O PODER NA EMPRESA
DINSMORE, Paul Campbell. Poder e Influência Gerencial, Além da Autoridade Formal: COP, 1989.
O PODER E A EFICÁCIA GERENCIAL • Par o executivo ser eficaz em suas funções, ele precisa ter e saber utilizar o poder. • Sem poder dificilmente se consegue atingir metas. • É o poder que dá a força para tomar iniciativas, deslanchar planos e cobrar resultados. • Do ponto de vista da empresa, a atração das pessoas pelo poder deve ser vista como saudável, pois, quando bem direcionado, este ajuda impulsionar a empresa para frente.
ENTENDENDO O PODER O poder, ou o direito, de fato, de determinar estratégias, critérios e ações, é proveniente de várias fontes. É o somatório destes fatores que forma o poder real. Através do entendimento e da boa aplicação do mesmo é que o executivo consegue melhorar seu desempenho. Eis alguns tipos de poder: O conjunto destes tipos representa o poder real do profissional na empresa. O poder proveniente de fontes formais, informais, de propriedade, de tradição, de informação e de competência dá ao profissional o direito de fixar estratégias e critérios e determinar ações. E o seu poder, como anda na sua organização?
Formal: Este poder baseia-se na autoridade conforme registrada por escrito. Os exemplos são as circulares de nomeação, os manuais administrativos e as descrições de cargos contendo atribuições e detalhamento de autoridade e responsabilidade do executivo.
Informal: O poder informal caracteriza-se pela facilidade de acesso. Tal acesso poderá ser proveniente de relações familiares (o Supervisor Geral é cunhado), laços históricos, amizades informais, ou por força da própria personalidade (facilidade em relacionarse com as pessoas). Propriedade: O proprietário inerentemente possui poder. Possuir parte do controle acionário da empresa naturalmente atribui ao executivo uma dose adicional de autoridade.
Tradição: Há ainda o poder baseado na situação; “sempre foi assim”. Não há registro de que o executivo possui tal autoridade, mas, tradicionalmente, quem ocupa a posição em questão possui um direito adquirido que constitui o poder. Informação/conhecimento: O domínio da informação sobre determinado assunto ou área de atuação pode aumentar o poder do executivo. Decisões sobre este assunto tenderão a girar em torno do executivo que possui as informações mais completas a respeito. Competência: O executivo que engloba habilidades estratégicas, técnicas e interpessoais possui toda possibilidade de atingir a competência gerencial. Quanto maior for este conjunto de habilidades, maior será o seu poder.
COMO AUMENTAR SEU NÍVEL DE PODER Sugestões para aumentar seu poder, visando melhorar seu desempenho na organização. • Entender bem sua organização: Analise a empresa e sua estrutura organizacional. A hierarquia, a cultura, seus valores e costumes. Qual a personalidade da sua empresa? • Verificar suas habilidades interpessoais: Como andam suas habilidades de comunicação (de transmitir, ouvir, dialogar)? E as de negociar e de administrar os conflitos? A boa base de poder exige habilidades no campo interpessoal. Procure desenvolver estas habilidades. • Procurar aliados: Não se chega no poder sozinho. É preciso ter aliados. Procure descobrir quem tem afinidades profissionais e pessoais com você. Quem são as pessoas que podem abrir caminho e colaborar com seus propósitos? Mantenha-se em contato com as pessoas influentes na sua organização, para criar uma base política a médio e longo prazo. • Saber seu valor: Quanto você vale para a sua organização? E quanto você vale fora dela? Saiba o quanto você vale no mercado através de classificados, agências.
CUIDADO COM A BUSCA DO PODER Lembre-se que a ambição só é boa quando compatível com os objetivos da empresa. A busca do poder por si só é prejudicial e condenável. “O desejo de conquista é coisa realmente natural e comum, e os homens que podem satisfazê-lo serão louvados sempre, e nunca recriminados. Mas, não o podendo, e querendo fazê-lo de qualquer modo, aí estão em erro, e merecem censura.” Maquiavel Além da busca irrestrita do poder ser condenável moralmente, o estrago feito ao longo do caminho tende a ser enorme, tanto para a organização e as equipes diretamente afetadas quanto para o próprio ambicioso, que inevitavelmente acaba provocando sua própria derrota.
PASSOS PRÁTICOS PARA OBTER O PODER
Como então aumentar o poder para melhor contribuir aos propósitos de sua empresa? • Identificar onde você tem maior potencial a curto prazo: Para dar partida ao processo, concentra-se naquilo que poderá trazer resultados no futuro próximo e onde há grande potencial. • Desenvolver um plano de metas com cronograma: Para obter resultados expressivos a médio e longo prazo, é preciso partir de um plano de metas que deverá incluir atividades e eventos bem definidos, bem como o cronograma que define a data limite para cada atividade. O plano deverá ser detalhado e fixar atividades que ajudarão você a atingir suas metas. • Seguir o plano e fazer avaliações e ajustes conforme a necessidade: A persistência é primordial na busca do poder. Para alcançar o poder e mantê-lo, é preciso muita determinação. Reveja seu plano de metas, fazendo os ajustes necessários para cumprir o programado.