8
15 Janeiro 2009
PORTUGAL Gelo na estrada origina acidente mortal Um morto e um ferido é o resultado de um despiste, devido ao gelo, de um autocarro ao início da manhã de terça-feira, no IP4, perto de Bragança, que causou o corte temporário daquela estrada. O acidente ocorreu ao quilómetro 219 no sentido Quintanilha-Bragança do IP4 que chegou a estar cortado temporariamente porque o autocarro ficou atravessado naquela via. No autocarro, propriedade da empresa Rodonorte Santos, viajavam apenas o condutor (que faleceu durante o transporte para o hospital de Bragança) e um passageiro.
Antigos combatentes A ajuda aos antigos combatentes do Ultramar em situação de sem-abrigo vai ser concertada num protocolo que assinado entre a Cruz Vermelha Portuguesa e a Associação Combatentes do Ultramar Português. As duas instituições vão procurar soluções “para as situações detectadas”.
Portugueses sorriem cada vez menos Os portugueses estão a sorrir cada vez menos desde 2003, o que pode estar relacionado com o agravamento da situação económica e social, conclui um estudo do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, divulgado no Porto. “Os portugueses estão a sorrir cada vez menos”, alertou António Freitas-Magalhães, director daquele laboratório, que integra a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, frisando que “a frequência e a intensidade da exibição do sorriso registam valores descendentes desde 2003”.
MANUEL ALEGRE E AS RELAÇÕES COM O PS
Frio vai continuar
“Comigo não há mercearia” Manuel Alegre afirmou que o seu movimento, “Opinião Socialista”, tomou já decisões sobre a sua relação com o PS tendo em vista as próximas eleições, estando disponível para discutir princípios e não “mercearia” de lugares. As palavras do deputado socialista foram proferidas no final de uma reunião da corrente política “Opinião Socialista”, que juntou cerca de duas dezenas de elementos que o têm acompanhado nas suas candidaturas á liderança do PS em 2004 e nas presidenciais de 2006. “Foram tomadas decisões que brevemente serão tornadas públicas”, declarou Manuel Alegre, sem especificar as decisões tomadas pelo seu movimento. O vice-presidente da Assembleia da República apenas adiantou que essas decisões dizem respeito “à relação com o PS, tendo em vista as próximas eleições legislativas”. “Comigo não há mercearia. A nossa disputa não é por cargos ou por lugares”, começou por advertir Manuel Alegre. Segundo o ex-candidato presidencial, o seu movimento está “disposto a discutir” com a direcção do PS “princípios e valores”, assim como “propostas programáticas concretas”. Quanto ao desfecho desse diálogo, Manuel Alegre deixou um aviso: “Não depende só de nós. Não depende só de mim”, declarou. Manuel Alegre frisou em seguida que a sua corrente “vai continuar” e inclusivamente “vai reforçar-se”. “Estamos unidos há muito tempo não só politicamente. Há também uma grande afectividade
entre nós”, afirmou. Sobre o teor da discussão na reunião do seu movimento, Alegre criticou “a falta de debate no PS”, a “marginalização de militantes” e uma política do Governo que afirmou estar “divorciada” dos princípios socialistas. Em contraponto, o movimento de Manuel Alegre elogiou a actuação da ministra da Saúde, Ana Jorge, que foi sua apoiante na corrida à liderança do PS em 2004. Interrogado se aceita fazer parte das listas de deputados do PS nas próximas eleições legislativas, o vice-presidente da Assembleia da República disse não querer dar respostas definitivas, “porque isso é muito perigoso em política”. “É difícil que seja (candidato), a menos que determinadas coisas aconteçam, mas é muito difícil”. Sobre o facto de o líder do PS, José Sócrates, contar com ele nas listas de candidatos a deputados, Alegre respondeu que “isso é natural”. “Ele sabe que existe esta realidade de facto: uma corrente de opinião que abarca muitos socialistas. Não aqueles que estão nos órgãos (do partido) mas muitos eleitores socialistas. Abarca também não socialistas. Não é por mim (que Sócrates convida) mas naturalmente por aquilo que eleitoralmente posso representar”, sustentou. A seguir, Alegre referiu-se às últimas eleições legislativas de 2005. “Como se viu nas eleições da última maioria absoluta, se calhar eu dei a minha contribuição, participando ao lado dele (José Sócrates) na campanha”, declarou.
“O PSD tem o dever nacional de ganhar as eleições (legislativas, de Outubro) e de ser alternativa (ao actual Governo PS)” Alberto João Jardim, SIC, 12-1-09
15%
é quanto terá aumentado a criminalidade violenta em 2008, segundo o Gabinete Coordenador de Segurança.
Comissão de inquérito decidiu ouvirJosé Oliveira e Costa à porta fechada A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito à Nacionalização do BPN já começou, tendo os deputados decidido ouvir à porta fechada o antigo presidente do banco, José de Oliveira e Costa. A presidente da comissão, PUB.
Maria de Belém Roseira, propôs ouvir o antigo presidente do BPN em privado, sem a presença da comunicação social e de outras pessoas alheias aos trabalhos, tendo a moção obtido os votos favoráveis dos deputados do PS e do P SD,
que constituem a maioria da comissão. Os deputados do PC e do BE votaram contra a proposta de ouvir Oliveira e Costa à porta fechada, ao passo que o deputado Nuno Melo (CDS-PP) se absteve.
Nove distritos do Norte e Centro do país continuavam, segundafeira, com estradas cortadas e condicionadas devido à neve e gelo, que deverá continuar nos próximos dias. Para segunda-feira previa-se acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada, para terça subida da temperatura mínima, mas queda de neve acima dos 800 metros nas regiões Norte e Centro, e para quarta-feira nova descida da temperatura mínima com formação de geada.Devido ao frio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) aconselha cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos. Na página da Internet, a ANPC recomenda à população para que use várias camadas de roupa, evite as actividades físicas intensas, poupe energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários, e que tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz. A ANPC alerta ainda para o aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio motivado pela eventual formação de gelo e para os cuidados a ter com aquecedores e lareiras.