Fundamentos Da Economia Politica

  • Uploaded by: Marcelo de Andrade Maciel
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Fundamentos Da Economia Politica as PDF for free.

More details

  • Words: 1,422
  • Pages: 24
ECONOMIA POLÍTICA

Baseado na Obra: Fundamentos de Economia Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos Manuel E. Garcia

ECONOMIA POLÍTICA

- Introdução`a Economia

Introdução; O Crescente interesse pela Economia Crescimento X Desenvolvimento Alguns problemas econômicos Definições de Economia A Relação entre Economia e outras ciências (Direito).

ECONOMIA POLÍTICA

O Crescente interesse pela Economia A Economia é uma ciência relativamente nova; somente a partir do séc.XVIII é que a mesma despertou como ciência. • Grandes guerras: Organização das estruturas de produção dos países em apoio aos esforços de guerra. No Pós-guerra, as nações buscaram o equilíbrio macroeconômico, interessadas no restabelecimento da economia e do emprego.

ECONOMIA POLÍTICA

O Crescente interesse pela Economia • Grande Depressão de 1930: Abalou todo o sistema econômico ocidental gerando grande recessão e desemprego. Isso gerou a busca constante de políticas econômicas de estabilização em épocas de crises e de políticas de crescimento econômico. • Busca do Desenvolvimento econômico: aproximadamente 3/4 da população mundial é subdesenvolvida e pobre.

ECONOMIA POLÍTICA

Crescimento X Desenvolvimento • Crescimento econômico: Fatores Quantitativos; crescimento do produto, do emprego,aumento da renda. • Desenvolvimento econômico: Fatores Qualitativos Combinação de mudanças culturais (mentais) e sociais de uma população que a tornam apta a fazer crescer seu produto econômico. Desenvolvimento Econômico – estuda modelos de desenvolvimento que levem à elevação do padrão de vida (bemestar) da coletividade. Questões estruturais, de longo prazo (crescimento da renda per capita, distribuição de renda, evolução tecnológica).

ECONOMIA POLÍTICA Alguns Problemas Econômicos: - Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação ? - Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior à do paulista ? - Como pode uma desvalorização cambial conduzir a uma melhoria na balança comercial e uma redução do salário real ? - Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança ?

ECONOMIA POLÍTICA Cont... - Por que a taxa de juros de mercado e o preço esperado de venda do produto são dados importantes para as decisões de investimento das empresas ? - Por que a renda dos agricultores se eleva quando ocorre uma estiagem que reduz a produção ? - Por que a alta de preço do cafezinho reduz a demanda de açucar ? - Por que estudar economia quando o lazer é mais atraente ?

ECONOMIA POLÍTICA

Economia: sua concepção: A economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social. Apesar da tendência atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenômenos econômicos é quase impossível se fazer análises puramente frias e numéricas, isolando as complexas reações do homem no contexto das atividades econômicas.

ECONOMIA POLÍTICA Definições de Economia Deriva do grego: Oikos – casa, Nomos –Lei Lei da casa - “aquele que administra o lar”. - É a ciência que estuda a escassez. - É a ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens e serviços. - A Economia estuda a forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.

ECONOMIA POLÍTICA Definição de Escassez A maioria das pessoas deseja muito mais do que seus recursos lhes permitem. Isso é escassez: as pessoas querem mais do que podem obter com os recursos disponíveis. Não confunda escassez com pobreza. Até mesmo os mais ricos querem mais. E lembre-se: o fato de existir muito pouco de um bem não o torna escasso – ele também precisa ser desejável.

ECONOMIA POLÍTICA Definição - Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. .

ECONOMIA POLÍTICA Metodologia da Economia Elaboração da Ciência econômica: a) Reconhecimento; b)indução; c) Dedução; d) Aplicação. a) Reconhecimento: Método de observação; Método pelo qual os fatos reais são observados, descritos, classificados. b) Método indutivo: Através das observações realizadas (reconhecimento) formulam-se conclusões, teorias, e leis econômicas de ordem geral. -Particular para o geral. - das causas para o efeito. A emissão de moeda ( individual/causa) provoca aumento de preços ( Geral/efeito)

ECONOMIA POLÍTICA Metodologia da Economia c) Método dedutivo: Parte da observação de fatos gerais para o conhecimento de fatos particulares. -Geral para o mparticular; -Dos efeitos para as causas. Ex. No Brasil há inflação (Geral/efeito) devido a Demanda ser maior que a oferta (paticular/ causa) D) Aplicação: a explicação dos fatos por meio da indução e ou dedução levam à formulação de leis e teorias econômicas que são confrontados com a realidade pela sua aplicação. Isto confirma as teorias ou leva a reelaboração das mesmas.

