Tecnologia - Aula Sobre Rf

  • Uploaded by: Herick Savione
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tecnologia - Aula Sobre Rf as PDF for free.

More details

  • Words: 800
  • Pages: 7
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA

Radiofrequência (RF)

Aplicação na Ressonância Magnética

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA

Radiofrequência (RF) “Cada aparelho de RMN, terá, dessa forma, uma freqüência característica, baseada apenas na intensidade de seu campo magnético, já que praticamente usamos sempre o mesmo núcleo (Hidrogênio). A ressonância por sua vez, nada mais é que a indução de transições entre estados de diferente energia. A energia requerida para produzir tais transições equivale à diferença de energia entre prótons de baixa e alta energia. No espectro eletromagnético temos radiações ionizantes de alta energia e alta freqüência, que incluem Raios-X e varias outras formas, usados para imagem medica, pois podem atravessar o organismo. A desvantagem desse tipo de radiação está no dano que pode causar às células do corpo por seus efeitos ionizantes. Segue-se no espectro, radiações de baixa freqüência e baixa energia, que incluem a luz visível, a luz infravermelha e a ultra violeta. São potencialmente mais seguras que as radiações ionizantes mas não tem muita utilidade em imagem medica, já que o corpo humano não eh transparente a elas. Finalmente, mais baixa freqüência, mais baixa energia, na variação das ondas de radio, por exemplo, o corpo humano uma vez mais se torna transparente e é essa janela no espectro eletromagnético que eh usada em RNM.”

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA

Estimulando os Spins •

Vamos comparar estimulações em MR com as oscilações do tuning fork



Quando um “Tuning Fork” recebe uma excitação,ele começa a oscilar numa freqüência especifica que gera um som especifico.Quando você coloca um segundo Fork que está sintonizado na mesma freqüência,este também começa a oscilar na mesma freqüência emitida pelo primeiro.Neste momento se diz que os Tuning Fork estão em

ressonância.

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA

RF •

• • • •



Os Spins são estimulados por pulsos de RF que são transmitidos aos Spins e depois em certo intervalo de tempo este sinal será recebido de volta e será processado formando então a imagem.O sistema de RF consiste de : RF Transmit amplifier RF Antennas(coils) RF receive amplifier RF Antennas - Coils são antenas que são transmissoras e receptoras de sinais.Um critério importante na construção das antenas e’ que o campo de RF deve ser extremamente HOMOGENEO no volume estimulado.As bobinas de RF existem em diversos formatos e tamanhos.Existem antenas que tem a dupla função de transmitir e receber sinais,sendo as mais comuns as de Crânio(Head Coil), Extremidades(extrimity Coil), e a de corpo que eh montada e fixa dentro do magneto(Body Coil). Bobina de transmissao A bobina de transmissão deve ser “precisa”para que durante a transmissão do sinal não haja distorção nem do pulso e nem da banda do sinal.

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA

RF •

Bobina de recepção A bobina de recepção recebe não só o sinal de MR como também uma diversidade enorme de ruídos.Sendo o paciente a primeira fonte dos ruídos,ou seja o próprio movimento das moléculas dentro do corpo.O sinal medido depende do volume estimulado e também da distancia do objeto a ser medido. Ruído também e’ uma função do tamanho da bobina,ou seja,quanto maior for a bobina,e menor o objeto menor será a relação sinal ruído SNR.Quanto mais próxima do objeto estiver a bobina,melhor será o sinal.

Amplificador de RF



.Existem também dois tipos de amplificador de RF .Um e’ usado para amplificar o SINAL de RF,que e’ comumente conhecido como RFPA. E o outro e’ um amplificador estritamente dedicado e com baixíssimos valores de acuidade com um LOW NOISE AMPLIFIER.Depois de amplificado o sinal e’ digitalizado e depois processado.



RF SHIELDING - E’a famosa gaiola de FARADAY,sempre usada em MR para que os sinais externos aos estimulados pelo equipamento não venha a contribuir para formação da IMAGEM,mas como também os sinais gerados pelo equipamento não venham perturbar outros tipos de transmissão de RF externos.

CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA

Radiofrequência ou RF A amplitude e a duração da RF poderá ser controlada para se produzir uma variedade de angulações e mudanças do vetor resultante. Para tradicionais imagens de RNM usa-se uma RF que varia o angulo de 90 a 180 graus. Existem muitas outras variações com ângulos menores e que são usados em condiçoes especiais, como para diminuir o tempo de aquisição das imagens, por exemplo. Após cada pulso de RF aplicado, o sistema representado pelo vetor resultante inicia o que se chama "relaxamento", retornando ao equilíbrio anterior à RF após um determinado lapso de tempo, chamado de "tempo de relaxamento". Em RNM, esse tempo de relaxamento depende de vários fatores, como a intensidade da RF e do campo magnético usados, da uniformidade desses campos magnéticos, do tipo de tecido orgânico, da interação entre prótons, entre outros.

Related Documents


More Documents from "Jota"

Tecnicas Angio Tc
May 2020 9
Tecnicas Colunas
May 2020 10
May 2020 6
May 2020 9
May 2020 8
October 2019 21