo de qualquer modo, aí estão em erro, e merecem censura.” Maquiavel Além da busca irrestrita do poder ser condenável moralmente, o estrago feito ao longo do caminho tende a ser enorme, tanto para a organização e as equipes diretamente afetadas quanto para o próprio ambicioso, que inevitavelmente acaba provocando sua própria derrota.

PASSOS PRÁTICOS PARA OBTER O PODER

Como então aumentar o poder para melhor contribuir aos propósitos de sua empresa? • Identificar onde você tem maior potencial a curto prazo: Para dar partida ao processo, concentra-se naquilo que poderá trazer resultados no futuro próximo e onde há grande potencial. • Desenvolver um plano de metas com cronograma: Para obter resultados expressivos a médio e longo prazo, é preciso partir de um plano de metas que deverá incluir atividades e eventos bem definidos, bem como o cronograma que define a data limite para cada atividade. O plano deverá ser detalhado e fixar atividades que ajudarão você a atingir suas metas. • Seguir o plano e fazer avaliações e ajustes conforme a necessidade: A persistência é primordial na busca do poder. Para alcançar o poder e mantê-lo, é preciso muita determinação. Reveja seu plano de metas, fazendo os ajustes necessários para cumprir o programado.

Related Documents

O Poder Na Empresa
November 2019 21
Empresa Na Hora
May 2020 9
O Estado E O Poder
June 2020 9
Magik O Poder
April 2020 3
O Poder Das Palavras
May 2020 12
O Poder Do Entusiasmo
October 2019 21

More Documents from ""

Profil Batan.docx
June 2020 30
Pierre Weil 2008 Ii
November 2019 23
November 2019 14
May 2020 10
November 2019 19