Elaborado por: Cátia Fattáhe
Gastroenterites Virais A gastroenterite aguda é uma doença comum
e de grande impacto em saúde pública; Nos países em desenvolvimento, estima-se que os rotavírus sejam responsáveis por 3,5 milhões de mortes de crianças em idade pré escolar anualmente.
Gastroenterites Virais Virús responsáveis por gastroenterite aguda: Rotavírus; Adenovírus entérico; Vírus Norwalk; Calicivírus; Astrovírus;
Rotavírus Características gerais: É um RNA vírus de filamento duplo segmentado; Pertence à família dos Reovírus; Possuem dois capsídios icosaédricos concêntricos; Replicação no citoplasma; Não têm envelope;
Rotavírus Os viriões são relativamente estáveis à
temperatura ambiente e ao tratamento com detergentes, extremos de pH de 3,5 a 10, e até a congelamento e descongelamento repetidos; Os rotavírus humanos são divididos em sorotipos pela proteína VP7 do capsídeo externo;
Rotavírus Foram identificados 7 grupos (A a G) com
base na proteína VP6 do capsídio interno; A doença humana é causada pelo grupo A e ocasionalmente pelo grupo B e C; É transmitido por via fecal oral especialmente em creches; Também pode ocorrer transmissão por via respiratória.
Rotavírus O vírus penetra nas células epiteliais que
revestem as vilosidades do intestino delgado; Impede a absorção de água e perda de de iões, levando a uma diarréia aquosa; Pode levar a uma desidratação grave e morte se não for feita uma correcção hidroelectrolítica.
Rotavírus A imunidade à infecção requer a presença de
anticorpos principalmente de Ig A na luz do intestino; ACs adquiridos de forma passiva ou activa podem diminuir a gravidade da doença mas não impedem a reinfecção; A infecção em lactentes e em crianças de pouca idade é geralmente sintomáticas, mas nos adultos é normalmente assintomática.
Rotavírus Têm destribuição mundial, com 95% das
crianças infectadas dos 3 aos 5 anos; A eliminação dos vírus ocorre 2 a 5 dias após o início da diarréia, mas pode ocorrer sem sintomas; O vírus sobrevive bem em fomites como mobiliário e brinquedos, bem como nas mãos.
Rotavírus Os rotavírus constituem uma das causas mais
cumuns de diarréia grave em crianças de pouca idade; São responsáveis por 600.000 mortes anuais por desidratação; a diarréia por rotavírus é muito contagiosa.
Rotavírus Sintomatologia Período de incubação de 48 horas; A criança apresenta vómitos, diarréia, febre e
desidratação; Não se observa leucocitose no hemograma; É uma doença autolimitatda, com recuperação completa sem sequelas; Pode ser fatal em malnutridos…
Rotavírus Rotavírus tipo A Crianças <24 meses gartroenterite infantil com desidratação grave; Crianças com mais idade e adultos: diarreia branda ; Desnutridos: diarréia, desidratação e morte. Rotavírus tipo B: + na China. Rotavírus tipo C: diarreia esporádica.
Rotavírus - Diagnóstico Detecção directa do antígeno nas fezes pelo
método de ELISA, Aglutinação en latex. As partículas virais tambem podem ser detectadas facilmente por microscopia electrónica. A cultura de células é dificil e não é confiável para diagnóstico.
Rotavírus / tto, prevenção e controle Não existe tratamento específico; Tratamento de suporte; Estão sendo desenvolvidas vacinas contra os
rotavírus;
Vírus
Epidemiologia
Rotavírus tipo A
Causa mais importante de diarréia grave em lactentes e crianças de baixa idade em todo o mundo Epidemias de doença diarréiça
Rotavírus tipo B
Hospitalizaçã o Sim
Não
em adultos e crianças na China Rotavírus tipo C
Casos esporadicos de diarréia em crianças
Não
Adenovírus entérico
Segundo agente mais importante de diarréia
S im
Vírus Norwalk
Diarréia e vómitos em crianças maiores e adultos
Não
Calicivírus
Casos esporádicos de diarréia em lactentes, crianças menores e idosos Casos esporádicos de diarréia em lactentes, crianças menores e idosos
Não
Astrovírus
Não