CNASTI A CNASTI (Confederação Nacional de Acção Sobre o Trabalho Infantil) é uma associação privada sem fins lucrativos, que reúne 13 organizações ligadas à acção católica, ao movimento sindical e à sociedade civil, cada uma com o seu quadro de preocupações e finalidades próprias, mas que na CNASTI, assumem um objectivo comum: combater o trabalho infantil, enquanto exploração e dar apoio à formação da criança com vista ao seu futuro. Surgiu a partir da constatação de situações graves de exploração de mãode-obra infantil, detectadas no Vale do Ave, por várias organizações, nos finais dos anos 80. Porém a sua constituição jurídica data de 29 de Abril de 1994, publicada em D.R. n.º 150 III Série de 01 de Julho de 1994. É declarada Pessoa Colectiva de Utilidade Pública a 20 de Novembro de 2002, publicada em D.R. II Série, n.º 268. Nos últimos anos, a CNASTI tem vindo a desenvolver a sua actividade visando formar, manter e reforçar uma rede de contactos, quer com o cidadão comum, quer com organizações governamentais e não governamentais, no intuito de estabelecer novas parcerias, e contribuir para um diagnóstico mais aproximado e completo do fenómeno do trabalho infantil, bem como, a procura de soluções criativas e eficazes para o seu combate, articulando-as no tecido social português, em toda a sua complexidade e estabelecendo uma ligação em rede ao resto do mundo.
OS objectivos da CNASTI A CNASTI tem como objectivos fundamentais, combater o trabalho infantil, enquanto exploração, e apoiar a formação da criança com vista ao seu futuro. Para a realização destes objectivos a CNASTI propõe-se a: a) Combater as causas que permitem a proliferação do trabalho infantil, nomeadamente as sociais, culturais e económicas; b) Combater todas as formas de trabalho infantil, protegendo a criança nas diversas dimensões; c) Organizar e desenvolver acções, isolada ou conjuntamente com outras organizações, no combate ao trabalho infantil. d) Contribuir para a divulgação dos Objectivos do Milénio (Objectivo 2015 das Nações Unidas) – particularmente os que dizem respeitos às crianças; e) Tornar a CNASTI mais forte, mais participada e sustentável financeiramente;
f) Fortalecer os laços e parcerias com organizações congéneres, particularmente com a Coligação Portuguesa para a Campanha Global pela Educação, a qual a CNASTI é fundadora.
Estratégias A CNASTI ao longo dos anos, desenvolveu diversas estratégias, não só de combate mas também de sensibilização e prevenção de casos de trabalho infantil junto da população. Essas estratégias são: •
•
• • • •
Campanhas de sensibilização e informação sobre todas as questões que envolvem o problema da exploração do trabalho infantil, pela manutenção de uma Exposição Itinerante, dinamização das Assembleias de Crianças, dos Encontros de Reflexão, da Animação de Rua, de Palestras, Conferências e/ou Colóquios; Sinalização de situações de exploração de trabalho infantil através da Linha Verde - 800 20 76 serviço anónimo ao público em geral - de denúncia e encaminhamento de casos concretos de crianças que trabalham; Colaboração com Universidades e outras Instituições de Educação, nomeadamente, na realização de estudos, participação em debates e conferências e na orientação de estágios; Trabalho em rede com organizações internacionais, em particular com as ONG's ligadas à MARCHA GLOBAL contra o trabalho infantil; Parcerias com Instituições governamentais e não governamentais que realizem trabalhos nesta área; Centro de documentação sobre a temática do trabalho Infantil, contendo documentos, dossiers de imprensa, bibliografia especializada, trabalhos académicos e demais literatura cinzenta.