Escola Como Observatório De Necessidades

  • Uploaded by: Maria Casanova
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Escola Como Observatório De Necessidades as PDF for free.

More details

  • Words: 816
  • Pages: 3
Fonte e Copyright no Fim do Texto

(no prelo) . A Escola como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Formação Contínua: Um Estudo de Caso. In Anais . Évora: Universidade de Évora.

A ESCOLA COMO OBSERVATÓRIO DE DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA: UM ESTUDO DE CASO. Maria Prazeres Casanova Março 2005

"as Escolas são uma oficina de humanidade" (Coménio, 1976: 146). O presente estudo visa diagnosticar as necessidades de formação contínua dos professores e as necessidades educativas e formativas dos alunos. Decidimos orientar o presente estudo pela abordagem qualitativa, para compreendermos o ambiente natural em toda a sua profundidade. É um trabalho de tipo ideográfico. Consideramos, também, tratar-se de um estudo de caso, porque consiste no estudo de um determinado contexto e sua interpretação. As necessidades de formação identificadas centram-se nas finalidades da escola e nas metodologias e estratégias do processo de valoração a utilizar com os alunos e, por outro lado, nas interacções a executar entre a escola e o meio envolvente. 1. Fundamentação Teórica e Pontos de Partida para o Trabalho. 2. O Desenho e o Desenvolvimento da Investigação. 3. Tratamento e Análise de Resultados.

Professora Doutora em Ciências de Educação.

Casanova, M.P. (2007) . A Escola como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Formação Contínua: Um Estudo de Caso . In. In mpsmcasanova.com.sapo.pt/documentos/escolaobservatorionecessidades.pdf.

4. Conclusão. As necessidades de formação dos professores decorrem dos objectivos específicos definidos. Assim, parece-nos que nesta escola se defendem os valores preconizados na Carta dos Direitos Humanos, muito embora se afirme que o fundamento dos mesmos é a fé em Jesus Cristo e a sua vivência. Parece-nos inexistirem estratégias específicas, planeadas e coordenadas de realização do processo de valoração junto dos alunos. A estratégia definida é aproveitar todas as oportunidades para falar dos valores e que a educação em valores se faz de forma muito subtil. Parece-nos, também, que não existe qualquer metodologia específica da escola; é aceite que se segue uma pedagogia construtivista, simultaneamente preventiva e compensatória dos comportamentos positivos dos alunos. Os critérios usados são o diálogo, o respeito, a vivência em comunidade e a liberdade, aproveitando todas as oportunidades para ensinar e aprender. Os

alunos

apresentam

as

seguintes

necessidades

educati-

vas/formativas: - assumpção da tarefa da sua própria formação humana; aprender a partilhar; aprender a estar numa relação solidária, gerada na identificação de ideais, crenças, sentimentos e/ou interesses; o desenvolvimento harmonioso e a formação religiosa.

Parece-nos existirem, nesta escola, alguns factores de qualidade do ensino ministrado: - a alegria e a simpatia com que qualquer pessoa que se aproxime da escola é acolhida; a mobilização do Corpo Docente e do Corpo não-docente para realizar as decisões da equipa directiva e de gestão; o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos de forma contínua e sistemática por um professor ou por uma equipa multidisciplinar e a tentativa de implicação dos pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos.

2

Ousamos esperar que este nosso estudo traga uma nova luz sobre as necessidades de formação quer de professores, quer de alunos em relação a esta escola em concreto mas também que ajude outras escolas a reflectirem sobre o seu próprio Ideário e, consequentemente, sobre a articulação deste com o Projecto Educativo, com o Projecto Curricular e com o Projecto Avaliativo da Escola.

5. Bibliografia: Maslow H. A. (s.d.). Introdução à Psicologia do Ser. Rio de Janeiro: Livraria Elborado Tijuca Ldª. Mialaret, G.(1981) . A Formação dos Professores . Coimbra: Almedina. Patrício, M. F. (1985) . Mutações Sociais e Crise de Valores . Évora: Universidade de Évora. Reimão, C. (1998) . "Ética e Acção Educativa" . Brotéria . Lisboa: vol. 147 . Novembro. Rodrigues, A. (1999) . Metodologias de Análise de Necessidades de Formação na Formação Profissional Continua de Professores. Contributos para o seu Estudo (Tese Doutoramento Policopiada – não publicada) . Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Santos, N. R. (2002). Prestação de Serviços e Satisfação de Necessidades: Conteúdo e Contexto. Marketing Industrial. Brasil. 19. Trindade, V. M. (2003) . Uma Perspectiva Didáctica para o Ensino da Ciências . In Org. Costa, P. , Chouriço, J. , Mendes, P. Neto, A. e Nico, A. . Didácticas e Metodologias de Educação . Percursos e Desafios . Évora: Universidade de Évora . Departamento de Pedagogia e Educação. Zaragoza, F. M. (2001). O Habitat Cultural do Homem do Século XXI . In J. Silva e J. Neves (coord) . EMRC . Um Contributo Essencial aos Desafios Educativos (1º congresso de Professores de EMRC) . Lisboa: SNEC.

© Casanova, M.P. (2007) . A Escola como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Formação Contínua: Um Estudo de Caso . In mpsmcasanova.com.sapo.pt/documentos/escolaobservatorionecessidades.pdf.

Nenhuma citação do documento apresentado neste site Web pode ser feita sem o acordo do autor ou do eventual editor. Todas as citações deverão mencionar a Fonte original e conservar a integralidade do texto, assim como as referências bibliográficas. 3

Related Documents

Lista De Necessidades
June 2020 7
Escola
April 2020 33
Escola
June 2020 21
Escola
November 2019 50

More Documents from ""

May 2020 9
May 2020 10
May 2020 8
May 2020 11