Conhecendo O Lied

  • Uploaded by: flaviaramos
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Conhecendo O Lied as PDF for free.

More details

  • Words: 1,727
  • Pages: 29
Conhecendo o LIED

SEDE-NTE / Multiplicadores e Dinamizadores

PTE Dinamizadores

RTEE PTE - POLO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

RTEE – RECURSOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ESCOLA

Apresentação • Novas ações governamentais apontam para um volume significativo de recursos que serão disponibilizados à rede pública de ensino em todo o país. • Programas dos Governos Federal e Estadual deverão multiplicar rapidamente a quantidade de máquinas e equipamentos instalados em escolas públicas estaduais e municipais. • A boa gestão de tais recursos não pode mais prescindir de informações precisas e atualizadas, guardadas com segurança e acesso facilitado. • Responsável pela coordenação da implantação desses recursos, bem como pela orientação pedagógica de sua utilização, a CTED define seu novo Modelo Organizacional.

Distrito de Tecnologia Educacional  Distrito de Tecnologia Educacional – DTE É uma região do Estado, composta por um ou mais municípios, onde a CTED coordena: a) Um Núcleo de Tecnologia Educacional –NTE; b)Todos os PTEs ( antigos TELEPOSTOS) com sede em alguns destes municípios; c)Todos os LIEDs ou outros ambientes com recursos de Tecnologia Educacional instalados por programas dos GovernosEstadualouFederal.  Centro de Telemídias Um NTE e um PTE sediados num mesmo local passam a funcionar de forma integrada como Centro de Telemídias. A CTED providenciará para que cada DTE tenha seu Centro de Telemídias.  Sede do Distrito – cada DTE terá sede no seu Centro de Telemídias.

Equipes de Trabalho O pessoal responsável pela gestão dos recursos estará subdividido em equipes da seguinte forma: a) Equipe da CTED – com base no Rio de Janeiro, composta pelos assistentes da CTED; b) Equipes dos Distritos – com base nos NTEs e PTEs é composta por: Multiplicadores de Tecnologia Educacional; Dinamizadores; Técnicos de Suporte; Apoio Administrativo. c) Equipes de Operação – com base nos pontos de operação (escolas, Ongs, outros) é composta por: Dinamizadores (quando houver); Administradores de Ponto de Presença GESAC; Outros (conforme cada situação).

Níveis de Gestão Controle Informatizado 





Nível Estratégico A CTED responde pelo planejamento e direção das ações em todo o Estado e pela implantação das políticas governamentais em todos os níveis; Nível Gerencial Cada DTE terá um Coordenador, subordinado à CTED, respondendo pelo planejamento e direção dos trabalhos na área de abrangência de seu DTE, inclusive pela gerência dos recursos instalados no NTE, nos PTEs e nos Pontos de Operação; Nível Operacional Todas as pessoas que atuam nos Pontos de Operação, coordenando a utilização de recursos de Tecnologia Educacional de programas governamentais estarão subordinados à coordenação das equipes de nível gerencial.

SAPI Sistema de Administração e Publicação de Informações Atividade Fim Orientar a utilização de Recursos de Tecnologia Educacional como instrumentos de apoio na construção do conhecimento, de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos.  Atividade Meio Administração dos processos de implantação dos recursos e das rotinas de trabalho das pessoas envolvidas. Retorno: Informações precisas e atualizadas que permitam reavaliar políticas e orientar novas tomadas de decisão.  AFunção do SAPI Disponibilizar formas de comunicação entre as equipes para viabilizar retorno rápido e minimizar o tempo necessário para Atividade Meio. Desta forma as equipes terão mais tempo e motivação para concentrar atenção na Atividade Fim.

SAPI Sistema de Administração e Publicação de Informações Procedimentos Básicos 1 - Cadastros Permanentes – Cadastros Pessoais – Cadastros de Escolas • Dados da Escola • Sala do LIED • Equipamentos – Outros

2 - Registros de Rotina Uso Diário do LIED; Catálogo de Links; Catálogo de Atividades; RACs e RAVs; Cadastro de Professores no SAPI;Outros

3 - Cursos & Turmas – Cadastro de Turmas; Avaliação de Cursistas; Emissão de Certificados

O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

A idéia fundamental do ProInfo é promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas de todo o Brasil.

A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou uma revisão do ProInfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº. 6.300, de 12 de dezembro de 2007, postula a integração e articulação de três componentes:

a)

a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à internet – banda larga);

b) a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC); c) a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola etc.

Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos. •Cursos de capacitação •Portal do Professor – MEC http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ •Conexão Professor – SEEDUC www.conexaoprofessor.rj.gov.br •Conexão Aluno – SEEDUC www.conexaoaluno.rj.gov.br

PTE – Pólo de Tecnologia Educacional

• • • • • •

Capacitação Gerenciamento Abrangência municipal Verba própria TV Escola e Salto para o Futuro Acervo

ATIVIDADE 1 • Vamos ligar o computador? • Acostume-se a sempre ligar primeiro o estabilizador, dispositivo destinado a proteger seus equipamentos contra interferência e variações nos níveis de tensão da rede elétrica. • Só então localize o símbolo de energia e clique no botão de liga/desliga no gabinete, no monitor.

