Aprendizagem Cooperativa E Colaborativa

  • Uploaded by: Alex Sandro Coitinho Sant'Ana
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aprendizagem Cooperativa E Colaborativa as PDF for free.

More details

  • Words: 673
  • Pages: 33
Qualquer que seja o sonho de Deus a respeito do homem, nada ocorrerá, a menos que haja cooperação do homem. Stella Terrill Mann

Criado por Alex Sandro C. Sant’Ana - 2006

· Aprendizagem cooperativa ou colaborativa é um processo onde os membros do grupo ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objetivo acordado. A sala de aula é um excelente lugar para desenvolver as habilidades de criação de um grupo do qual se terá necessidade no futuro.

· A aprendizagem cooperativa/colaborativa é interativa; como um membro do grupo, você:

· Desenvolve e compartilha um objetivo comum.

· Compartilha sua compreensão do problema: questões; insights e soluções.

· Responde aos outros, e trabalha para compreender os questionamentos, insights e soluções dos outros. Cada membro permite ao outro falar e contribuir, e considera suas contribuições.

· São responsáveis pelos outros, e os outros são responsáveis por você.

· São dependentes dos outros, e os outros dependem de você.

· O que permite a criação de um bom grupo de aprendizagem?

· As atividades em grupo começam com o treinamento e compreensão dos processos grupais. Um instrutor começa por facilitar a discussão e sugerir alternativas, mas não impõe soluções ao grupo, especialmente àqueles que apresentam dificuldade de trabalhar em conjunto.

· Três a cinco pessoas. Grupos maiores tem dificuldade em manter todo os membros envolvidos.

· O professor designa os grupos. Esses funcionam melhor do que os grupos que se formam por si mesmos.

· Níveis diferentes de habilidades, formação, experiência.

· Cada indivíduo traz força ao grupo.

· Cada membro do grupo é responsável não apenas por dar força, mas também por ajudar os outros a entender a fonte de suas forças.

· Cada membro que está em desvantagem ou não se sinta confortável com a maioria deve ser encorajado e fortalecido proativamente para dar sua contribuição.

· A aprendizagem é influenciada positivamente com a diversidade de perspectivas e experiências aumento de opções para resolução de problema ampliação dos detalhes a serem considerados.

· O compromisso de cada membro com o objetivo que é definido e compreendido pelo grupo.

· Avaliações confidenciais entre pares são uma boa forma de analisar quem está ou não contribuindo.

· Os grupos têm o direito de excluir um membro não cooperativo ou não participante se todos as medidas tomadas foram em vão. (A pessoa excluída então tem que encontrar outro grupo que a aceite).

· Os indivíduos podem sair do grupo se eles acreditarem que estão fazendo a maior parte do trabalho com pouca ajuda dos outros. (Essa pessoa, em geral, pode facilmente encontrar um outro grupo que acolha suas contribuições).

· Princípios e responsabilidades operacionais compartilhados, definidos e concordados por cada um dos membros. Incluem-se neles:

1.O comprometimento em participar, preparar e chegar na hora para as reuniões.

2.Manter discussões e desacordos focados nos temas, evitando críticas pessoais.

3. Ter responsabilidade para a divisão de tarefas e realizá-las a contento Você pode precisar executar as tarefas para as quais tem pouca experiência, sentir-se despreparado, ou até mesmo pensar que os outros poderiam fazer melhor. Aceite o desafio, mas sinta-se confortável para declarar que você pode necessitar de ajuda, treinamento, de um mentor, ou ter que desistir e assumir uma tarefa diferente.

Processo:

· Estabeleça objetivos, defina com que frequência e de que forma você se comunicará, avaliará o progresso, tomará decisões, e resolverá conflitos.

· Defina fontes de informação, especialmente quem pode fornecer diretrizes, supervisão, aconselhamento, e até decisão.

· Esquematize revisão de seu progresso e comunicação para discutir o que está funcionando e o que não está.

· Os grupos com problemas devem ser convidados ou solicitados a encontrar com o instrutor para discutir possíveis soluções.

· * "A aprendizagem cooperativa" é geralmente usada no ensino médio, e "a aprendizagem colaborativa" na educação superior.

· Veja também: " A aprendizagem cooperativa nos cursos té : procedimentos, armadilhas e resultados", Richard M. Felder, North Carolina State University & Rebecca Brent, East Carolina University

Fonte das informações: · http://www.studygs.net

Criado por Alex Sandro C. Sant’Ana - 2006

Related Documents


More Documents from "api-26410707"