Faculdades Atibaia – FAAT – Curso de Psicologia
Programa da Disciplina PSICOLOGIA SOCIAL I
Profª. Katia Ricci dos Santos 2˚ Semestre - 2009
Objetivo
Transmitir os fundamentos teóricos mais relevantes da Psicologia Social e relacioná-los às vivências quotidianas dos alunos na sociedade.
Promover o estudo da natureza e das causas do comportamento humano em um contexto social, enfatizando os processos de interação social, da interdependência entre os indivíduos e dos encontros sociais. A importância da memória social na
Ementa
A Psicologia Social como ciência humana e sua relação com a Antropologia e a Sociologia; O processo de socialização; Desempenho de papéis; Conformismos e influência social; A Formação de opinião e o estereótipo; O preconceito; Interação social e a condição humana; O caráter nacional e a personalidade básica; Memória e
Conteúdo Programático Agosto: O conceito de Psicologia Social, suas principais aplicações e interdisciplinaridade (Antropologia e Sociologia); Percepção social e cognição. Atitudes: conceito, formação e mudança. Setembro: Comunicação simbólica e Linguagem. Desempenho de Papéis. Formação da opinião. Preconceito, estereótipos sociais e discriminação. Influência Social e Persuasão. Outubro: Comportamento Anti-Social: a agressão; Comportamento Pró-Social: o Altruísmo; Comportamento grupal; Conflito Intergrupal. Novembro: Novembro O caráter nacional e a personalidade básica; Memória e Sociedade; Memória Social e a disseminação de um grupo social. Representação Social; Enraizamento e desenraizamento.
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas,
Discussões de textos e atividades em pequenos grupos,
Seminários,
Utilização de recursos áudio-visuais (filmes e documentários) acompanhados de debates e pesquisas.
Avaliação
Presença e participação efetiva nas aulas;
Provas bimestrais;
Atividades em grupo;
Apresentação de seminários;
Apresentação de um trabalho escrito grupal em formato de anteprojeto de pesquisa, seguindo normas e orientações de trabalhos científicos.
Bibliografia básica MICHENER, H.A; DELAMATER, J. D.; MYERS, D. J. Psicologia Social. (Trad. Eliane Fittipaldi, Suely Sonoe Murai Cuccio). São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. Trad. da 5ª Ed. Rev. Em inglês publicada em 2003). RODRIGUES, A.; ASMAR E.M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia Social. 25ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. NORMAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: ABNT. Apresenta as normas da ABNT e citações e referencias bibliográficas. Disponível em: file:///C:/Documents%20and%20Settings/User/Desktop/abnt.htm.
Acesso em: 03/07/2009.
Bibliografia Complementar BOSI, E. O tempo vivo na memória. Ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editora, 2003. CAMPOS, R.H.F. Psicologia social comunitária. Petrópolis, Vozes, 1996. FARIA, N.J; BRANDÃO, S. C. Psicologia social: indivíduo e cultura. São Paulo: Ed. Alínea, 2004. LANE, S.T.M; CODO, W. (Orgs). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1995. LEVI STRAUSS, C. O pensamento selvagem. São Paulo: Editora Papirus, 1976. LÉVINAS, E. Humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 1993. PEREIRA, M. E. Psicologia dos estereótipos. São Paulo, Edusp. RODRIGUES, A. M. Indivíduo, grupo e sociedade – Estudo de psicologia social. São Paulo, Edusp. 2005.