O revestimento do corpo protege-os das agressões do meio ambiente e lhes permite uma relação adequada entre o interior e o exterior do organismo.
O revestimento dos animais vertebrados, ou seja, o que os cobre, é a pele, que é formada por duas camadas:
Derme
Epiderme
Epiderme: Camada mais exterior da pele.
Derme •Camada mais interior da pele onde se encontram os vasos sanguíneos, as glândulas produtoras de suor, etc.
O Revestimento de um Animal é a camada exterior do corpo, em contacto com o ambiente.
Funções do Revestimento O revestimento varia com as espécies e apresenta diversas funções:
• Proteger contra agentes do ambiente • Regular a temperatura do corpo.
• Servir de superfície respiratória. • Servir de camuflagem
• Evitar a perda de água.
• Excretar substâncias • Impedir a entrada de parasitas • Receber estímulos que permitem sentir o ambiente (frio, calor, dor…).
É característica dos Anfíbios. Estes animais respiram, em grande parte, através da pele – respiração cutânea – pelo que têm de a manter sempre húmida, vivendo em ambientes ricos em água.
É uma estrutura essencialmente calcária e pode ser univalve (uma peça única – caracol, lapa) ou bivalve (duas peças articuladas – amêijoa).
É característico dos animais Invertebrados (insectos). É um revestimento resistente, duro e impermeável, que os protege da desidratação e das agressões ambientais. À semelhança dos répteis também têm necessidade de mudar a pele.
Em alguns animais o revestimento de quitina é reforçado por uma substância calcária, formando uma crusta, que lhes dá mais resistência
ou profundas
São características dos Peixes. Têm origem na derme e acompanham o crescimento do animal, facilitam a deslocação no meio aquático, já que são geralmente lisas.
ou superficiais
São características dos Répteis. Não acompanham o crescimento dos animais (muda de pele). Têm origem na epiderme. Protegem o corpo destes animais que, de um modo geral, se deslocam arrastandose e impedem as perdas de água para o ambiente (geralmente vivem em locais secos).
São características das Aves. Não deixam passar a água e o ar. É o facto de serem impermeáveis ao ar que permite às Aves voarem. São uma barreira às perdas de calor por conservarem por debaixo de si uma camada de ar quente e manterem assim a temperatura corporal.
São característicos dos Mamíferos. A cobertura de pêlos contribui para manter a temperatura do corpo e é, em muitos casos, impermeável à água.