PB
ESCALAPB
COR
ESCALACOR
Produto: EST_SUPL1 - INFORMATICA - 4 - 16/03/09
L4 -
CYANMAGENTAAMARELOPRETO
%HermesFileInfo:L-4:20090316:
L4 LINK ■■■
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2009 O ESTADO DE S.PAULO
Interface sensível ao toque do novo HP não substitui mouse e teclado, mas boa configuração ‘segura’ avaliação
PC touchscreen ainda não convence FOTO PAULO PINTO/AE
Hardware :JULIANA ROCHA À venda desde outubro no País, o HP Touchsmart IQ 510br é o primeiro desktop “all-in-one” com tela sensível ao toque. Mas a interface direta supostamente capaz de facilitar a interação com a máquina não cumpre tão bem a sua promessa. E não foi só a equipe do Link que chegou a essa conclusão. Também convidamos um psicólogo, um designeretrêscriançasparaexperimentarem o PC (veja ao lado). Um dos motivos é que a máquina vem com Windows Vista, cujosícones,originalmenteprojetados para o apontador do mouse,sãopequenosdemaispara serem tocados com os dedos. O mesmo vale para surfar na internet ou usar o programa de emails. Os cliques inúteis para selecionar uma mensagem da lista esgotam a paciência do usuário e tornam irresistível a tentação de voltar ao teclado. Infelizmente, digitar um texto maior usando o reconhecimento de letra manuscrita ou o teclado virtual também cansa, devido à posição não-natural do braço em relação à tela. Também contribui para umaexperiênciafrustranteofatodeoHPTouchsmartreconhecer apenas um toque por vez. Mas,sevocêesperava aversatilidade do iPhone, saiba que é a própria Apple quem dificulta a disseminação do multitouch, poisdetémapatentesobreatecnologia (leia na página L07). O desempenho do HP Touchsmart melhora um pouco quando, em vez de insistir no usodo Vista,utiliza-se osoftwareda HP desenvolvido especial-
Fichatécnica
Com Windows 7, Touchsmart tem melhor resultado
TOUCHSMART IQ 510br HP CONFIGURAÇÃO | LCD 22”, chip Intel Core 2 Duo T5850 2,16 GHz, 4 GB RAM, 500 GB de HD, placa de vídeo Nvidia GeForce 9300M. Sintoniza TV. PREÇO | R$ 6.999 WEB | http://tinyurl.com/ hp510br DESTAQUE | Touchscreen serve mais ao entretenimento
mente para o toque. Surgem então duas linhas com ícones gigantes: na inferior estão listados aplicativos como jogo de xadrez e navegador; na superior, imagens dos programas em uso, além do editor de imagens e do tocador de música.Épossívelarrastarprogramas de uma linha à outra ou adicionar novos à sua escolha. Apesar do gerente de desktops para o consumidor Dante Avanzi garantir que a HP“estásemprerevendoosformatos de mídia suportados” e que “não há motivos para privilegiar um ou outro parceiro”, o programa sensível ao toque da empresa peca ao impor restrições, por exemplo, a arquivos .avi. Exibir os filmes baixados da internet com o encostar de dedos? Nem pensar. Antes é preciso convertê-los para o formato da Microsoft, o .wmv. Seotouchscreennãoimpressiona, a configuração do desktop mostra a que veio. Ele – que traz um processador de notebooks para não esquentar demais – marca 595,6 pontos nos testesde performance da ferramenta PassMark e vai especial-
PARA BRINCAR – Os gêmeos Christopher e Oliver e o irmão mais velho, Patrick, gostaram do novo desktop
ELES TESTARAM
José Moucachen psicólogo
Rubens Paiva designer
“Sabe a frase que diz que a diferença entre o menino e o homem está no preço do brinquedo? É assim com o Touchsmart: caro demais só para divertir”
“É desconfortável para ilustrar. Ajustes finos também são mais difíceis de fazer do que com o mouse, pois o reconhecimento do toque não é preciso e a posição do braço é incômoda”
mentebemnasmediçõesdegráficos 3D. Comparado a um notebook com o mesmo processador, mas sem a placa gráfica dedicada da Nvidia, o HP Touchsmart superouemduasvezesaquantidade de pontos do amigo portátil nos testes.
Outra característica positivadodesktopéseudesignall-inone, ou seja, todo os componentes da máquina vêm embutidos em um generoso LCD de 22” com moldura em preto brilhante. Quem lançou essa moda primeiro foi a Apple, ainda nos anos 1990, quando surgiram os
Oliver, Christopher e Patrick Wiegerinck irmãos de 8, 8 e 10 anos “É até mais fácil para desenhar do que no papel. Já temos um computador em casa, mas ia ser bom se desse para trocar por um desse”
primeiros iMac. Sevocênãoesperaumarevoluçãodeinterfaceesimumaforma divertida de interagir com um computador de configuração respeitável, o HP Touchsmart ficará bem em sua sala ou escritório. Mas é um brinquedo bem caro! ● Colaborou Lucas Pretti.
●● ● Se os ícones originalmente projetados para o apontador do mouse do Windows Vista prejudicam a experiência com o HP Touchsmart 510br, quão diferente seria usá-lo com um sistema operacional com suporte pleno à tela sensível ao toque? Em janeiro, a Microsoft lançou a versão beta (de teste) de seu novo sistema operacional, o Windows 7, que, segundo a empresa, teria sido desenvolvido para incrementar a experiência touchscreen. Decidimos então juntar o hardware e o software. Instalamos o Windows 7 beta no HP Touchsmart e desapareceram as dificuldades relativas ao tamanho dos botões em janelas de programas e navegadores de internet. O reconhecimento de textos digitados em letra de mão que, no Vista, parava de funcionar em programas instalados como, por exemplo, o navegador Firefox, ficou disponível em todas as aplicações no Windows 7. Depois do upgrade de sistema operacional, os repórteres do caderno até acalentaram o sonho de levar para casa o HP Touchsmart. Mas o entusiasmo não durou muito. A calibragem dos toques, que serve para melhorar a precisão do comando dado pelo encostar do dedo na tela, continuou a não dar resultado. Toques mais inclinados, lentos ou rápidos demais passaram completamente despercebidos e resultaram em minutos de tensão até conseguirmos concluir uma tarefa simples como digitar o endereço de uma página ou selecionar a ferramenta pincel no software para desenho e edição de imagens Paint. ● J.R.