19 Março 2009
3
REINO UNIDO Atacados oficiais da polícia irlandesa Oficiais da polícia da Irlanda do Norte foram atacados com coquetéis molotov após a prisão de um dirigente republicano, supostamente envolvido na morte de dois soldados britânicos, há uma semana. O ataque ocorreu depois da prisão de Colin Duffy, de 41 anos, dissidente do partido católico Sinn Fein. Os polícias foram agredidos com pedras e coquetéis molotov no bairro de Lurgan, no sudoeste de Belfast, nas proximidades da casa de Duffy. Outros dois suspeitos de envolvimento na morte dos soldados britânicos foram detidos no último sábado.
Brown com Durão Gordon Brown afirmou que apoia a candidatura de José Manuel Durão Barroso a um segundo mandato como presidente da Comissão Europeia. «Vamos apoiá-lo não só enquanto actual presidente da Comissão Europeia mas também na eleição do próximo presidente da Comissão Europeia».
Endividamento das famílias pode levar a depressão económica muito grave O Reino Unido corre o risco de entrar numa grave depressão económica em virtude do alto nível de endividamento de muitas famílias, alertou o Banco (Central) da Inglaterra no seu relatório trimestral. O banco teme os efeitos que um crescente processo de deflação possa ter sobre a economia, já que o tamanho das dívidas das famílias, que são fixas, poderia aumentar em relação ao restante dos preços. Enquanto a inflação facilita o pagamento da dívida, a deflação tem o efeito contrário, algo que é particularmente grave no caso das famílias do Reino Unido. O endividamento privado cresceu 165% desde 1997, ano no qual o Partido Trabalhista - do qual faz parte o
actual primeiro-ministro, Gordon Brown - chegou ao poder. Em média, cada família deve actualmente 60 mil libras (66 mil euros). Além disso, os consumidores são prejudicados pelos altos juros que os bancos cobram por empréstimos, independentemente dos esforços do Governo para estimular a concessão de crédito associados a medidas para a recuperação do sector financeiro. Numa tentativa de suavizar os efeitos da crise, o Banco da Inglaterra emitiu mais dinheiro este mês para dar mais liquidez à economia. O banco derrubou a taxa básica de juros para 0,5% e comprometeu-se a emitir 150 biliões de libras para a compra de títulos da dívida pública e privada.
Músicos apoiam downloads ilegais Músicos como Billy Brag, Ed O `Brien (Radiohead) e Dave Rowntree (Blur) assumiram que todos aqueles que fizeram downloads ilegais não deverão ser punidos. A declaração saiu do primeiro encontro da Featured Artists Coalition, em Londres. Kate Nash, Robbie Williams, Mick Jones e os White Lies também estiveram presentes. Billy Bragg assumiu ao jornal Independent que «os artistas votaram contra a penalização de downloads ilegais». O cantautor queixou-se de uma indústria que ainda «ainda anda atrás de quem descarrega música».
GOVERNO VAI ESTUDAR INICIATIVA
Preço mínimo para bebidas alcóolicas O Governo britânico vai estudar uma iniciativa que propõe fixar um preço mínimo para as bebidas alcoólicas, com o objectivo de combater o abuso do consumo de álcool no país. A proposta de Liam Donaldson, assessor que teve papel fundamental na elaboração da lei que proíbe fumar em lugares públicos, determinaria que uma lata de cerveja não poderia ser vendida por menos de 1 libra e que uma garrafa de vinho não deveria custar menos de 4 libras. Donaldson, que incluirá a sua recomendação no relatório anual publicado pelas autoridades de saúde britânicas, afirma que esta política de preços diminuirá o consumo em 7%. Um porta-voz do Departamento de Saúde disse à “BBC” que não se descartou “empreender acções sobre o álcool barato. Claramente, está relacionado com um maior consumo por parte das pessoas e com o consequente dano que isso causa à sua saúde”. PUB.