Manual Marca

  • Uploaded by: laura elisa vitola de souza
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Manual Marca as PDF for free.

More details

  • Words: 2,217
  • Pages: 25
MANUAL DE MARCA PROGRAMA ACORDE SÃO JOAQUIM

“As grandes transformações não acontecem por decreto, mas por adesão. Cabe ao gestor não apenas planejar e investir, mas estar aberto àqueles que chegam para contribuir com seu trabalho, sua inteligência, sua criatividade, seus recursos, sua vontade de fazer acontecer.” Luiz Henrique da Silveira Governador de Santa Catarina

Projeto ACORDE

APRESENTAÇÃO A redução do desequilíbrio social e econômico entre as diversas regiões do estado é compromisso básico do atual Governo de Santa Catarina. Agora, mais um importante passo neste sentido foi dado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, ao determinar à Secretaria do Planejamento a criação de um programa para bem aproveitar as potencialidades da região de São Joaquim e que será, na seqüência, aplicado em outras áreas ainda não convenientemente desenvolvidas de Santa Catarina. Após uma série de estudos, foram lançadas as bases da “Ação COnjunta de Revitalização e DEsenvolvimento” - ACORDE, que prevê ações de curto, médio e longo prazo. Um programa que, desde a sua denominação, remetendo ao verbo “acordar”, mostra à sociedade e aos empresários de São Joaquim que é necessário despertar para um novo cenário econômico, político e social a partir da otimização do potencial turístico ainda pouco explorado da cidade, construindo, assim, em bases reais, um cenário de desenvolvimento sustentável para toda a região. O programa ACORDE, já em andamento, tem como principais atores e protagonistas o Governador do Estado de Santa Catarina,

a Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), a Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim e a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). As verbas para estudos e projetos são oriundas do Fundo do Turismo SEITEC e os recursos financeiros para a execução de suas diversas fases virão de diversas fontes do Estado, das Secretarias Setoriais e, também, por meio do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, que elegeu 65 cidades do país com grande potencial para se tornarem, até 2010, pólos de turismo com padrão internacional. Vale ressaltar que São Joaquim está entre as três cidades catarinenses escolhidas e já possui, inclusive, a Instância de Governança, órgão criado pelo Ministério do Turismo com a função de elaborar um Planejamento Estratégico, articular parcerias e priorizar a captação de recursos no Governo Federal. Outra importante parceria foi estabelecida com a ACAFE, que auxiliará na busca de outras instituições do estado interessadas em se engajar no programa. A seguir, um breve resumo da estrutura da primeira iniciativa do Programa ACORDE, operacionalizada na região de São Joaquim e denominada “ACORDE São Joaquim”.

Projeto ACORDE

OBJETIVO GERAL Viabilizar o desenvolvimento sustentável de São Joaquim, elaborando estudos e projetos para direcionar políticas públicas e ações em infra-estrutura, articulando e dando subsídios a todos os setores da sociedade local, para que a região se transforme no melhor destino turístico de inverno do Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Elaborar projeto de Revitalização Urbana para cidade de São Joaquim. • Estudar o segmento Turístico, Gastronômico e Hoteleiro da região. • Viabilizar um programa de qualificação e re-qualificação de pessoas de acordo com as necessidades estratégicas do Programa. • Elaborar projeto de engenharia para o desvio do tráfego pesado do centro da cidade. • Elaborar projeto de engenharia para concluir o Anel da Maçã. • Elaborar projeto para agregação de valor à agroindústria familiar. • Estudar as causas do baixo IDH Educacional, de Saúde e Segurança Pública na região.

Projeto ACORDE

JUSTIFICATIVA A região de São Joaquim concentra características geográficas, culturais e climáticas únicas no Brasil, que a credenciam a se tornar um novo destino turístico de grande porte para Santa Catarina. Possui as quatro estações bem definidas, sempre com a temperatura mais baixa do país - média anual entre 13 e 14ºC - e um inverno rigoroso, onde a neve é uma atração à parte e os termômetros, não raro, chegam a marcas abaixo dos 10 graus negativos. Um rico patrimônio natural complementa este cenário ímpar da Serra Catarinense, onde a presença de belíssimos campos, taipas, montanhas, vales, florestas de araucárias e cânions constitui uma riqueza potencial, com possibilidades concretas de alavancar o seu desenvolvimento sustentável. Outro importante atrativo para o estabelecimento de um turismo qualificado é o recente advento do cultivo de vinhedos para produção de vinhos finos, viabilizado graças às características de altitude, clima e solo semelhantes às de tradicionais regiões produtoras do mundo. Um novo e promissor segmento econômico, que vem despertando o interesse de grandes empresários do estado e do Brasil, interessados em desenvolver em São Joaquim o enoturismo. No entanto, a infra-estrutura de São Joaquim ainda demonstra um baixo grau de profissionalismo quando comparada à de Campos do Jordão (SP) e Gramado (RS), consideradas suas concorrentes diretas no segmento do turismo de inverno. A disponibilidade e o atendimento da rede hoteleira e gastronômica, bem como a arquitetura da cidade, a urbanização de vias, o calendário, o acesso a atrações naturais, entre outros aspectos, não atendem às expectativas dos visitantes. A insatisfação dos turistas com esta precariedade estrutural despertou os empresários e novas lideranças locais para a necessidade de mudanças. Percebe-se que, historicamente, o principal motivo para a região não ter se desenvolvido como poderia foi o pouco incentivo à cultura empreendedora e a falta de

