O objetivo principal é conservar as diversas formas de vida dos ecossistemas do Estado, nas cidades e no meio rural, por meio da implantação de uma política pública capaz de promover o resgate, o cultivo, o plantio e a valorização das plantas nativas de Santa Catarina. Resumindo, o Governo assumiu o compromisso de defender a vida. E quer dividir uma parcela desta grande responsabilidade com você. Sabe qual é a idéia do Projeto? Ele vai integrar todas as forças do Estado em uma ação conjunta para sacudir todos os setores conservacionistas já existentes em Santa Catarina, dando a eles uma dinâmica compatível com os novos tempos. Por outro lado, o ACORDE Plantas Nativas vai agregar mais gente, despertando consciências e unindo corações em torno da necessidade urgente de proteger o nosso meio ambiente. Sabendo disso, nem é preciso dizer que você é muito bem-vindo neste avançado Projeto que dá ao respeito à vida um lugar de destaque no plano estratégico de desenvolvimento do Estado e coloca Santa Catarina na vanguarda mundial das políticas ambientais.
ALGUMAS AÇÕES PREVISTAS. Confira aqui o que vai acontecer no Projeto e traga suas idéias para germinar no solo fértil do ACORDE Plantas Nativas.
NOSSAS ÁRVORES TÊM MAIS VIDA
• Resgate, estudo, cultivo e reintrodução das plantas nativas catarinenses em todos os municípios do Estado. • Intenso trabalho de educação ambiental para divulgar e valorizar as plantas nativas que ocorrem nos ecossistemas das diferentes regiões. • Utilização de plantas nativas na arborização de ruas, no ajardinamento das vias de acesso às cidades, nas praças, nos parques e jardins públicos, nos terrenos que abrigam instituições e prédios públicos. • Exclusividade para as plantas nativas nos projetos de paisagismo das obras públicas de Santa Catarina. • Estímulo ao plantio de nativas nos jardins de condomínios verticais ou horizontais particulares. • Substituição gradativa de espécies exóticas invasoras por plantas nativas nas unidades de conservação e nas áreas naturais de domínio público em todos os territórios municipais. • Hortos municipais, regionais ou estaduais dedicados a cultivar exclusivamente plantas nativas. • Coleta, estudo, produção em escala, demonstração e valorização das plantas nativas em cada uma das 36 regiões administrativas. • Incentivo às prefeituras para incluir na legislação ambiental as RPPNM (Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal). • Instituição do Prêmio Valorização da Biodiversidade Catarinense, a ser conferido anualmente aos professores, pesquisadores, estudantes e jornalistas que mais se destacarem no estudo, pesquisa e divulgação das plantas nativas de Santa Catarina. • Recomposição de matas ciliares em território catarinense exclusivamente com plantas nativas de Santa Catarina. • Publicação, em meios analógicos e digitais, de conteúdos relacionados com as plantas nativas de Santa Catarina, adaptados a todas as faixas etárias. • Eventos especiais para o plantio de árvores nativas em todas as escolas do Estado, com premiações para aquelas que melhor zelarem pelo bom desenvolvimento das mudas. • Instalação de jardins demonstrativos em cada Região Administrativa para a comunidade conhecer e valorizar as espécies de plantas nativas com potencial ornamental.
PRATIQUE BIODIVERSIDADE CATARINENSE E PRESERVE ESSE PATRIMÔNIO PARA TODA A HUMANIDADE Imagine uma grande rede interligada que usa a mesma conexão e na qual a falha de qualquer um tenha consequências para todos. É mais ou menos assim que a natureza funciona. Cada variedade animal e vegetal desempenha uma função específica no grande painel da vida em nosso planeta. Portanto, o desaparecimento ou a redução drástica na população de qualquer um desses seres afeta diretamente o meio ambiente como um todo e vai resultar, no final das contas, em perda de qualidade de vida para as populações humanas. Santa Catarina, abençoada pela natureza, possui riquíssima biodiversidade e cabe a cada um de nós zelar por este patrimônio do Estado, do País, do mundo.
• Criação e implantação de jardins botânicos em diferentes regiões com plantas nativas dos ecossistemas catarinenses. • Valorização do trabalho realizado pelos principais estudiosos das plantas nativas de Santa Catarina.
Secretaria de Estado do Planejamento
Secretaria de Estado da Agricultura
Secretaria de Estado da Educação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável
PRATIQUE A BIODIVERSIDADE RADICAL
E
SANTA CATARINA CONECTADA COM O FUTURO EM DEFESA DA VIDA Se você fizer uma busca rápida na internet vai descobrir que o Programa ACORDE - Ação COnjunta de Revitalização e DEsenvolvimento já está bombando na Região de São Joaquim. Esse programa, que vai aquecer todos os setores da região mais fria do Brasil, não parou por lá. Ele agora dá um passo adiante com o Projeto ACORDE Plantas Nativas, que vai conectar os corações catarinenses em torno de um grande movimento para conservar a biodiversidade, por meio das plantas nativas da nossa terra.
