ECONOMIA POLÍTICA
Baseado na Obra: Fundamentos de Economia Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos Manuel E. Garcia
ECONOMIA POLÍTICA
- Introdução`a Economia
Introdução; O Crescente interesse pela Economia Crescimento X Desenvolvimento Alguns problemas econômicos Definições de Economia A Relação entre Economia e outras ciências (Direito).
ECONOMIA POLÍTICA
O Crescente interesse pela Economia A Economia é uma ciência relativamente nova; somente a partir do séc.XVIII é que a mesma despertou como ciência. • Grandes guerras: Organização das estruturas de produção dos países em apoio aos esforços de guerra. No Pós-guerra, as nações buscaram o equilíbrio macroeconômico, interessadas no restabelecimento da economia e do emprego.
ECONOMIA POLÍTICA
O Crescente interesse pela Economia • Grande Depressão de 1930: Abalou todo o sistema econômico ocidental gerando grande recessão e desemprego. Isso gerou a busca constante de políticas econômicas de estabilização em épocas de crises e de políticas de crescimento econômico. • Busca do Desenvolvimento econômico: aproximadamente 3/4 da população mundial é subdesenvolvida e pobre.
ECONOMIA POLÍTICA
Crescimento X Desenvolvimento • Crescimento econômico: Fatores Quantitativos; crescimento do produto, do emprego,aumento da renda. • Desenvolvimento econômico: Fatores Qualitativos Combinação de mudanças culturais (mentais) e sociais de uma população que a tornam apta a fazer crescer seu produto econômico. Desenvolvimento Econômico – estuda modelos de desenvolvimento que levem à elevação do padrão de vida (bemestar) da coletividade. Questões estruturais, de longo prazo (crescimento da renda per capita, distribuição de renda, evolução tecnológica).
ECONOMIA POLÍTICA Alguns Problemas Econômicos: - Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação ? - Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior à do paulista ? - Como pode uma desvalorização cambial conduzir a uma melhoria na balança comercial e uma redução do salário real ? - Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança ?
ECONOMIA POLÍTICA Cont... - Por que a taxa de juros de mercado e o preço esperado de venda do produto são dados importantes para as decisões de investimento das empresas ? - Por que a renda dos agricultores se eleva quando ocorre uma estiagem que reduz a produção ? - Por que a alta de preço do cafezinho reduz a demanda de açucar ? - Por que estudar economia quando o lazer é mais atraente ?
ECONOMIA POLÍTICA
Economia: sua concepção: A economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social. Apesar da tendência atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenômenos econômicos é quase impossível se fazer análises puramente frias e numéricas, isolando as complexas reações do homem no contexto das atividades econômicas.
ECONOMIA POLÍTICA Definições de Economia Deriva do grego: Oikos – casa, Nomos –Lei Lei da casa - “aquele que administra o lar”. - É a ciência que estuda a escassez. - É a ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens e serviços. - A Economia estuda a forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.
ECONOMIA POLÍTICA Definição de Escassez A maioria das pessoas deseja muito mais do que seus recursos lhes permitem. Isso é escassez: as pessoas querem mais do que podem obter com os recursos disponíveis. Não confunda escassez com pobreza. Até mesmo os mais ricos querem mais. E lembre-se: o fato de existir muito pouco de um bem não o torna escasso – ele também precisa ser desejável.
ECONOMIA POLÍTICA Definição - Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. .
ECONOMIA POLÍTICA Metodologia da Economia Elaboração da Ciência econômica: a) Reconhecimento; b)indução; c) Dedução; d) Aplicação. a) Reconhecimento: Método de observação; Método pelo qual os fatos reais são observados, descritos, classificados. b) Método indutivo: Através das observações realizadas (reconhecimento) formulam-se conclusões, teorias, e leis econômicas de ordem geral. -Particular para o geral. - das causas para o efeito. A emissão de moeda ( individual/causa) provoca aumento de preços ( Geral/efeito)
ECONOMIA POLÍTICA Metodologia da Economia c) Método dedutivo: Parte da observação de fatos gerais para o conhecimento de fatos particulares. -Geral para o mparticular; -Dos efeitos para as causas. Ex. No Brasil há inflação (Geral/efeito) devido a Demanda ser maior que a oferta (paticular/ causa) D) Aplicação: a explicação dos fatos por meio da indução e ou dedução levam à formulação de leis e teorias econômicas que são confrontados com a realidade pela sua aplicação. Isto confirma as teorias ou leva a reelaboração das mesmas.