um planejamento no curto, médio e longo prazo por parte da gestão pública. Outro fator relevante, que prejudica as iniciativas para se aumentar o PIB da região, é a baixa lucratividade dos pequenos negócios ligados à prestação de serviços, fruticultura e agroindústria familiar, que necessitam urgentemente agregar valor aos seus produtos. A produção de maçã, por exemplo, que representa o principal eixo da economia, não mantém seus colaboradores empregados durante o ano inteiro, gerando um grande contingente de mão-de-obra temporária. Esses trabalhadores, por sua vez, nunca foram capacitados para trabalhar em outros segmentos, permanecendo desempregados ou subempregados de abril a setembro, exatamente o período em que poderiam estar vinculados a oportunidades de empregos gerados pelo segmento turístico ou pela agregação de valor à agroindústria familiar. Para modificar esta realidade, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim solicitou auxílio à Secretaria de Estado do Planejamento, buscando estudos e projetos para alavancar o crescimento econômico e social do município, envolvendo principalmente o promissor segmento do turismo. Surge, então, o Programa ACORDE São Joaquim, que visa transformar a região em um pólo turístico de alta qualidade, capaz de atrair e reter os visitantes com maiores exigências e poder aquisitivo, disseminando a necessidade de profissionalização e alavancando investimentos de porte em infra-estrutura e serviços. É o Governo de Santa Catarina assumindo o seu papel de indutor do desenvolvimento, por meio de um cuidadoso planejamento, que possibilitará traçar políticas públicas corretas, viabilizar novos projetos e prospectar investidores, tirando do círculo vicioso uma região importantíssima para o conjunto do estado.

Projeto ACORDE

AÇÕES PREVISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO O Programa ACORDE São Joaquim alinha diversas ações em seu planejamento estratégico, sempre de modo integrado, valorizando, assim, os recursos e esforços empregados. Elas serão executadas em etapas não seqüenciais, em 2008, 2009 e 2010, na forma de projetos direcionados, às vezes, apenas para São Joaquim e, em outros casos, para os demais municípios representados pela SDR de São Joaquim. 1. Projeto de Revitalização Urbana de São Joaquim: Vai propor um novo padrão arquitetônico (estilos de casas, prédios, restaurantes, pousadas, iluminação pública, ruas, calçadas, parques, praças, boulevard, avenidas, arborização e outros) para deixar a cidade mais charmosa, aconchegante e bonita. O projeto, que prevê a revitalização urbana em um raio de aproximadamente 1,5 km em torno do centro da cidade, também servirá de base para um novo plano diretor de São Joaquim. 2. Estudos de Turismo, Hoteleira e Gastronomia: Realizar estudos para avaliar o potencial turístico da região e, a partir destas informações, selecionar e avaliar alternativas compatíveis com as políticas públicas, propor linhas de incentivo, realizar ações voltadas à capacitação de órgãos públicos na gestão das atividades, além de sugerir diretrizes que favoreçam a captação de investimentos públicos e privados estaduais, nacionais e internacionais.

Outro objetivo dos estudos é verificar a viabilidade econômica para implantação, ampliação ou melhoria na infra-estrutura de empreendimentos turísticos na região, especialmente nos setores de hospedagem, gastronomia e entretenimento, assim como possibilitar a capacitação dos seus funcionários por meio de treinamento técnico profissional, visando a excelência na prestação de serviços. 3. Programa de Qualificação e re-qualificação de pessoas: Verificar quais cursos são necessários para a região e viabilizá-los para a comunidade local. O objetivo é fornecer treinamento técnico, para melhorar o atendimento e gerenciamento de pousadas, hotéis, bares, restaurantes e similares, para que sejam capazes de oferecer um atendimento compatível com o turismo qualificado. 4. Estudo e projeto de agregação de valor da agroindústria familiar: O objetivo é desenvolver a agroindústria familiar, capacitando e qualificando as famílias para a fabricação de especiarias a partir de produtos como a maçã, a pêra, o mel, o leite de ovelha e de gado, assim como para as diversas vertentes do artesanato regional. Estes produtos diferenciados poderão ser comercializados no Anel da Maçã/Especiarias e demais canais de distribuição, com assessoria do Programa ACORDE.

