Pag

  • Uploaded by: Jornal As Noticias
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Pag as PDF for free.

More details

  • Words: 1,131
  • Pages: 1
15 Maio 2009

19

INTERNACIONAL Papa pede fim do bloqueio a Gaza O Papa Bento XVI pediu o fim do bloqueio à Faixa de Gaza. “Estejam seguros da minha solidariedade convosco na imensa obra de reconstrução que está diante de vós e das minhas orações para que o embargo seja levantado em breve.” Bento XVI começou por ser aclamado quando chegou. Mas o aplauso mais sentido aconteceu quando se referiu à “martirizada Gaza por causa da guerra”. Estava previsto que viessem cristãos da Faixa de Gaza. Os palestinianos pediram 200 autorizações, mas acabaram por vir 20 e todos foram cumprimentados peplo Papa.

Droga no Irão As autoridades iranianas admitiram que há mais de 1,2 milhões de toxicodependentes no país e que o consumo de droga se tornou num grave problema social que afecta homens e mulheres por volta dos 30 anos. O Irão é a principal via de trânsito da droga do Afeganistão com destino à Europa.

Chávez restringe direitos à propriedade O Estado venezuelano (ou melhor dizendo, o presidente Hugo Chávez) quer apropriar-se de todos os bens cujos donos não provem utilizá-los de forma permanente. O diário “El Universal” revela que o Parlamento está a preparar uma lei que obriga indivíduos e empresas a provar a utilização de todos os bens, caso contrário, estes passarão a pertencer ao Estado. A medida estava prevista no projecto de Constituição do presidente Hugo Chávez, chumbada em referendo em 2007. Actualmente, não há restrições à propriedade privada no país.

Gripe A pode ter origem em erro humano Dona de bordel ganha acção contra vizinhos A dona do bordel berlinense “Salon Prestige”, Kerstin Berghauser, impôs-se nos tribunais contra a vizinhança do bairro abastado de Charlottemburg, em Berlim, que pretendia encerrar o seu estabelecimento por estar num edifício de apartamentos para habitação. A audiência administrativa de Berlim decidiu a favor do recurso apresentado por Berghauer contra a ordem de encerramento do seu bordel, emitida pelas autoridades desse distrito berlinense. A ordem visava encerrar o bordel de luxo, onde trabalham 30 prostitutas, considerando os vizinhos que tal actividade não é compatível com um edifício destinado a habitação.

Leiloeira vende instrumentos de tortura Uma leiloeira norte-americana está a vender uma ampla gama de instrumentos de tortura que datam do século XVI, incluindo a chamada “mordaça de ferro”. A arrepiante colecção inclui um “cavalo de estiramento” de 4,3 metros para esticar o corpo da vítima, a “pêra oval” para castigar os blasfemos e os hereges, e um machado do carrasco. O director da leiloeira Guernsey, Arlan Ettinger, afirma que os 252 instrumentos que vão a leilão são talvez a colecção mais completa na história de instrumentos de tortura.Guernsey afirma que os lucros vão para a Amnistia Internacional e outras organizações de direitos humanos empenhadas em impedir a tortura. Diz que é essa a intenção do vendedor, que solicitou o anonimato. Ettinger diz não poder calcular o valor da venda, apesar de uma revista para historiadores avaliar a colecção em três milhões de dólares

Videojogos para roubar investidores Os utilizadores de telemóveis de todo o mundo vão ter à sua disposição um jogo baseado na fraude orquestrada pelo gestor Bernard Madoff, onde podem construir um esquema em pirâmide para roubar investidores. “Made Off” é o nome do jogo criado pela empresa nova-iorquina Cellufun e estará disponível de forma grátis a partir de segunda-feira, tendo os interessados apenas de fazer o download a partir do site da empresa, sendo possível jogá-lo nos computadores pessoais. Os jogadores podem começar como gestores de fundos ou investidores, não sendo trocado qualquer dinheiro real mas sim pontos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar uma suspeita levantada por um investigador australiano, segundo o qual o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido criado por um erro humano. Segundo noticia a Bloomberg, Adrian Gibbs pretende publicar um relatório sugerindo que este vírus pode ter sido criado acidentalmente em experiências laboratoriais para desenvolver vírus passíveis de virem a ser usados na produção de vacinas. Gibbs explica que chegou a esta conclusão ao estudar as origens do vírus. “Uma das explicações mais simples é uma fuga em laboratório”, disse Gibbs à Bloomberg. “Mas há muitas outras”. O investigador garante, no entanto, não ter provas de que o vírus foi produzido, de forma deliberada, pelo ser

humano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recebeu o estudo na semana passada está a analisá-lo, em conjunto com a Organização Mundial para a Saúde Animal – que representa as autoridades veterinárias de 174 países - , informou Keiji Fukuda, da organização. Gibbs foi um dos primeiros cientistas a analisar o código genético do vírus que foi identificado há três semanas no México e ameaça tornar-se numa pandemia. Os centros norte-americanos para o controlo e prevenção de doenças, em Atlanta, já tiveram acesso ao estudo de Gibbs e afirmam não ver provas que sustentem a conclusão do investigador australiano. O vírus A (H1N1) infectou 5251 pessoas em 30 países e já fez 61 mortos, segundo dados da OMS.

Governo alemão pressionado para proibir o “paintball”

Arsenal apreendido na Venezuela

O Governo alemão está a ser fortemente pressionado para decretar uma proibição sobre os jogos de paintball. A pressão surge na sequência de um massacre, há dois meses, numa escola de Winnenden, em que Tim Kretschmar, de 17 anos, matou 15 pessoas, usando uma arma que tirou do quarto do pai. A paixão do jovem pelo paintball e por jogos de computador e vídeos violentos foi, então, amplamente publicitado. Ao abrigo de legislação aprovada pela coligação liderada por Angela Merkel, o uso de armas de pressão neste tipo de jogos deverá tornar-se ilegal, podendo ser punível com multas até 5000 euros. “Este pretenso jogo despreza a violência e conduz-nos a um perigo: as pessoas ficam desinibidas na hora de disparar umas contra as outras”, denunciou Dieter Wiefelsputz, da oposição social-democrata. O assunto ameaça tornar-se um dos principais temas de discussão política na Alemanha, que a 27 de Setembro realizará eleições parlamentares. A entrada nos recintos de paintball alemães está já interdita a menores de 18 anos. Arne Petry, porta-voz da Liga Alemã de Paintball, regiu à polémica: “O paintball não é nenhum estímulo a banhos de sangue. O pior que acontece é uma ou duas nódoas negras”.

A polícia venezuelana apreendeu armas de alto calibre e meio quilograma de explosivo C4 com detonador eléctrico, numa residência da urbanização La Campiña, em Caracas, uma localidade onde reside um importante número de portugueses. egundo Carlos Meza, director da Polícia Metropolitana de Caracas, o “arsenal de guerra” consistia em “armas de alto calibre, pistolas e munições em grande escala”, entre elas armas longas com miras telescópicas de grande alcance. apreensão teve lugar durante uma rusga em que foram detidos três cidadãos de nacionalidade dominicana, suspeitos de pertencerem a uma quadrilha apelidada “Los internacionales”. PUB.

Related Documents

Pag
May 2020 2
Pag
May 2020 3
Pag
May 2020 10
Pag
April 2020 11
Pag
May 2020 7
Pag
December 2019 16

More Documents from "Jornal As Noticias"

Pag
May 2020 2
Pag03
April 2020 5
Pag
May 2020 3
Pag
May 2020 10
Pag
April 2020 11
Pag
May 2020 7