A Biologia E Os Desafios De Actualidade

  • Uploaded by: Miguel
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View A Biologia E Os Desafios De Actualidade as PDF for free.

More details

  • Words: 767
  • Pages: 28
A BIOLOGIA E OS DESAFIOS DE ACTUALIDADE Produção de alimentos e Sustentabilidade

Microbiologia e Indústria alimentar

Louis Pasteur (1822- 1895) Pôs em evidência a actividade dos microrganismos na alteração dos alimentos. A produção de vinho é devida a uma fermentação produzida por leveduras. O azedar do vinho e cerveja é provocado por bactérias. O azedar do leite podia ser evitado.

Microrganismos e área de intervenção

O que são microrganismos

Podem existir sob a forma subcelular. Apresentam geralmente pequenas dimensões. Apresentam baixo grau de diferenciação.

Fermentação e actividade enzimática Processos Fermentativos – Exemplos tradicionais

Metabolismo





Catabolismo Anabolismo (fotossíntese)

Catabolismo

A matéria orgânica vai ser utilizada para a obtenção de energia biologicamente útil - ATP

Reacções de Catabolismo 



Desidrogenações Descarboxilações  Desidrogenações

-

reacções redox  Controlo Enzimático :  Desidrogenases  Descarboxilases

Consequências das reacções redox 



Transferência de electrões. Moléculas aceitadoras de electrões :  NAD+  FAD

Co-enzima NAD

Degradação da matéria

Enquadramento do processo

Glicólise 



Local : Hialoplasma Ocorrências : Oxidação da glicose (6C)  Formação de ácido pirúvico (3C)  Formação de 2 moléculas de NADH  4 moléculas de ATP  Consumo de 2 ATP  Desidrogenações e Descarboxilações 

Fermentação

 

Láctica Alcoólica

Alcoólica 







Forma-se uma molécula de álcool etílico por cada molécula de ácido pirúvico. Cada molécula de ácido pirúvico é descarboxilada (aldeído acético). Ocorrem duas reduções. Não ocorre produção de energia.

Pão 





A fermentação é realizada pela levedura Saccharomyces cerevisiae e a temperatura favorável é de 27°C. O amido da farinha é hidrolisado em açucares simples e posteriormente transformado em CO2 e etanol. O C02 é o produto desejado, uma vez que faz crescer a massa, dando ao pão uma textura porosa. A fermentação inicia-se com a adição das leveduras (fermento de padeiro) e termina quando o calor do forno as mata. O calor provoca a expansão do gás, a evaporação do álcool e dá estrutura ao pão.

Vinho 





A fermentação do açúcar de uvas é realizada por leveduras, principalmente do tipo Saccharomyces cerevisiae, que existem na casca das uvas. As uvas são colhidas, esmagadas e tratadas com compostos de enxofre, que inibem o crescimento de microrganismos competidores das leveduras. As uvas esmagadas formam o mosto, que inicialmente é mexido para provocar a aerificação e o crescimento das leveduras; posteriormente, é deixado em repouso, o que cria condições anaeróbias favoráveis à fermentação. O C02 liberta-se para a atmosfera no decurso da fermentação (o vinho ferve) e a concentração de etanol, que é o produto desejado, vai aumentando. O etanol torna-se tóxico para as leveduras quando atinge uma concentração de cerca de 12% e a fermentação termina.

Libertação de CO2

Cerveja É fabricada com malte (grãos de cevada germinados e secos), outros materiais ricos em amido (como arroz, milho ou sorgo), lúpulo, água e leveduras das espécies Saccharomyces cerevisiae ou Saccharomyces carlsbergensis. Antes de iniciar a fermentação provoca-se a sacarificação (produção de açucares simples a partir do amido) na mistura de cereais. Durante a fermentação, as leveduras convertem os açucares em etanol e CO2 e pequenas quantidades de glicerol e ácido acético. O CO2 é libertado e o álcool atinge uma concentração de cerca de 3,8% do volume. Após a fermentação, a cerveja é armazenada durante alguns meses, durante os quais ocorre a precipitação de leveduras, proteínas e outras substâncias indesejáveis. Por fim, a cerveja é carbonatada, clarificada, filtrada e engarrafada.

Láctica 







Forma-se uma molécula de ácido láctico por cada molécula de ácido pirúvico . O NADH + H+ é utilizado na redução do ácido pirúvico. Ocorrem duas reduções Não há produção de energia

Queijo 



Vários tipos de queijo são produzidos por fermentação levada a cabo por diferentes espécies de bactérias pertencentes aos géneros Propionibacterium, Lactobacillus, Streptococcus e Leuconostoc, em culturas puras ou mistas. As bactérias produzem ácido láctico e outras substâncias que contribuem para o aroma. O aumento da acidez provoca a coagulação das proteínas do leite.

Iogurte 

Produzido por uma cultura mista de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus.

Alimentos probióticos



Fermentação por bifidobactérias

Fermentação acética É assim designada devido às características do produto obtido, no entanto, não é uma fermentação, mas uma oxidação.

Vinagre 



É obtido a partir de materiais contendo açúcar ou amido, como sumo de fruta, vinho ou cereais. A sua produção compreende duas etapas: 1a - Fermentação do açúcar que é convertido em etanol processo anaeróbio realizado por leveduras. 2a - Oxidação do etanol a ácido acético. Reacção aeróbia realizada por bactérias acéticas dos géneros Acetobacter e Glucanobacter.

Related Documents


More Documents from "ANDI Agencia de Noticias do Direito da Infancia"

Se Acerca La Web 3
October 2019 29
Datos Curiosos.docx
June 2020 13
Formacion Del Profesorado
October 2019 37
Mercadillo9
November 2019 27