Projeto ACORDE

AÇÕES PREVISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO 5. Projeto de Engenharia do contorno viário da SC-438 por fora do perímetro urbano: Elaborar projeto técnico para trecho de aproximadamente 5 km, prevendo o desvio do tráfego de veículos de carga para fora do perímetro urbano. 6. Projeto de Engenharia para complementação do Anel da Maçã: Elaborar projeto técnico para finalizar o Anel da Maçã em São Joaquim. 7. Estudo para Armazenagem Descentralizada de Maçã: Levantará o atual potencial de produção e mapeará os produtores interessados em se organizar para aumentar em, no mínimo, 40% a capacidade de armazenagem a frio de maçãs na região. Com o estudo de viabilidade econômica para armazenagem descentralizada, junto com as informações do cenário de “produção versus armazenagem”, os produtores terão subsídios para negociar linhas de crédito (tipo Pronaf) com juros menores que os atuais e carência acima de 5 anos. 8. Contratação de Estudos e Projetos: Dar suporte metodológico e bases educacionais, de segurança e saúde para os projetos de cunho turístico que venham a obter índices de realização

compatíveis com as expectativas previstas. Os parceiros são: ACAFE, UNIPLAC, UNIVALI e UFSC. 8.1. Estudos do IDH Educacional de São Joaquim: Visa mapear as causas do baixo IDH educacional de São Joaquim, para que a Secretaria do Planejamento, a partir dos resultados do estudo, possa articular políticas públicas e investimentos em parceria com a Secretaria da Educação, visando ações e projetos específicos no curto, médio e longo prazo. 8.2. Estudos do IDH Educacional nos demais municípios da região: O estudo do IDH Educacional de São Joaquim servirá de projeto piloto e se estenderá aos demais municípios da SDR. O objetivo será o mesmo: conhecer a realidade e propor políticas públicas e projetos em parceria com a Secretaria da Educação. 8.3. Estudos do IDH Saúde de São Joaquim: Realizar estudos para verificar as causas do baixo IDH da saúde em São Joaquim e, frente aos resultados, criar políticas públicas, projetos e ações junto à Secretaria da Saúde para melhorar o atendimento à saúde no curto, médio e longo prazo.

Projeto ACORDE

AÇÕES PREVISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO 8.4. Estudos do IDH Saúde nos demais municípios da região: Após finalizado o estudo de São Joaquim que deverá ser tratado como projeto piloto, estender o estudo com o mesmo objetivo para os demais municípios que compõem a SDR de São Joaquim. 8.5. Estudos e elaboração do plano de melhoria da segurança pública: Realizar estudo em todos os municípios da SDR de São Joaquim para se ter um diagnóstico do atual cenário e propor medidas para melhoria da segurança pública no curto, médio e longo prazo.

RESULTADOS ESPERADOS Entre outros benefícios, o Programa ACORDE São Joaquim dará à cidade e sua região condições de se transformar no melhor destino turístico de inverno do Brasil, dotado de infra-estrutura compatível, capaz de atrair empreendedores para investir em projetos que demandam alto investimento financeiro, assim como fomentar o empreendedorismo local para abertura de negócios

de pequeno e médio porte. Ao desenvolver o turismo qualificado, o Programa ACORDE São Joaquim propicia a abertura de até 52 segmentos de negócios na região, gerando novas oportunidades de emprego, aumento de renda e melhoria da qualidade de vida da população local.

Projeto ACORDE

01.

Marca Projeto ACORDE

02.

Marca Projeto ACORDE Gride Construtivo

03.

Marca Projeto ACORDE PB e Negativo

04.

Marca Projeto ACORDE Aplicação Horizontal

05.

Marca Projeto ACORDE Aplicação Horizontal Gride Construtivo

06. CMYK

BRANCO

100C 55M

100C

50C

50C 100Y

100Y 100M

PANTONE PROCESS BLUE C

PANTONE

PANTONE

PANTONE

298C

369C

485C

PANTONE

BRANCO

PANTONE

300C

Projeto ACORDE Escala Cromática

07. Helvetica Neue 87 Heavy Condensed Caixa Alta

Helvetica Neue 47 Light Condensed Caixa Alta

Helvetica Neue 57 Condensed Caixa Alta

Projeto ACORDE Tipologia

08.

Quando a marca for aplicada sobre imagens e fundos que comprometam sua leitura, deverá ser aplicada com área de proteção na cor branca.

Marca Projeto ACORDE Máximas Reduções e Área de Proteção

09.

Projeto ACORDE Aplicação Marca ao lado da Marca do Governo

10.

Projeto ACORDE Assinatura em rodapé

11.

Projeto ACORDE Aplicação em Placa de Obras

12.

Projeto ACORDE Aplicação em Papelaria

13.

Projeto ACORDE Variação Marca para Aplicação em Camisetas

14.

Projeto ACORDE Variação Marca para Aplicação em Bonés

15.

Projeto ACORDE Aplicação em Capa e Bolacha de DVD/CD

Related Documents

Manual Marca
June 2020 4
Manual Marca
May 2020 4
Marca
April 2020 35
Marca
June 2020 15
Marca 31.05.09
May 2020 8
Marca Seleccionada
June 2020 5

More Documents from "Mixellita Mhas Naah"

Af Slide Show1
June 2020 8
Folder Jovens
June 2020 17
Topmarkeeting
May 2020 5
Convite_19x13
June 2020 7
Manual Marca
June 2020 4