Ricardo Gonzalez

  • Uploaded by: murchd
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ricardo Gonzalez as PDF for free.

More details

  • Words: 610
  • Pages: 22
PR OJET O LIB ER DAD E

AJUSTAMENTO DE BAIRROS HABITAÇÃO E CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL

INTRODUÇÃO •

O projeto corporativo no sistema cooperativista tem como objetivo a integração social e educativa de familias de baixa renda que habitam em aglomerados e/ou pretendem adquirir casa própria no sistema cooperativista.



A Complexidade do desenvolvimento deste projeto se deve essencialmente ao modo de vida de familias que moram em locais de risco e aglomerados por falta de oportunidades e aconselhamento do poder público gerando a falta de educação comportamental, baixo índice de resistência imunologica devido a falta de saneamento básico, discriminação social e consequente a criminalidade.

O QUE É ARQUITETURA SOCIAL ECOLOGICAMENTE SUSTENTAVEL? O professor da Universidade Normal do Sul da China Yang Shihong nos ensina que a arquitetura social ecologicamente sustentavel é construir e projetar edificações baseados no paradigma da Ecologia Ambiental. • Se as roupas são a nossa segunda pele, a terceira são as paredes das edificações onde nos abrigamos. • Trata-se de pensar o habitat como um espaço para a proteção (segurança física), como tambem para a saúde do corpo e do espirito, e não só como uma resposta a uma função e a uma estetica.

A eco-habitação deve ser pensado como um organismo vivo que respeita as leis da natureza. Conclui que as habitações e seus locais devem ser construidas com base nos principios ecologicos de sustentabilidade ambiental e de relação com a natureza.

M I S S Ã O O programa de habitação eco- sustentavel cooperativista tem como missão a alocação destas familias por meios proprios e nucleos habitacionais autosustentaveis, organizando-as e aumentando sua auto- estima, atraves dos projetos de educação comportamental no Pré Morar, Morar e Pós Morar. Proporcionando as familias carentes, maior espectativa de vida emprego e renda.

Objetivos: CRIAR A base do desenvolvimento educacional de cidadania.

QUALIFICAR • O cidadão na participação do mercado de trabalho e renda educando-o socialmente ao convívio comunitário.

PROMOVER A sustentabilidade no comportamento Pré-Morar, Morar e Pós Morar.

IMPULSIONAR Motivar o cidadão para que possa viver com mais dignidade e executar os trabalhos com competência e profissionalismo.

PROPORCIONAR A integração social e profissional entre idosos e jovens, transferindo a experiência dos idosos aos jovens idealistas e idealizadores, tornando possível o caminho para a realização de seus sonhos.

CRAVAR O direito constitucional de cidadania ecologicamente correta, fortalecendo e aprimorando sua educação sócio-ambiental, objetivando melhor qualidade de vida e reduzindo custos sociais.

EDUCAR Cidadãos nos direitos e deveres do comportamento ecologico e sócio-ambiental.

APLICAÇÃO DOS PROJETOS SOCIAIS A nova política social deverá integrar os projetos sociais aos novos assentamentos de bairros e nas revitalizações dos aglomerados, levando em conta as tendências e fatores demográficos.

CENTRO DE APOIO COMUNITÁRIO     

Projeto Idoso/Menino; Projeto Vocação Profissional; Projeto Plantar; Projeto Vigilante Ambiental; Projeto Bem Estar.

CRECHE ESCOLA

PROJETO OFICINA-ESCOLA

PROJETO COLETA SELETIVA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

HORTA ESCOLA COMUNITÁRIA

Plantio Organo Hidropônico – Projeto de Nísio Armani

CENTRO DE SAÚDE

MEIOS DE IMPLANTAÇÃO • AS COMUNIDADES DE AGLOMERADOS JÁ EXISTENTES PODERÃO ADQUIRIR RECURSOS ATRAVÉS DE OCIPES, APÓS PROJETO DE TODOS OU PARTES DOS PROJETOS AQUI FORMULADOS. • AS COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES VOLTADAS A EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS PODERÃO GERIR RECURSOS ATRAVÉS DO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” E DE OCIPES PARA OS PROJETOS SOCIAIS.

Projeto Piloto de Assentamento de 330 famílias em casas de 54m2 com todos os projetos sociais anteriormente discriminados.

Jardim Campo Alegre em Contagem/MG.

CONTATO: Ricardo Gonzalez Acessor da Presidencia da Coohabel Coordenador de projetos sociais da Coohabel Coordenador de projetos sociais habitacionais da OPOS Relator do Grupo Temático GTTs-HCS (Habitação e Construção Sustentável) da AGENDA 21 do Estado de Minas Gerais

E-mail: [email protected] Tel: +55(31) 8573-8808 +55(31) 3201-3265

Related Documents

Ricardo Gonzalez
May 2020 16
Ricardo
April 2020 34
Gonzalez
July 2020 21
Ricardo
November 2019 37
Ricardo
October 2019 47
Ricardo Bielschovsky.pdf
November 2019 18

More Documents from "Karliane Massari"

May 2020 6
Cemig_loteamentos
May 2020 6
May 2020 4
May 2020 4
May 2020 4