12. TUBULAÇÃO 12.1
INTRODUÇÃO
Existe um importante tema para ser discutido que são as tubulações por onde passam os fios e cabos até chegarem nas tomadas, interruptores e lâmpadas. Assim, vamos aprender a maneira correta de passar os fios pela tubulação, as ligações de todos os tipos de interruptores, tomadas, sensores, etc. A tubulação é o caminho por onde passam os fios do quadro geral até o quadro de distribuição, do quadro de distribuição até as tomadas, interruptores e lâmpadas, de tomada para tomada, etc., conforme podemos notar na figura abaixo:
A tubulação também denominada de eletroduto, geralmente são de aço carbono, PVC, e Polietileno de anta densidade (PEAD), rígido e flexíveis. 12.2 Dimensionamento Inicialmente é necessário determinar a área externa dos condutores (Tabela 12.1), incluindo a isolação e a capa de proteção para depois verificar a taxa de ocupação dentro dos eletrodutos Tabela 12.2, 12.3 e 12.4. Com os dados defini-se a escolha do eletroduto.
59
Tabela 12.1 – Seção dos condutores As tabelas a seguir mostram as áreas internas dos eletrodutos e a porcentagem de ocupação dos condutores.
Tabela 12.2 -pvc
Tabela 12.3 – Polietileno
60
Tabela 12.4 - Aço A colocação e retirada de condutores são realizadas por força (“puxamento”) mecânica, assim, a quantidade de condutores elétricos não deve ocupar mais que 40% da área útil do eletroduto > Essa porcentagem, também garante a segurança dos condutores em relação ao sobreaquecimento. Para facilitar o dimensionamento em instalações com eletroduto de PVC rígido, pode-se utilizar a Tabela 12.5, principalmente quando os condutores forem de mesma seção. Caso os condutores sejam de seções diferentes, leve como referencia o de maior seção para definir o valor final.
61
Tabela 12.5 – seção dos eletrodutos de PVC Verifica-se que a Tabela 3 determina a quantidade de condutores que podem ser instalados dentro dos eletrodutos, para isso relaciona o numero de condutores e sua a bitola(área transversal) com a bitola dos eletrodutos. Vários acessórios são utilizados para os eletrodutos rígidos como curvas pré-fabricadas, luvas, buchas, abraçadeiras, etc. 12.3 Eletrocalha Para os perfilado e eletrocalhas, a Norma não estabele uma taxa de ocupação máxima; desta maneira, podemos por anologia, adotar a recomendação da norma para a ocupação dos eletrodutos de 40% da sua área transversal.
62
63
64