UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Biblioteconomia Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa Docente: Maria Mercedes D.F. Otero
PESQUISA QUALITATIVA E PESQUISA QUANTITATIVA
Marcelo Dantas Vanessa Cavalcante
Recife 2006 1
INTRODUÇÃO Ao iniciar-se uma pesquisa, precisa-se definir o tema e escolher entre realizar uma pesquisa quantitativa ou uma pesquisa qualitativa. Uma não substitui a outra: elas se complementam.
PESQUISA QUALITATIVA Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos. PESQUISA QUANTITATIVA É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos cria-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação. Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos.
MÉTODOS DE COLETAS DE DADOS Amostra Qualitativa: não há preocupação em projetar resultados à população. O número de entrevistados geralmente é pequeno. Quantitativa: exige um número maior de entrevistados para garantir maior exatidão nos resultados. Os dados são divulgados para a população.
2
Entrevista Qualitativa: são feitas discussões em grupo, conhecidas também como mesa-redonda, e entrevistas em profundidade em que é feito um pré-agendamento do entrevistado e sua aplicação é individual. Quantitativa: o entrevistado identifica as pessoas que serão entrevistadas pelos seguintes critérios: sexo, idade, ramo de atividade, localização geográfica, etc. Questionário Qualitativa: geralmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões são gravadas e depois analisadas. Quantitativa: as informações são colhidas por meio de um questionário padronizado e uniformizado, com perguntas claras e objetivas. Relatório Qualitativa: as informações são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório, dando ênfase às opiniões, comentários e frases. Quantitativa: além de interpretações e conclusões, deve mostrar tabelas de percentuais e gráficos.
PESQUISA QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA
Percepção do fenômeno
Percepção do fenômeno
Isolar casos
Identificar propriedades
Observar seqüências, testemunhos, contexto Medir, correlacionar escalas Selecionar casos
Conceituar população e amostras
Observar, entrevistar, registrar
Selecionar situações p/ estudo
Determinar padrões, selecionar e classificar
Medir, comparar, explicar variância
Triangular, validar, interpretar
Interpretar
Fazer estudos de caso ou relatórios
Preparar tabelas, quadros, relatórios
Produto: compreensão com ênfase em generalidades
Produto: explicações enfatizando propriedades, população
Realçar valores, opiniões e atitudes
Atua em níveis de realidade
3
REFERÊNCIAS ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2003. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991. MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1999.
4