Jose Teixeira Stj Bancoop

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Jose Teixeira Stj Bancoop as PDF for free.

More details

  • Words: 401
  • Pages: 2
Superior Tribunal de Justiça EDcl no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.053.459 - SP (2008/0116876-0) EMBARGANTE ADVOGADOS EMBARGADO ADVOGADO

: COOPERATIVA HABITACIONAL DOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO - BANCOOP : DANIEL DE LIMA CABRERA GLEZIO ANTÔNIO ROCHA : JOSÉ TEIXEIRA DA FONSECA E OUTRO : JORGE PAPARELLI E OUTRO(S)

DECISÃO Embargos de declaração opostos contra decisão nestes termos: "Não há nos autos cópia da procuração outorgando poderes à advogada subscritora do agravo de instrumento, Dra. Lilian Cristina Possato. Na instância especial, é inexistente o recurso interposto por advogado sem procuração nos autos (Súmula 115). Não conheço do agravo de instrumento." ( fl. 185)

Nos declaratórios sustenta-se, em resumo, que "[...] não há nos autos procuração outorgando poderes a advogada subscritora do presente agravo de instrumento, a Dra. Lilian Cristina Possato, porém a Egrégia Turma olvidou-se de que o segundo subscritor, Dr. Daniel de Lima Cabrera, está devidamente representado nos autos, bem como sua respectiva assinatura também encontra-se firmada, não havendo motivos para não conhecimento do agravo de instrumento." DECIDO: Não há vício declaratório na decisão embargada, mas inconformismo por parte da embargante. Constata-se que a Dra. Lilian Cristina Possato, no momento da interposição do agravo de instrumento, não estava habilitada a atuar no feito, conforme reconhecido pela própria embargante. Esta Corte entende que o advogado subscritor do agravo de instrumento deve ter poderes constituídos no processo no momento da interposição do recurso dirigido à instância superior. Neste sentido: AgRg no REsp 877.302/HERMAN; AgRg no Ag 752.105/FUX; e AgRg no AgRg nos EDcl nos EDcl no REsp 662.646/FALCÃO. Apesar de o subscritor do presente recurso (Dr. Daniel de Lima Cabrera) estar devidamente representado nos autos, ao contrário do que alega, não há sua assinatura na petição inicial do agravo de instrumento, o que torna juridicamente inexistente a sua representação. Pode até não concordar a ora embargante com tal decisão, mas contradição, omissão ou obscuridade, não há.

Documento: 4114097 - Despacho / Decisão - Site certificado - DJ: 04/08/2008

Página 1 de 2

Superior Tribunal de Justiça A bem da verdade, estes embargos visam apenas desconstituir a conclusão do julgamento anterior. Têm nítidos efeitos infringentes. Ocorre que os declaratórios são apelos de integração, não de substituição (EDcl no REsp 9.770/HUMBERTO). Rejeito os embargos de declaração. Brasília (DF), 16 de julho de 2008.

MINISTRO HUMBERTO GOMES DE BARROS Presidente

Documento: 4114097 - Despacho / Decisão - Site certificado - DJ: 04/08/2008

Página 2 de 2

Related Documents