CADEIRA DE EJECÇÃO DO T-33 RESUMO HISTÓRICO Esta cadeira de ejecção equipou o Avião T-33 que esteve ao serviço da Força Aérea Portuguesa de 1953 a 1991. Durante estes 38 anos de serviço, a cadeira foi sofrendo algumas alterações. Durante o período ao serviço da F.A.P., não há conhecimento de qualquer ejecção com esta cadeira.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Esta cadeira de ejecção é uma cadeira metálica, cujo princípio de funcionamento consiste no aproveitamento da pressão dos gases provenientes das cargas explosivas. Duas pegas móveis colocam em funcionamento o sistema de ejecção. O dispositivo de protecção e apoio das pernas evita que o utilizador sofra lesões nos membros inferiores aquando da ejecção. O sistema de recolha de cintos corrige a posição do piloto, obrigando-o a assumir uma postura correcta, evitando assim danos na coluna provocados pelos cerca de 20 G´s a que é submetido durante a ejecção.
DADOS TÉCNICOS
Modelo:....................................... Origem:....................................... Aplicação:................................... Tecto de operação:..................... Velocidade de operação:........... Velocidade inicial de ejecção:...
Desconhecido Estados Unidos – Lockheed T 33 Shooting Star 0 a 40.000 pés (aprox. 12.000 m) 125 a 600 nós 65 pés/seg.
Sérgio 2009