Existencialismo - Heidegger: Faat – 2009

  • Uploaded by: rafaesah
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Existencialismo - Heidegger: Faat – 2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 363
  • Pages: 10
Faat – 2009

Existencialismo - Heidegger

Profa. Ana Lúcia Righi Schleich

ESSÊNCIA x EXISTÊNCIA

Essência x Existência

 Essência: natureza, o íntimo, o âmago.  Existência: existentia (latim) – existere – sair de um lugar, exibir-se, movimento para fora – surgiu depois do estudo da essência.

CARACTERÍSTICAS DO EXISTENCIALISMO

Existencialismo  A fenomenologia influenciou o surgimento do existencialismo. O existencialismo é a doutrina filosófica que centra sua reflexão sobre a existência humana considerada em seu aspecto particular, individual e concreto (vivência). Esta utiliza do método fenomenológico para aprofundar seus temas sobre a existência humana.  A existência é própria do humano. Existir é ir sendo – por meio da escolha e da decisão, é estar em conflito consigo mesmo, o existir não é definível e está sempre em processo subjetivo de construção.

Existencialismo  Interessa-se pela condição humana, não tanto pela natureza humana. Preocupação com aquilo que é da própria existência – que se remete à fluidez e não à fixidez.  Há duas forma de relação do homem no mundo:

considerar a outra pessoa como objeto (isso) ou a considerar como pessoa (tu). A partir desses modos ocorrem as relações humanas – a intersubjetividade. A partir desse conceito surge o encontro terapêutico e os temas para exploração filosófica.

VISÃO DE HOMEM EXISTENCIALISTA

Características do homem segundo o existencialismo  Autoprojeção ou auto-antecipação: capacidade de poder se lançar para o futuro.  Homem que se diferencia dos demais seres (pensa sobre sua própria existência e não tem uma natureza fixa).  Homem em constante superação. Autoconsciência.  Homem na totalidade (descentralização da razão, valorização da subjetividade).

Características do homem segundo o existencialismo  Homem relacional.  Homem não é determinado pelo meio ou predisposições internas biológicas ou psíquicas.  Homem ativo – intencionalidade. Ser-no-mundo: não é simplesmente estar jogado no mundo, mas sim, relacionar-se com o ambiente, dando sentido a ele.  Homem são todas a possibilidades do existir. Liberdade: autodeterminação/autorealização.

Referências bibliográficas:

 História do existencialismo e da fenomenologia, Thomas Giles.

 O outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial, Robson Ramos do Reis ( http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/nh/v6n1/v6n1a03.pdf).  A cotidianidade do Dasein, Renata F. S. Araújo ( http://www.eticaefilosofia.ufjf.br/10_2_renata.pdf).

Related Documents

Existencialismo
May 2020 11
Heidegger
May 2020 33
Heidegger
October 2019 47
Heidegger
June 2020 39
Heidegger
May 2020 27
Heidegger
May 2020 26

More Documents from ""

1582_1_fenomenologia
June 2020 6
June 2020 12