SALMO 128 (18º DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES, PRÓPRIO 22, ANO B) Trata-se de uma declaração de fé, “afirmando que o Deus confiável e justo sempre abençoará os que mostram reverência. ‘Temor do SENHOR’ não significa medo covarde ou mera obediência a um conjunto de mandamentos, mas um modo de vida (v. 1b) que coloca Deus acima de tudo. Como demonstra o Salmo 1, a Bíblia muitas vezes dramatiza a vida como dois caminhos, o dos justos e o dos ímpios; cada pessoa deve escolher qual irá seguir” (Bergant & Karris, Comentário Bíblico, v. 2, Loyola). Aqui, no Sl 128, “a perspectiva é a do homem adulto, em geral o administrador da casa no mundo bíblico” (Ibid). Neste domingo estão previstos dois salmos: este e o Sl 8. Os refrões dos dois estão disponíveis.
Refrão do SALMO 128 (Sl 128.1 / Flávio Irala)
F A7 Dm Bb C7 F Bem-aventurados os que temem ao SENHOR. F A7 Dm Bb C7 D Bem-aventurados os que temem ao SENHOR, Dm Am7 Dm e andam nos seus caminhos.
128 1 2 3 4 5 6
Beati omnes
Bem-aventurados os que temem ao SENHOR, * e andam nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho de tuas mãos, * serás feliz e tudo te correrá bem. Tua mulher será como videira frutífera, no interior de tua casa; *teus filhos, quais rebentos de oliveira, ao redor de tua mesa. Assim será abençoado o homem * que teme ao SENHOR. De Sião o SENHOR te abençoará, * e verás a prosperidade de Jerusalém, todos os dias de tua vida. Verás também os filhos de teus filhos. * Que a paz seja sobre Israel!
(Livro de Oração Comum, p. 385, tradução de Dom Athalício Theodoro Pithan, publicada em 1939, sendo revista e atualizada na década de 80. )