CADEIRA DE EJECÇÃO DO T-38
RESUMO HISTÓRICO
Esta cadeira equipou o avião T-38 que estive ao serviço da Força Aérea Portuguesa, de 1978 a 1993. Durante este período a cadeira sofreu algumas alterações que vieram melhorar o seu funcionamento.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
É uma cadeira totalmente metálica cujo funcionamento resulta do aproveitamento de gases provenientes de cargas explosivas. A sua iniciação é feita a partir do accionamento de duas pegas manuais colocadas lateralmente. Uma catapulta foguete é responsável por desenvolver o impulso necessário à ejecção da cadeira. A estabilização da cadeira é feita por um paraquedas estabilizador colocado na parte superior da cadeira. A abertura deste é realizada por um “Drogue Gun” A utilização de um dispositivo de protecção das pernas (CALFGUARD) protege-as na ejecção e na separação homem/cadeira. Um dispositivo de abertura dos cintos e um autorotary (separador homem /cadeira), são os responsáveis pela separação.
DADOS TÉCNICOS
Modelo:...................................... Origem:...................................... Aplicação:................................... Tecto de operação:.................... Velocidade de operação:........... Velocidade inicial de ejecção:... Aceleração durante a ejecção:.. Tempo de ejecção (120 knots):.. Tempo de ejecção (550 Knots):
70200-523 NORAIR T-38 0 a 40.000 pés 120 a 600 nós 34 pés/seg. 19 G’s 3,8 seg 4,6 seg
Sérgio 2009