CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA
Radiofrequência (RF)
Aplicação na Ressonância Magnética
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA
Radiofrequência (RF) “Cada aparelho de RMN, terá, dessa forma, uma freqüência característica, baseada apenas na intensidade de seu campo magnético, já que praticamente usamos sempre o mesmo núcleo (Hidrogênio). A ressonância por sua vez, nada mais é que a indução de transições entre estados de diferente energia. A energia requerida para produzir tais transições equivale à diferença de energia entre prótons de baixa e alta energia. No espectro eletromagnético temos radiações ionizantes de alta energia e alta freqüência, que incluem Raios-X e varias outras formas, usados para imagem medica, pois podem atravessar o organismo. A desvantagem desse tipo de radiação está no dano que pode causar às células do corpo por seus efeitos ionizantes. Segue-se no espectro, radiações de baixa freqüência e baixa energia, que incluem a luz visível, a luz infravermelha e a ultra violeta. São potencialmente mais seguras que as radiações ionizantes mas não tem muita utilidade em imagem medica, já que o corpo humano não eh transparente a elas. Finalmente, mais baixa freqüência, mais baixa energia, na variação das ondas de radio, por exemplo, o corpo humano uma vez mais se torna transparente e é essa janela no espectro eletromagnético que eh usada em RNM.”
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA
Estimulando os Spins •
Vamos comparar estimulações em MR com as oscilações do tuning fork
•
Quando um “Tuning Fork” recebe uma excitação,ele começa a oscilar numa freqüência especifica que gera um som especifico.Quando você coloca um segundo Fork que está sintonizado na mesma freqüência,este também começa a oscilar na mesma freqüência emitida pelo primeiro.Neste momento se diz que os Tuning Fork estão em
ressonância.
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA
RF •
• • • •
•
Os Spins são estimulados por pulsos de RF que são transmitidos aos Spins e depois em certo intervalo de tempo este sinal será recebido de volta e será processado formando então a imagem.O sistema de RF consiste de : RF Transmit amplifier RF Antennas(coils) RF receive amplifier RF Antennas - Coils são antenas que são transmissoras e receptoras de sinais.Um critério importante na construção das antenas e’ que o campo de RF deve ser extremamente HOMOGENEO no volume estimulado.As bobinas de RF existem em diversos formatos e tamanhos.Existem antenas que tem a dupla função de transmitir e receber sinais,sendo as mais comuns as de Crânio(Head Coil), Extremidades(extrimity Coil), e a de corpo que eh montada e fixa dentro do magneto(Body Coil). Bobina de transmissao A bobina de transmissão deve ser “precisa”para que durante a transmissão do sinal não haja distorção nem do pulso e nem da banda do sinal.
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA
RF •
Bobina de recepção A bobina de recepção recebe não só o sinal de MR como também uma diversidade enorme de ruídos.Sendo o paciente a primeira fonte dos ruídos,ou seja o próprio movimento das moléculas dentro do corpo.O sinal medido depende do volume estimulado e também da distancia do objeto a ser medido. Ruído também e’ uma função do tamanho da bobina,ou seja,quanto maior for a bobina,e menor o objeto menor será a relação sinal ruído SNR.Quanto mais próxima do objeto estiver a bobina,melhor será o sinal.
Amplificador de RF
•
.Existem também dois tipos de amplificador de RF .Um e’ usado para amplificar o SINAL de RF,que e’ comumente conhecido como RFPA. E o outro e’ um amplificador estritamente dedicado e com baixíssimos valores de acuidade com um LOW NOISE AMPLIFIER.Depois de amplificado o sinal e’ digitalizado e depois processado.
•
RF SHIELDING - E’a famosa gaiola de FARADAY,sempre usada em MR para que os sinais externos aos estimulados pelo equipamento não venha a contribuir para formação da IMAGEM,mas como também os sinais gerados pelo equipamento não venham perturbar outros tipos de transmissão de RF externos.
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA
Radiofrequência ou RF A amplitude e a duração da RF poderá ser controlada para se produzir uma variedade de angulações e mudanças do vetor resultante. Para tradicionais imagens de RNM usa-se uma RF que varia o angulo de 90 a 180 graus. Existem muitas outras variações com ângulos menores e que são usados em condiçoes especiais, como para diminuir o tempo de aquisição das imagens, por exemplo. Após cada pulso de RF aplicado, o sistema representado pelo vetor resultante inicia o que se chama "relaxamento", retornando ao equilíbrio anterior à RF após um determinado lapso de tempo, chamado de "tempo de relaxamento". Em RNM, esse tempo de relaxamento depende de vários fatores, como a intensidade da RF e do campo magnético usados, da uniformidade desses campos magnéticos, do tipo de tecido orgânico, da interação entre prótons, entre outros.