ECONOMIA POLÍTICA A Teoria Econômica • Define princípios, teorias, leis e modelos da economia. A Teoria econômica faz parte da Economia positiva.

ECONOMIA POLÍTICA A Política Econômica • Aplicação da teoria econômica na prática. Atuação sobre a realidade, com três objetivos: Crescimento, Estabilidade e Equitatividade. As proposições da Política Econômica fazem parte da Economia Normativa.

ECONOMIA POLÍTICA Micro e Macroeconomia Microeconomia – é o ramo da Economia que estuda o comportamento dos agentes econômicos individuais (como empresas e familias) ou seja, em nível desagregado Analisa temas como a teoria do consumo, custos, o mercado, A formação de preços, etc. Ex.: O nível de empregos ou de vendas no varejo, numa capital. O efeito de um imposto sobre a venda de cigarros.

ECONOMIA POLÍTICA Micro e Macroeconomia Macroeconomia – estuda o funcionamento da economia Em seu conjunto, como um todo. Se ocupa do aspecto Global do sistema econômico; estuda o funcionamento como um todo; procurando identificar e medir variáveis agregadas da economia. Ex: Determinação do volume da produção total ( PIB), do Crescimento e desenvolvimento econômico; nível geral de Emprego; nível geral de preços (Inflação) etc.

ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: A Autonomia de cada um dos ramos das Ciências Sociais não deve ser confundida com um total isolamento, mas sim observada sob diferentes óticas e investigada em termos não unilaterais.

As manifestações das modernas sociedades encontram-se interligadas.

ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Política

Política é a arte de governar, é o exercício do poder. É natural que este poder (político) tente exercer o domínio sobre a economia. Essa interdependência acentuou-se nos países capitalistas a partir da grande depressão com a maior intervenção do estado na economia. No lado socialista o estado definiu e exerceu todas as questões econômicas uma vez que desempenhou a gestão de todo o sistema empresarial e econômico

ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e História Os próprios sistemas econômicos estão condicionados à evolução histórica da civilização. As idéias que constroem as teorias são formuladas num contexto histórico onde se desenvolvem as atividades e as instituições econômicas. O economista precisa acompanhar as rápidas transformações da humanidade para melhor compreender o presente e poder prever o futuro.

ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Sociologia - A Economia sempre se preocupou com o comportamento De grupos, com mudanças sociais e com as condições de Vida da sociedade. A Economia é uma ciência social. - Quando a política econômica visa atingir os indivíduos de certas classes sociais, interfere diretamente no objeto da sociologia, isto é, a dinâmica da mobilidade social entre as diversas classes de renda. Políticas salariais e gastos sociais ( educação, saúde, transporte, alimentação etc. ) são exemplos que direta ou indiretamente influenciam essa mobilidade.

ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Direito A Economia tem como agentes: as famílias, as empresas, o governo e o exterior. É o direito que define as regras para harmonizar a convivência entre os mesmos pois as esferas de interesses são divergentes. Governo – mais impostos. Empresas - mais lucros. Exterior – mais transferências. Famílias – mais rendas (salários mais altos / preços mais baixos).

ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Direito Outras questões da Economia X Direito Leis Anti-truste: Atuam sobre as estruturas de mercado, assim como o comportamento das empresas. Agências de Regulamentação: Ditam as regras de atuação em determinadas áreas (ex.: petróleo, telecomunicações,etc) Constituição Federal: Determina a competência para execução de política econômica. Estabelece os direitos e deveres dos agentes econômicos.

ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia, Matemática e Estatística A Economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas. Muitas relações do comportamento econômico podem ser expressas através de funções matemáticas. Econometria -> A estratégia de se estimar as relações econômicas, matematicamente formuladas, a partir de fuinções e da minimização dos desvios aleatórios.

Related Documents

Economia Politica
October 2019 31
Economia Politica
December 2019 20
Economia Politica
November 2019 15
Fundamentos De Economia
April 2020 16

More Documents from "Ivonne"

June 2020 5
November 2019 11
Avril In Black
May 2020 10
October 2019 17