Administração da Justiça e Reformas do Poder Judiciário Prof. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo
Condições de Desenvolvimento da Sociologia da Administração da Justiça Condições Teóricas
Desenvolvimento da
Sociologia das Organizações; Foco da Ciência Política no PJ; Desenvolvimento da Antropologia Jurídica.
Condições Sociais • Novos movimentos sociais em luta por direitos sociais; • Eclosão da crise da administração da justiça a partir dos anos 60 (juridificação e judicialização – explosão de litigiosidade)
Temas da Sociologia da Administração da Justiça Acesso à Justiça: obstáculos econômicos, sociais e
culturais; Administração da Justiça enquanto instituição política e profissional: formação, recrutamento e mentalidade dos operadores do direito; Mecanismos de administração de conflitos: Pluralismo jurídico e informalização da justiça.
Indicadores da Crise do Poder Judiciário Acúmulo de processos Morosidade Imprevisibilidade das decisões Altos custos para os cidadãos e para o Estado Paradoxo: Há por um lado uma falta de confiança da
população no judiciário, e por outro um aumento da demanda por justiça, fruto da urbanização, da democratização e da instabilidade legal.
Critérios Sociológicos de Análise do PJ: Imparcialidade
Qualidade das Decisões Agilidade Custos
Áreas de Intervenção: Institucional (independência, autonomia
administrativa, uniformização das decisões, melhoria legislativa) Estrutural (quantidade de juízes e funcionários, informatização, gestão dos serviços cartorários) Procedimental (racionalização dos ritos processuais)
Alternativas quanto à Demanda * Desjudicializar as relações sociais Ex: Divórcio e inventário consensuais (Lei 11.441/07) - A Lei permite que os cartórios de ofícios e notas façam separações consensuais, inventário com partilha de bens consensuais e divórcio direto ou indireto de casais, sem a necessidade de ação judicial. * Criar e jurisdicional
incentivar
alternativas
ao
monopólio
Ex: Arbitragem, Mediação e Conciliação, Justiça Comunitária, Contencioso Administrativo, Juízes de Paz.
Programa “Balcão de Direitos” (VIVA RIO) Criado em 1997, conta hoje com 5 balcões em
prédios comunitários de favelas no Rio de Janeiro Cerca de 100.000 atendimentos realizados Nos primeiros anos, 25% dos serviços prestados versavam sobre ações judiciais em curso; hoje, este número caiu para 15% Questões envolvendo pensão alimentícia, guarda e visita de filhos, vizinhança e defesa do consumidor
Emenda Constitucional nº 45/2004 Tratados e convenções internacionais sobre
direitos humanos são equivalentes às emendas constitucionais. Três anos de atividade jurídica para ingresso em carreiras jurídicas. “Quarentena” de três anos para exercer advocacia. Criação do Conselho Nacional de Justiça, com competência para o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes
Criação do Conselho Nacional do Ministério
Público, com competência para o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público. Incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal em delitos de grave violação aos Direitos Humanos. Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa.
Súmula Vinculante O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por
provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. § 1º A súmula terá por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja controvérsia atual entre órgãos judiciários ou entre esses e a administração pública que acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica.
Onde ir além: Artigo de Maria Teresa Sadek
Site: http://www.scielo.br/ Título: Judiciário: Mudanças e Reformas Livro Boaventura de Sousa Santos
Para uma Revolução Democrática da Justiça