Projeto O que é O Projeto tem como objetivo realizar a modelagem conceitual, tanto a Funcional como a de Dados de um caso prático. Um Projeto poderá ser desenvolvido por um único aluno ou por uma dupla. O tema de um Projeto é de livre escolha do grupo (1 ou 2 alunos) e poderá abordar ou não uma situação real, isto é, ter ou não um “usuário real”. Uma vez escolhido, o tema deverá ser aprovado pelo professor. Os temas aprovados serão registrados pelo professor, juntamente com os componentes do grupo. Os trabalhos serão acompanhados pelo professor durante suas aulas. Pode-se usar a ferramenta CASE BPwin/ERwin para a elaboração do modelo conceitual do Projeto. O Projeto está dividido em 2 partes, conforme indicação assinalada no roteiro, e deverá ser entregue impresso em papel comum, nas datas pré-definidas. A não entrega de uma das partes, acarretará nota zero para a mesma. Não serão aceitos disquetes com a íntegra ou partes do trabalho. A primeira parte do projeto, após ser corrigida e avaliada pelos professores da disciplina, será devolvida ao aluno. A segunda parte do trabalho deverá, obrigatoriamente, ser entregue junto com a primeira, já corrigida pelo professor. A nota de participação será divulgada juntamente com a nota da segunda parte do Projeto.
Roteiro 1) Descrição da empresa: (1a. Parte) • Neste item, o aluno deverá descrever resumidamente a empresa/organização escolhida, informando sua missão, seu ramo de negócios, seu porte (quantidade estimada de funcionários e filiais, se houver), localização, histórico (data aproximada do início da atividade, sócios, etc), mercado consumidor (poder aquisitivo, idade, sexo e escolaridade do público alvo) e concorrência (direta e indireta ). 2) Descrição do Sistema Atual: (1a. Parte) • Indicar a área do sistema que será modelada, descrevendo o funcionamento atual de cada item a ser considerado na proposta do novo sistema, seu ambiente e a interface com outras áreas da empresa. Caso a funcionalidade seja nova, descreva os procedimentos (informatizados ou manuais) de um concorrente. • Resumir os problemas encontrados no sistema atual e a solução proposta para cada um; caso o sistema a ser modelado se refira a uma nova função, descrever a motivação da proposta.
3) Descrição do Sistema Proposto: 3.1) Modelo Ambiental: (1a. Parte) • Descrever, de forma resumida, como o sistema proposto irá funcionar, citando, caso haja, alguma peculiaridade; relacionar os objetivos do sistema. • Elaborar a Lista de Eventos numerada, contendo a descrição de cada evento, seu tipo, estímulo gerador e ação ativada; as respostas internas e externas produzidas pela ação. A Lista de Eventos deverá apresentar para projetos individuais e grupos de dois alunos o mínimo de doze (12). • Elaborar o DFD de Diagrama de Contexto. 3.2) Modelo Comportamental: • Representar graficamente, os DFDs particionados correspondentes aos eventos (ferramenta livre para o desenho). (2a. Parte) • Representar graficamente, o conjunto de DFDs do sistema proposto. Iniciar com o DFD de nível zero e realizar as decomposições até atingir os DFDs de nível 2, se necessário, utilizando se quiser a ferramenta BPWin. (2a. Parte) Ferramentas Case BPwin/ERwin ou outra qualquer.