ATIVIDADE 2 • Vamos fazer o login? • Nome do usuário: aluno • Senha:aluno • OBS: A senha, deverá OBRIGATORIAMENTE ser composta por caracteres alfa numéricos, ou seja, apenas letras e números. Não use acentos, pontos, vírgulas e nenhum outro tipo de caractere. • Uma vez “logado”, você passa a ser identificado no sistema, podendo utilizar os recursos disponíveis.

• O Sistema Operacional é o principal programa do computador. Pode-se dizer que ele é o elo de ligação entre o homem e a máquina. Esse sistema permite o funcionamento do hardware e a sua comunicação com os demais softwares do computador. • Existem diferentes sistemas operacionais. Muitas pessoas em suas residências e até mesmo no ambiente de trabalho usam o Windows. Entretanto, os laboratórios montados pelo PROINFO integram programas governamentais de uso de software livre e passam a utilizar o sistema operacional Linux Educacional, desenvolvido especialmente para uso de professores, gestores e alunos da rede pública de ensino. • OBS: Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido.

Ao se logar no Linux Educacional 3.0 você terá a seguinte tela:.

Barra de conteúdos educacionais do MEC Acesso a obras literárias disponíveis através do portal Domínio Público, vale salientar que estes devem estar instalados no computador e não está disponível no CD de instalação, portanto, devem ser baixados pela internet; Acesso aos vídeos educacionais do canal TV Escola, vale salientar que estes devem estar instalados no computador e não está disponível no CD de instalação, portanto, devem ser baixados pela internet; Acesso aos softwares educacionais padrão do Linux Educacional 3.0. Estes podem ser acessados pelo menu Iniciar; Acesso aos softwares utilitários padrão do Linux Educacional 3.0, como editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentações, etc. Estes também podem ser acessados pelo menu Iniciar; Acesso aos softwares ferramentas padrão do Linux Educacional 3.0, como editor de texto simples, calculadora, etc. Estes também podem ser acessados pelo menu Iniciar.

Barra de menu

Relógio do sistema: permite alterar o fuso a hora e a data do sistema.

horário,

Status da conexão de rede: exibe o IP e o nome da conexão de rede. Controle de áudio: Permite aumentar ou diminuir o volume do computador. Lixeira: Mostra os arquivos excluídos que estão na pasta lixeira. Mozila Firefox: Navegador de internet.

Pasta de rede: Acesso rápido a pasta de rede. Menu sistema: Acesso rápido as pasta do usuário. Área de trabalho: Mostrar a área de trabalho.

Menu Iniciar: Acesso a programas configurações do sistema, e muito mais.

e

Explorando o Menu Iniciar O menu Iniciar é subdividido em submenus de acordo com as características de cada comando:

Vejamos os submenus: ●Ferramentas de Acesso a Conteúdos: ●Programas Educacionais: contém softwares educativos Linux Educacional 3.0: Ambiente Gráfico KDE 7 w w w . l i n u x e d u c a c i o n a l . c o m . b r www.rafaelnink.com ●Ferramentas de Produtividade: neste podemos encontrar programas de edição de texto, planilhas, apresentações, etc. ●Gráficos: programas mais voltado para imagens ●Internet: encontramos programas de navegador, discador, etc. ●Multimídia: programas para ouvir músicas, vídeos... ●Sistema: programas voltados para a configuração do sistema. ●Utilitários: programas diversos para arquivos e pequenos editores de texto.

●Executar Aplicativos Windows (Wine): ●Adicionar e Remover Programas (Adept): permite adicionar e remover programas ●Configurações do Sistema: ●Procurar arquivos ou pastas: mostra a ajuda do Linux educacional ●Centro de Controle: acesso as configurações do sistema ●Ajuda: ●Executar Comando...: Executa comandos rápidos como, por exemplo, abrir um programa específico. ●Trocar de Usuário: permite realizar a troca de usuários. ●Bloquear Sessão: apenas trava a sessão para ninguém ter acesso. ●Fechar Sessão: desliga ou reinicia o computador.

Observe que o Linux usa o pacote escritório BrOffice.org

Clique em ferramenta de produtividade e explore o : • Editor de textos – Writer • Editor de slides – Impress • Editor de planilhas – Calc Volte ao MENU e entre na Internet • Navegador Web Mozila Firefox

Desligando/Reiniciando o computador  

Como vimos anteriormente o Linux traz no menu Iniciar os submenus: Trocar de Usuário, Bloquear Sessão e Fechar Sessão. Para desligar ou reiniciar o computador clique no menu Iniciar e clique em Fechar Sessão. 

Após clicar em Fechar Sessão surgirá a seguinte tela:

Clique na opção desejada (Desligar ou Reiniciar o computador) ou clique em Cancelar.

Recomendações Importantes • Desligue o estabilizador somente do computador que você esta usando. • Não toque nos equipamentos que você desconhece o uso; • Não desligue o Nobreack; • Não desligue nenhuma tomada da parede.

Lembretes • Não permita comida ou bebida no ambiente do Lied; • Faça agendamento de suas aulas com antecedência; • Planeje suas aulas de acordo com o nº de máquinas disponíveis no Lied; • Acompanhe sempre sua turma ao laboratório.

Fontes: Rafael Nink de Carvalho http://www.linuxeducacional.com/mod/data/view.php?d=2&rid=27 Coordenação de Tecnologia Educacional - CdTE Sistema de Administração e Publicação de Informações - SAPI http://www.cted.educacao.rj.gov.br/

Related Documents


More Documents from "Amandio Filho"

May 2020 2
Conhecendo O Lied
May 2020 12
April 2020 3
May 2020 2