12
15 Maio 2009
PORTUGAL Cristo Rei com nova iluminação O Santuário do Cristo Rei pretende que o monumento tenha um novo sistema de iluminação até ao Natal. A obra, que está orçada em 248 mil euros, será comparticipada pelas Câmaras de Lisboa e de Almada. “Queremos que, mesmo já de noite, o Cristo Rei possa ser uma imagem forte nas duas cidades que abraça”, afirma Francisco Mendes, padre do Santuário do Cristo Rei. “Além de ser pouco eficiente, a iluminação que o monumento tem hoje em dia não abrange algumas zonas da figura, como a face, por exemplo”, explica.
Euribor a descer As taxas Euribor, praticadas nos empréstimos entre bancos, voltaram a descer em todos os prazos. Segundo o “fixing” diário da federação, a taxa Euribor a três meses recuou 0,010 pontos percentuais, para 1,281 por cento, registando a décima terceira sessão consecutiva de queda.
PS quer campanha igual à de Obama O PS contratou os serviços da Blue State Digital, a empresa que desenvolveu a vertente online e multimédia da campanha de Obama. O Twitter vai ser uma das apostas na campanha de Sócrates para as próximas legislativas. Segundo o jornal «i», o gabinete do primeiro-ministro diz que quer adoptar um conceito de proximidade utilizado na campanha de Barack Obama. O anúncio oficial com a empresa só será feito no final de Junho. Novos militantes, cimentar simpatias e garantir presenças nas actividades da campanha socialista, são alguns dos objectivos.
POR CAUSA DO DESEMPREGO
Terreiro do Paço para peões
Privilegiar a circulação de peões em detrimento de automóveis na Praça do Comércio é o grande objectivo da sociedade Frente Tejo, responsável pela renovação da Frente Ribeirinha de Lisboa. Para além de reduzir em cerca de 30% a circulação automóvel, nomeadamente com a supressão de veículos nas alas nascente e poente, o projecto prevê o alargamento de todos os passeios. PUB.
Sócrates com insónias O primeiro-ministro revelou, esta terçafeira, que tem momentos de “angústia” e de falta de sono por causa do desemprego, a sua única prioridade neste momento. José Sócrates garantiu ainda, segundo o “site” da rádio TSF, que o Governo vai vencer a actual crise como venceu outras. O chefe do Governo, que falava na inauguração do Centro Social Paroquial de Lorvão, em Penacova (Coimbra), disse que nada o move mais do que o problema do desemprego. “Acredite, também tenho os meus momentos de angústia e também tenho os meus momentos em que não durmo a pensar nisso e sei bem o que isto significa em todo o mundo. O desemprego cresce em Portugal como cresce em todo o lado e o nosso dever é combater isso”, salientou, ao dirigir-se ao prelado local. “Vamos vencer esta crise tal como vencemos outras no passado”, salientou o primeiro-ministro. Sócrates disse ainda que o Governo está a fazer “contratos com instituições privadas de solidariedade social para que os desempregados” trabalhem nesses locais,
acrescentando que, com isso já foi possível tirar do desemprego “20 mil portugueses”. O chefe do Governo reiterou ainda a importância do investimento em equipamentos sociais para melhorar a justiça e solidariedade social, para dinamizar a economia e criar emprego.
Presidente da CIP defende adiamento do TGV O presidente da CIP, Francisco Van Zeller, defendeu o adiamento do projecto do TVG Lisboa-Porto por dez anos, mas insistiu que devem ser encontradas alternativas para resolver o isolamento do Porto. A ligação Lisboa-Porto em alta velocidade não deve ser uma das prioridades do país em período de crise, defendeu o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller. O projecto deve ser “sem dúvida adiado, pelo menos por dez anos”, disse Van Zeller, que insistiu, no entanto, na necessidade de se encontrarem alternativas para resolver o isolamento do Porto.