MANUAL DE MARCA PROGRAMA ACORDE PLANTAS NATIVAS
“As grandes transformações não acontecem por decreto, mas por adesão. Cabe ao gestor não apenas planejar e investir, mas estar aberto àqueles que chegam para contribuir com seu trabalho, sua inteligência, sua criatividade, seus recursos, sua vontade de fazer acontecer.” Luiz Henrique da Silveira Governador de Santa Catarina
Projeto ACORDE Plantas Nativas
APRESENTAÇÃO SANTA CATARINA EM AÇÃO PARA DEFENDER A VIDA. Lançado na Região de São Joaquim, por meio de um Projeto específico já em andamento, o Programa ACORDE - Ação COnjunta de Revitalização e DEsenvolvimento dá um passo adiante com o Projeto ACORDE Plantas Nativas, que vai unir os catarinenses em torno de um grande movimento pela biodiversidade, por meio das plantas nativas da nossa terra.
O DESENVOLVIMENTO VAI TRABALHAR JUNTO COM O RESPEITO À NATUREZA Santa Catarina caminha firme em direção a um desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, com benefícios permanentes para as atuais e futuras gerações. E você está convidado a participar, cultivando seu amor pela vida e valorizando, de todas as maneiras, as plantas nativas catarinenses.
AÇÃO CONJUNTA PELA BIODIVERSIDADE. Desenvolvido pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento
e com a participação das Secretarias da Educação, da Agricultura e da EPAGRI, o ACORDE Plantas Nativas tem por objetivo principal propor uma nova estratégia de conservação da biodiversidade catarinense. A estratégia consiste em conservar as diversas formas de vida que ocorrem nos ecossistemas do estado, nas cidades e no meio rural, por meio da implantação de uma política pública capaz de promover o resgate, o cultivo, o plantio e a valorização das plantas nativas de Santa Catarina. Ao mesmo tempo em que integra as forças do estado em uma ação conjunta, o Projeto vai dar nova dinâmica aos esforços conservacionistas já existentes, despertando consciências e unindo corações em torno da necessidade de proteger o nosso meio ambiente. Você está convidado a participar deste avançado Projeto que destaca o respeito à vida no plano estratégico de desenvolvimento do Estado e coloca Santa Catarina na vanguarda mundial das políticas ambientais.
Projeto ACORDE Plantas Nativas
UM PROJETO QUE VAI CRIAR RAÍZES FIRMES E CRESCER FORTE EM TERRAS CATARINENSES. Agindo simultaneamente em diversas áreas, com o apoio de órgãos da administração pública, universidades, organizações da iniciativa privada, do terceiro setor, e com a participação de todos os catarinenses, o Governo do Estado assume a responsabilidade direta por:
1. ADEQUAR A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL As leis ambientais referentes à conservação da biodiversidade serão revisadas e consolidadas, a partir de um Decreto Estadual que vai estimular, de forma específica, clara e direta, o plantio de espécies nativas em todo o território catarinense. O Projeto também prevê que, com o apoio das 36 Secretarias Regionais de Desenvolvimento, as legislações municipais passem por adequações semelhantes. 2. ATUAR DIRETAMENTE O Governo do Estado vai realizar obras e ações de curto, médio e longo prazo em todo o estado, visando estimular o estudo, coleta, produção, plantio, conservação e valorização de plantas nativas no meio ambiente rural e urbano catarinense. E vai também promover o reconhecimento do trabalho realizado pelos cientistas que mais se dedicaram ao estudo e à pesquisa da biodiversidade em Santa Catarina.
3. FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DAS LEIS Além de colocar em prática um trabalho educativo amplo e abrangente, o Governo vai criar mecanismos de fiscalização para assegurar que as leis ambientais referentes às plantas nativas sejam efetivamente respeitadas.
Projeto ACORDE Plantas Nativas
BIODIVERSIDADE. UM PATRIMÔNIO QUE SANTA CATARINA VAI PRESERVAR PARA A HUMANIDADE. Cada variedade animal e vegetal desempenha uma função específica no grande painel da vida em nosso planeta. Portanto, o desaparecimento ou a redução drástica na população de qualquer um destes seres afeta diretamente o meio ambiente como um todo e vai resultar, no final das contas, em perda de qualidade de vida para as populações humanas. Santa Catarina, abençoada pela natureza, possui riquíssima biodiversidade e cabe a cada um de nós zelar por este patrimônio do estado, do país, do mundo. POR QUE CONSERVAR E VALORIZAR PLANTAS NATIVAS Com o processo de ocupação do território pelo homem, nas cidades e no campo, restaram apenas alguns fragmentos bem conservados do nosso patrimônio florestal, habitat de uma grande quantidade de espécies. O Projeto ACORDE Plantas Nativas propõe que, nas cidades, esses fragmentos sejam conservados e unidos pelo plantio de árvores nativas nas ruas, praças e outros logradouros públicos. Propõe também a gradativa substituição das árvores exóticas por nativas na paisagem urbana. E vai estimular os cidadãos a adotarem plantas ornamentais nativas em seus jardins e quintais. Já no meio rural, o Projeto vai promover mutirões de plantio de árvores nativas para, com o tempo, recompor as matas ciliares dos rios catarinenses, atualmente comprometidas pelo contínuo crescimento da atividade agropecuária. Ao multiplicar a presença de árvores catarinenses no cenário urbano e rural de Santa Catarina, o Projeto ACORDE Plantas Nativas estará assegurando, de forma simples e sem a necessidade de grandes investimentos, a conservação da biodiversidade em nosso estado.
