UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
PLANO DE ENSINO
CÓDIGO/DISCIPLINA BIB03085 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO A – turma B PRÉ-REQUISITOS DOCENTE BIB03077
Valéria Regina Abdalla Farias
ETAPA ACONSELHADA 3 etapa
CRÉDITOS/CARGA HORÁRIA
PERÍODO LETIVO 2009/2
HORÁRIO
03cr/45h/a
Terça-feira – 14h30min
NATUREZA Obrigatória SÚMULA Informação: conceito, tipologia, ciclo e canais de comunicação. Os paradigmas teóricos das Ciências da informação. Ciência da informação no contexto atual.
1 OBJETIVOS
• • • • •
Compreender o campo da Ciência da Informação: conceitos e paradigmas; Identificar as principais tendências da Ciência da Informação no contexto atual; Analisar a informação na sociedade contemporânea; Relacionar Museologia e Ciência da Informação; Analisar a informação em museus e seus processos de comunicação.
2 COMPETÊNCI AS E H ABILID ADES Desenvolver raciocínio crítico em relação aos fatos, acontecimentos e as formas de produção cientifica. Refletir sobre as formas de produção do conhecimento e seu vínculo com a realidade social.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A) A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CONCEITOS, TEMÁTICAS E HISTÓRIA B) INFORMAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE C) INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO EM MUSEUS 4 METODOLOGIA Discussão de textos, avaliações individuais e/ou em grupo e visitas a instituições museológicas e afins.
5
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES D) APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA – 01 dia E) A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: CONCEITOS, TEMÁTICAS E HISTÓRIA - 03 dias F) INFORMAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE - 03 dias G) INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO EM MUSEUS – 07 dias H) RECUPERAÇÃO – 01 dia para avaliação
6 EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM Exercícios individuais e em grupo sobre o conteúdo, visitas técnicas. 7 AVALIAÇÃO 7.1 Procedimentos
A avaliação será realizada no decorrer do semestre letivo através da realização de prova e/ou trabalhos individuais e/ou em grupos, participação nas aulas, cumprimento de datas de entrega dos trabalhos. 7.2 Critérios
CONCEITOS
OBJETIVOS ALCANÇADOS
A B C D
PLENAMENTE, COM AVANÇOS PLENAMENTE PARCIALMENTE MUITO PARCIALMENTE
7.3
QUALIDADE DE ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS ALCANÇADOS EXCELENTE SUFICIENTE SUFICIENTE INSUFICIENTE
Atividades de Recuperação O aluno com conceito final D realizará uma avaliação escrita.
8 BIBLIOGRAFIA 8.1 Bibliografia Básica LE COADIC, I. F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. MIRANDA, Antonio. Ciência da Informação: teoria e metodologia de uma área em expansão. Brasília : Thesaurus, 2003. CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção , montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
8.2 Bibliografia Complementar CADERNO de diretrizes museológicas I. 2ª. Ed. Brasília: Ministério da Cultura / IPHAN / DEMU; Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura / Superintendência de Museus. 2006. Cadernos de Sociomuseologia, ULHT. CHAGAS, M. S. Museália. 1. ed. Rio de janeiro: JC Editora, 1996. v. 1. 121 p. AQUINO, Míriam de Albuquerque. O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Ed. Universitária /UFPB, 2002.
ARAÚJO, Carlos Alberto A. A Ciência da Informação como Ciência Social. Ciência da Informação, v. 32, n.3, 2003. http://www.ibict.br/cienciadainformacao. BARRETO, Aldo. Os destinos da Ciência da Informação: entre o cristal e a chama. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 1, n.1. Curso de mestrado em Ciência da Informação. CMCI/UFPB,1991. CAPURRO, Raphael. Epistemologia e Ciência da Informação. V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação-ENANCIB. Conferência de abertura. Anais. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2003, 19p. CASTELS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder.Rio de Janeiro: Record, 2003, p.255-289 SILVA, Armando Malheiro da. A informação: da compreensão do fenômeno e construção do objeto científico. Porto/Portugal: Edições Afrontamento, 2006. MENESES, Ulpiano Bezerra de. O museu e o problema do conhecimento. In: Anais do IV Seminário sobre museus–casa: pesquisa e documentação. Rio de Janeiro: FCRB, 2002 MENESES, Ulpiano Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da história: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista. São Paulo: Nova Série. v. 2, jan. / dez. 1994 INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL; Departamento de Museus e Centros Culturais. MUSAS – Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN. , n. 2, 2006.