10 mandamentos para fazer o frango assado perfeito
1. USE BONS INGREDIENTES. Ervas frescas, manteiga de qualidade (jamais margarina) ou azeite são essenciais. E, se possível, use um frango orgânico (mas os de granja também rendem bons assados).
2. PREFIRA LIMÃO. Na hora de temperar, prefira limão ao vinagre. A fruta tem boa acidez e perfuma a carne. O vinagre, mais agressivo, não agrega sabor e pode tirar a suculência.
3. CUIDADO PARA NÃO ROMPER A PELE. Mais do que uma questão estética, a pele protege a carne, retendo a gordura e a umidade. Nunca fure o frango: pelo mesmo buraco onde entram os temperos saem os sucos, o que faz a carne ressecar.
4. LEVE O FRANGO AO FORNO EM TEMPERATURA AMBIENTE Se estiver gelado, haverá choque térmico e há risco de a ave queimar por fora sem cozinhar por dentro.
5. PREAQUEÇA O FORNO EM TEMPERATURA ALTA E VÁ REDUZINDO. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (200°C) e reduza o calor a 175°C/180°C ao colocar o frango. Mantenha até terminar o cozimento.
6. USE UMA ASSADEIRA COM AS LATERAIS BAIXAS. A ideia é que o ar circule em volta do frango. E, de preferência, use uma assadeira não muito grande, para que a gordura e os sucos da carne não se espalhem muito, queimando no fundo do recipiente.
7. SUSPENDA O FRANGO COM UMA GRELHA. Ou use uma camada de legumes aromáticos, como talos de salsão, cenoura e alho-poró, para que o calor circule por debaixo do frango. Caso contrário, ele vai fritar e grudar na assadeira.
8. EVITE QUE OS SUCOS DA CARNE QUEIMEM. Despeje água ou caldo de frango no fundo da assadeira sempre que necessário para não deixar que os sucos da carne queimem. Regue a ave com os sucos e a gordura da assadeira, com caldo de frango ou suco de laranja para não ressecar e ainda adicionar sabor. Regar o peito com água ou caldo ajuda a desacelerar o cozimento.
9. NÃO ECONOMIZE PAPEL-ALUMÍNIO. Use bastante, deixe-o fofo, sobrando, ele não pode grudar no frango. E, mesmo assim, antes de envolver a ave, unte o papel com azeite ou manteiga.
10. VIRE O FRANGO. Depois de assado, vire o frango com o peito para baixo e deixe-o descansar por dez minutos para que os sucos concentrados nas costas voltem ao peito. Deixe coberto com alumínio para não esfriar.
Frango assado perfeito Ingredientes 1 frango inteiro e limpo, lavado e seco 2 limões-sicilianos (raspas da casca e suco espremido na hora) 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de azeite 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picada 1 colher (chá) de ervas frescas a gosto: salsinha, alecrim, tomilho, cebolinha-verde 1 dente de alho amassado Sal marinho a gosto Pimenta-do-reino moída na hora a gosto 250 ml de caldo de frango (ou água) Frango assado com limão-siciliano, pimenta e ervas Confira a receita de Carlos Siffert e dicas para sempre acertar o ponto e o sabor da carne
Frango assado feito pelo chef Carlos Siffert. Preparo: 1. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (200°C). Reduza a 175°C180°C ao colocar o frango. 2. Tempere o frango com sal e apenas a cavidade com pimenta-doreino moída na hora a gosto. Esprema o limão e reserve. 3. Pique bem as ervas e faça uma pasta com a manteiga, o azeite, o alho, as raspas de limão, um pouco do suco, a pimenta dedo-demoça e o sal. 4. Esfregue essa pasta muito bem no exterior e interior do frango inclusive por debaixo da pele, levantando-a delicadamente. 5. Levante as asas e posicione-as para trás. Feche as coxas e amarre as extremidades com um barbante.
6. Ponha o frango em uma assadeira sobre uma grelha ou talos de legumes e regue com o restante do suco de limão. 7. Leve ao forno para assar até dourar, em média 1 hora, pingando caldo de frango ou água na assadeira para formar o molho e não ressecar. Quando o frango começar dourar, regue também sobre o peito e sempre que achar necessário. 8. Faça o teste para verificar se está cozido e então cubra com papelalumínio e asse por mais 15 a 20 minutos (conforme o forno). No ponto: Para saber se o frango está assado, faça um furo profundo na coxa ou na lateral do peito com uma faca ou espeto. O líquido que subir deve estar clarinho, translúcido, e não rosado de sangue, sinal de que ainda não cozinhou o suficiente. 9. Desligue, vire o frango com o peito para baixo, cubra novamente com o alumínio e volte ao forno com a porta entreaberta, por 10 minutos, para que a carne descanse e permaneça suculenta. 10. Sirva inteiro ou em pedaços com batatas assadas, farofa, purê de maçã ou um molho feito com os sucos que ficaram na assadeira (leia abaixo). Dica do chef Carlos Siffert: Se quiser um sabor bem acentuado, dobre os temperos. O suco vira molho Não desperdice os sucos que sobram na assadeira depois de assar um frango. Eles rendem bom molho, que além de acompanhar o prato, pode salvar o frango que passou um pouco do ponto e ressecou: basta desfiar a carne e regar com o caldo. Confira a receita de Cláudia Maria de Moraes Santos, coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário SENAC – Campos do Jordão: ponha na frigideira uma colher de manteiga e uma cebola pequena cortada em cubinhos e refogue até murchar; junte meio copo de vinho branco e deixe evaporar; adicione uma colher rasa de farinha de trigo e o caldo coado da assadeira (para tirar o excesso de gordura). Mexa bem e acerte a acidez e o tempero com água, se necessário. Deixe encorpar e sirva quente num recipiente à parte.
O caldo que fica na assadeira dará origem ao molho.