CLIMA ORGANIZACIONAL Dra. Marilsa de Sá Rodrigues
Na visão de Luz (2003), há três palavras chave que resumem o que é o conceito de clima organizacional, que são: satisfação, percepção dos funcionários, e cultura organizacional. Clima organizacional é a percepção que o funcionário tem sobre os diversos aspectos, sejam eles positivos ou negativos, da empresa; sendo que é esta percepção a responsável pelo grau de satisfação do indivíduo. Ou seja, o clima vai depender da percepção que o empregado tem da empresa, se for boa, consequentemente o clima tende a ser bom; ou, se a percepção for negativa, o clima tende a ser ruim.
CONCEITO
Como Litwin (1968 apud LUZ, 2003, p. 10) descreve: “clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.
Como descrito como Bergamini e Coda (1997) há muitos gerentes de RH que evitam aplicar pesquisas de clima organizacional em suas empresas para não descobrir a real situação da organização, e consequentemente dificuldades para não ser necessário resolvê-los. Mas é importante destacar que as informações geradas através dos resultados da pesquisa podem gerar planos de ação para melhorar o desempenho, produtividade e satisfação dos funcionários.
Segundo Bergamini e Coda (1997, p. 98) “clima origina-se do grego klima e significa tendência, inclinação”. Assim, clima organizacional, é uma inclinação que mede o nível das necessidades atendidas da organização e de seus empregados, resultando em sua eficácia organizacional
A importância de se avaliar o clima organizacional em uma empresa de acordo com Luz (2003) é pela oportunidade de se realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no rendimento tanto da empresa quanto do empregado. Faz parte da missão da área de Recursos Humanos proporcionar um bom ambiente de trabalho, assim como manter os seus funcionários satisfeitos e motivados.
Logo, a pesquisa de clima organizacional é um instrumento que possibilita satisfazer as necessidades da organização e de seus empregados, visto que apresenta o grau de satisfação ou de insatisfação dos colaboradores da empresa. Ou seja, a pesquisa é um “mapeamento das percepções sobre o ambiente interno das organizações” que permite aos responsáveis elaborar mudanças e incentivar o desenvolvimento organizacional (BERGAMINI ;CODA, 1997, p. 99).
Resultado da cultura, tradição e do resultado entre relacionamento interpessoal e estilo de gerência pela organização (SOUZA, Conceito de adotado clima organizacional 1977).
Relação entre indivíduo e organização.
1.
Estrutura da organização;
2.
Responsabilidade;
3.
Riscos;
4.
Recompensas;
5.
Calor e apoio;
6.
Conflito.
Pesquisa de clima organizacional
Pesquisa realizada pelo RH – Grau de satisfação dos funcionários (HASHIMOTO et al., 2010).
Canal
de
comunicação
entre
direção
e
funcionários.
Levantamento de opiniões. Feedback da atual situação da organização e de seus colaboradores (BERGAMINI; CODA, 1997).
Satisfação no trabalho
Energia extrínseca: salário, benefícios, reconhecimento, chefia, colegas,
entre
outros.
São
estes
que
formam
o
clima
organizacional de uma empresa = nível de satisfação ou de
insatisfação do funcionário (BERGAMINI; CODA, 1997). • Enfoque global: satisfação
geral; • Enfoque
de
recompensas,
facetas:
chefia,
condições de trabalho e o trabalho em si (SPECTOR,
Etapa qualitativa
Categorizações das respostas do grupo focal:
Relacionamento;
Satisfação;
Restaurante;
Benefícios;
Chefia;
Gestão.