Cubismo

  • Uploaded by: wagnerboamorte6160
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Cubismo as PDF for free.

More details

  • Words: 888
  • Pages: 20
CUBISMO 1907/1914

Historicamente, o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.

Paul CÉZANNE preocupa-se com a estrutura da composição e simplifica a natureza em formas geométricas. Preconiza assim, o Cubismo.

OS CUBISTAS . . . •

Foram mais longe do que Cézanne e passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. (É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas).



Tentam representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas.



Não representam, mas sugerem a estrutura dos corpos ou objetos.



(Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.)

Principais características •

Geometrização das formas e volumes;



Procurava situar a forma no espaço sem empregar a ilusão da perspectiva (profundidade conseguida pela superposição dos planos. Busca da quarta dimensão);



O claro-escuro perde sua função;



Representação do volume colorido sobre superfícies planas; Sensação de pintura escultórica;

• •

Cores que vão do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

RETRATO DE AMBROISE VOLLARD, Pablo PICASSO – 1910 Pushkin State Museum of Fine Arts, Moscou

O cubismo dividiu-se em dois focos de pesquisa •







Cubismo Analítico (1907-1911) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Coloca na pintura a representação do tempo – a quarta dimensão – é como se o espectador girasse ao redor dela. As cores eram pobres e fortes: preto, cinza, marrom e ocre.

A fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

O segundo foco •





Cubismo Sintético (1911) – reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Picasso e Braque passaram a introduzir no cubismo colagens de letras, tecidos, jornais, envelopes, selos, baralhos, embalagens de cigarro e outros elementos da vida diária (precursora da Pop Art). Procuravam, com isto, colocar símbolos da vida em uma obra que se afastava da figura humana. A decomposição da forma era menos fragmentada. Reunidas, as partes formavam uma síntese de elementos, embora a figura continuasse geometrizada e vista de um só ângulo. Era uma tentativa de tornar as figuras novamente reconhecíveis.

Principais artistas: Picasso, Braque, Joan Grés, Léger, Lhote, Severini, Picabia, Fresnay, Villon, Marcel Duchamp e outros.







Pablo Picasso - (1881-1973) Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: FASE AZUL (1901-1904) – representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo; composições monocromáticas. Temas: Miséria e o desespero humanos;

O EQUILIBRISTA DA BOLA





Fase Rosa (1904-1907), o amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e eróticos; Com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim.

Les Demoiselles d’Avignon • Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, começa a elaborar a estética cubista que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruição de harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade; • Essa tela subverteu o sentido da arte moderna com a declaração de guerra em 1914, quando chega ao fim a aventura cubista.

Podemos destacar o mural Guernica, que representa, com veemente indignação, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em abril de 1937, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.

P i c a s s o

Georges Braque (1882-1963 - 81 anos) • Pintor e escultor francês juntamente com Pablo Picasso inventaram o Cubismo. • A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1889, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e cores puras (fovismo).

Braque

NATUREZA MORTA OU LE JOUR

Tarsila do Amaral (1886 - 1973) •

Apesar de não ter exposto na Semana de 22, colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras indicadoras de novos rumos. • Em 1928, deu início a uma fase chamada Antropofágica. • “Abaporu” - segundo a artista é de origem indígena e significa “Antropófago”.

Também usou de temática social nos seus quadros como na tela Operários.

Tarsila do Amaral

Rego Monteiro (1899-1970) • Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. • Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre a França e o Brasil.

Rego Monteiro

• Referências: Sites educação, Graça Proença, História da Arte, • Aula elaborada pelo Arte-educador Wagner Bôa Morte – Brasília, DF.

GUERNICA (1937) – Pablo Picasso – mural (350,5 x 782,3)

Related Documents

Cubismo
June 2020 2
Cubismo
June 2020 3
Cubismo
June 2020 3
Cubismo
May 2020 2
Cubismo
April 2020 3

More Documents from "juan"

April 2020 6
April 2020 2
May 2020 5
December 2019 5