ECONOMIA POLÍTICA A Teoria Econômica • Define princípios, teorias, leis e modelos da economia. A Teoria econômica faz parte da Economia positiva.
ECONOMIA POLÍTICA A Política Econômica • Aplicação da teoria econômica na prática. Atuação sobre a realidade, com três objetivos: Crescimento, Estabilidade e Equitatividade. As proposições da Política Econômica fazem parte da Economia Normativa.
ECONOMIA POLÍTICA Micro e Macroeconomia Microeconomia – é o ramo da Economia que estuda o comportamento dos agentes econômicos individuais (como empresas e familias) ou seja, em nível desagregado Analisa temas como a teoria do consumo, custos, o mercado, A formação de preços, etc. Ex.: O nível de empregos ou de vendas no varejo, numa capital. O efeito de um imposto sobre a venda de cigarros.
ECONOMIA POLÍTICA Micro e Macroeconomia Macroeconomia – estuda o funcionamento da economia Em seu conjunto, como um todo. Se ocupa do aspecto Global do sistema econômico; estuda o funcionamento como um todo; procurando identificar e medir variáveis agregadas da economia. Ex: Determinação do volume da produção total ( PIB), do Crescimento e desenvolvimento econômico; nível geral de Emprego; nível geral de preços (Inflação) etc.
ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: A Autonomia de cada um dos ramos das Ciências Sociais não deve ser confundida com um total isolamento, mas sim observada sob diferentes óticas e investigada em termos não unilaterais.
As manifestações das modernas sociedades encontram-se interligadas.
ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Política
Política é a arte de governar, é o exercício do poder. É natural que este poder (político) tente exercer o domínio sobre a economia. Essa interdependência acentuou-se nos países capitalistas a partir da grande depressão com a maior intervenção do estado na economia. No lado socialista o estado definiu e exerceu todas as questões econômicas uma vez que desempenhou a gestão de todo o sistema empresarial e econômico
ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e História Os próprios sistemas econômicos estão condicionados à evolução histórica da civilização. As idéias que constroem as teorias são formuladas num contexto histórico onde se desenvolvem as atividades e as instituições econômicas. O economista precisa acompanhar as rápidas transformações da humanidade para melhor compreender o presente e poder prever o futuro.
ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Sociologia - A Economia sempre se preocupou com o comportamento De grupos, com mudanças sociais e com as condições de Vida da sociedade. A Economia é uma ciência social. - Quando a política econômica visa atingir os indivíduos de certas classes sociais, interfere diretamente no objeto da sociologia, isto é, a dinâmica da mobilidade social entre as diversas classes de renda. Políticas salariais e gastos sociais ( educação, saúde, transporte, alimentação etc. ) são exemplos que direta ou indiretamente influenciam essa mobilidade.
ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Direito A Economia tem como agentes: as famílias, as empresas, o governo e o exterior. É o direito que define as regras para harmonizar a convivência entre os mesmos pois as esferas de interesses são divergentes. Governo – mais impostos. Empresas - mais lucros. Exterior – mais transferências. Famílias – mais rendas (salários mais altos / preços mais baixos).
ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia e Direito Outras questões da Economia X Direito Leis Anti-truste: Atuam sobre as estruturas de mercado, assim como o comportamento das empresas. Agências de Regulamentação: Ditam as regras de atuação em determinadas áreas (ex.: petróleo, telecomunicações,etc) Constituição Federal: Determina a competência para execução de política econômica. Estabelece os direitos e deveres dos agentes econômicos.
ECONOMIA POLÍTICA Autonomia e Inter-relação: Economia, Matemática e Estatística A Economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas. Muitas relações do comportamento econômico podem ser expressas através de funções matemáticas. Econometria -> A estratégia de se estimar as relações econômicas, matematicamente formuladas, a partir de fuinções e da minimização dos desvios aleatórios.