Projeto ACORDE Plantas Nativas
ALGUMAS AÇÕES PREVISTAS. SAIBA O QUE VAI ACONTECER NO PROJETO E TRAGA SUAS IDÉIAS PARA GERMINAR NO SOLO FÉRTIL DO ACORDE PLANTAS NATIVAS. Resgate, estudo, cultivo e reintrodução das plantas nativas catarinenses em todos os municípios do estado. Intenso trabalho de educação ambiental para divulgar e valorizar as plantas nativas que ocorrem nos ecossistemas das diferentes regiões. Utilização de plantas nativas na arborização de ruas, no ajardinamento das vias de acesso às cidades, nas praças, nos parques e jardins públicos, nos terrenos que abrigam instituições e prédios públicos. Exclusividade para as plantas nativas nos projetos de paisagismo das obras públicas de Santa Catarina. Estímulo ao plantio de nativas nos jardins de condomínios verticais ou horizontais particulares. Substituição gradativa de espécies exóticas invasoras por plantas nativas nas unidades de conservação e nas áreas naturais de domínio público em todos os territórios municipais. Hortos municipais, regionais ou estaduais dedicados a cultivar exclusivamente plantas nativas. Coleta, estudo, produção em escala, demonstração e valorização das plantas nativas em cada uma das 36 regiões administrativas. Incentivo às prefeituras para incluir na legislação ambiental as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal – RPPNM. Instituição do Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinense, a ser conferido anualmente aos professores, pesquisadores, estudantes e jornalistas que mais se destacarem no estudo, pesquisa e divulgação das plantas nativas de Santa Catarina. Recomposição de matas ciliares em território catarinense exclusivamente com plantas nativas de Santa Catarina. Publicação, em meios analógicos e digitais, de conteúdos relacionados com as plantas nativas de Santa Catarina, adaptados a todas as faixas etárias.
Projeto ACORDE Plantas Nativas
ALGUMAS AÇÕES PREVISTAS. Eventos especiais para o plantio de árvores nativas em todas as escolas do estado, com premiações para aquelas que melhor zelarem pelo bom desenvolvimento das mudas. Instalação de jardins demonstrativos em cada Região Administrativa, para a comunidade conhecer e valorizar as espécies de plantas nativas com potencial ornamental. Criação e implantação de Jardins Botânicos em diferentes regiões com plantas nativas dos ecossistemas catarinenses. Valorização do trabalho realizado pelos principais estudiosos das plantas nativas de Santa Catarina.
Projeto ACORDE Plantas Nativas
01.
Marca Projeto ACORDE Plantas Nativas
02.
Marca Projeto ACORDE Plantas Nativas Gride Construtivo
03.
Marca Projeto ACORDE Plantas Nativas PB e Negativo
04.
Marca Projeto ACORDE Plantas Nativas Aplicação Horizontal
05.
Marca Projeto ACORDE Plantas Nativas Aplicação Horizontal Gride Construtivo
06. CMYK
BRANCO
100C 100Y 35K
65C 100Y
45C 100Y
100C 100Y 20K
30C 100Y
PANTONE 355C
PANTONE 369C
PANTONE 356C
PANTONE 390C
PANTONE
BRANCO
PANTONE 349C
Projeto ACORDE Plantas Nativas Escala Cromática
07. Helvetica Neue 87 Heavy Condensed Caixa Alta
Helvetica Neue 47 Light Condensed Caixa Alta
Helvetica Neue 57 Condensed Caixa Alta
Projeto ACORDE Plantas Nativas Tipologia
08.
Quando a marca for aplicada sobre imagens e fundos que comprometam sua leitura, deverá ser aplicada com área de proteção na cor branca.
Marca Projeto ACORDE Plantas Nativas Máximas Reduções e Área de Proteção
09.
Projeto ACORDE Plantas Nativas Aplicação Marca ao lado da Marca do Governo
10.
Projeto ACORDE Plantas Nativas Assinatura em rodapé
11.
Projeto ACORDE Plantas Nativas Variação Marca para Aplicação em Camisetas
12.
Projeto ACORDE Plantas Nativas Variação Marca para Aplicação em Bonés