Antigamente o Homem começou por usar qualquer pedra que tivesse uma forma que lhe pudesse servir como arma de caça ou de defesa.
Mas depressa teve de escolher materiais que possuíssem características mais adequadas ao uso que pretendia dar-lhes. Ex. Sílex
O homem pré-histórico, para cobrir as suas necessidades, fez uso do sílex e outras variedades de quartzo. Nas sociedades neolíticas, o homem usou gemas ( minerais utilizados em joalharia e ourivesaria ) como moeda de troca. Quando descobriu os metais ( ouro, cobre, estanho, ferro ) passou a fazer uso deles.
O conhecimento dos metais e a sua utilização caracterizou alguns períodos da antiguidade, como a Idade do bronze ou a Idade do ferro. Actualmente, o homem faz uso directo ou indirecto de quase todos os minerais conhecidos, mais de 2.600 espécies minerais.
Os dólmenes são monumentos simples, construídos na Antiguidade para sepultar
os mortos.
Actualmente, o Homem utiliza as rochas e os minerais em diferentes actividades, das quais se podem salientar a obtenção de energia, a construção civil, a indústria e a produção artística.
Os carvões são uma importante fonte energética (foi a primeira utilizada a grande escala).
O granito é utilizado na construção civil.
Os calcários podem ser utilizados no calcetamento de passeios ou na produção de materiais como cimento e betão.
O bronze pode ser utilizado para a elaboração de estátuas.
O mármore pode ser utilizado na decoração como na elaboração de estátuas.
A argila e o barro podem ser utilizados em indústrias como a cerâmica.
A areia, quando atinge temperaturas muito elevadas (1250 ºC) transforma-se em vidro.
Alguns minerais como o ouro, a prata, o diamante, as safiras entre outros são utilizados no fabrico de peças de joalharia.
Esta moeda de ouro vale 6 milhões de dólares
Relógio mais caro de 2005 1,5 milhões de dólares.