MODERNIDADE É DESENVOLVER SEM DESTRUIR A NATUREZA Dizem que santo de casa não faz milagre. Esse ditado quer dizer que ficamos tão acostumados com as pessoas e coisas que estão perto da gente que, às vezes, nem damos muito valor. Por isso, é sempre bom lembrar que Santa Catarina é considerado o Estado mais radical do Brasil quando o assunto é desenvolvimento social e econômico ambientalmente sustentável. E é desta Santa Catarina moderna e audaciosa que você está convidado a participar com a sua garra e energia. Entre com tudo em um dos mais avançados projetos de biodiversidade do mundo, cultivando seu amor pela vida e valorizando, de todas as maneiras, as plantas nativas catarinenses.
NESTA AÇÃO CONJUNTA PELA BIODIVERSIDADE, A NOVA GERAÇÃO VAI MOSTRAR SEU VALOR Os jovens do mundo inteiro reclamam - e muitas vezes com razão - que não têm espaço para participar dos acontecimentos importantes da coletividade. Em Santa Catarina isso é coisa do passado e o ACORDE Plantas Nativas é um ótimo exemplo disso. Desenvolvido pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Regional e das Secretarias da Educação, da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da FAPESC, da Epagri e da FATMA, o Projeto abre espaço para que a juventude possa atuar e influir em um assunto dos mais importantes: a criação de uma nova estratégia de conservação da biodiversidade catarinense.
POR QUE CONSERVAR E VALORIZAR PLANTAS NATIVAS? Vamos falar a verdade: nem sempre o ser humano respeitou a natureza. Muito pelo contrário. Com o processo de ocupação do território, nas cidades e no campo, sobraram apenas alguns fragmentos bem conservados do nosso patrimônio florestal. E é nesses locais que se concentra o habitat de uma grande quantidade de espécies. O que o Projeto ACORDE Plantas Nativas propõe é que, nas cidades, esses pedacinhos de natureza sejam conservados e unidos uns aos outros pelo plantio de árvores nativas nas ruas, praças e outros lugares públicos. Propõe também que, aos poucos, as prefeituras troquem as árvores exóticas (que não são naturais daquele meio ambiente) por nativas na paisagem urbana. E vai estimular os cidadãos a adotarem plantas ornamentais nativas em seus jardins e quintais. Já no meio rural, o Projeto vai promover mutirões de plantio de árvores nativas para, com o tempo, recompor as matas ciliares dos rios catarinenses, atualmente comprometidas pelo crescimento desordenado da atividade agropecuária. Viu? Com conhecimento científico e boa vontade, mudar as coisas não é tão difícil como alguns fazem parecer. Ao multiplicar a presença de árvores catarinenses nos cenários urbano e rural de Santa Catarina, o Projeto ACORDE Plantas Nativas estará contribuindo, de forma simples e sem a necessidade de grandes investimentos, para a conservação da biodiversidade em nosso Estado.
O GOVERNO DO ESTADO VAI FORNECER AS FERRAMENTAS E O POVO CATARINENSE VAI FAZER ACONTECER Você sabe que o Governo não pode fazer tudo sozinho. As grandes mudanças não se fazem por decreto, mas por adesão, com gente nova chegando para participar, opinar, discutir, fazer. Em Santa Catarina, a administração pública acredita nisso. Por isso, vai fazer a sua parte e deixar portas abertas para quem quiser trabalhar junto. Agindo simultaneamente em diversas áreas, com o apoio de órgãos da administração pública, universidades, organizações da iniciativa privada, do terceiro setor e com a participação de todos os catarinenses, o Governo do Estado assume a responsabilidade direta por: 1. ADEQUAR A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL As leis ambientais referentes à conservação da biodiversidade serão revisadas e consolidadas a partir de um Decreto Estadual que vai estimular, de forma específica, clara e direta, o plantio de espécies nativas em todo o território catarinense. O Projeto também prevê que, com o apoio das 36 Secretarias Regionais de Desenvolvimento, as legislações municipais passem por adequações semelhantes. 2. ATUAR DIRETAMENTE O Governo do Estado vai realizar obras e ações de curto, médio e longo prazos em todo o Estado, visando estimular o estudo, coleta, produção, plantio, conservação e valorização de plantas nativas no meio ambiente rural e urbano catarinense. E vai também promover o reconhecimento do trabalho realizado pelos cientistas que mais se dedicaram ao estudo e à pesquisa da biodiversidade em Santa Catarina. 3. FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DAS LEIS Além de colocar em prática um trabalho educativo amplo e abrangente, o Governo vai criar mecanismos de fiscalização para assegurar que as leis ambientais referentes às plantas nativas sejam efetivamente respeitadas.