Trabalho De Informática Industrial Aluno: Igor Torres

  • Uploaded by: Igor Santos
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Trabalho De Informática Industrial Aluno: Igor Torres as PDF for free.

More details

  • Words: 1,355
  • Pages: 18
C / C# / C++ Trabalho de Informática Industrial Aluno: Igor Torres

SENAI CFP – José Fagundes Netto

C

Breve História do C •

O desenvolvimento inicial de C, ocorreu no AT&T Bell Labs, entre 1969 e 1973. Deu-se o nome "C" à linguagem, porque muitas de suas características derivaram da linguagem B.



C foi originalmente desenvolvido, para a implementação do sistema UNIX (originalmente escrito em PDP-7 Assembly, por Dennis Ritchie e Ken Thompson). Em 1973, com a adição do tipo struct, C tornou-se poderoso o bastante para a maioria das partes do Kernel do UNIX, serem reescritas em C. Este foi um dos primeiros sistemas que foram implementados em uma linguagem, que não o Assembly, sendo exemplos anteriores, os sistemas: Multics (escrito em PL/I) e TRIPOS (escrito em BCPL). Segundo Ritchie, o período mais criativo ocorreu em 1972.

GERAL • C tem como ponto forte, a sua eficiência, e é a linguagem de programação preferida para o desenvolvimento de sistemas e softwares de base, apesar de também ser usada para desenvolver programas de computador. É também muito usada no ensino de ciência da computação, mesmo não tendo sido projetada para estudantes e apresentando algumas dificuldades no seu uso. • C é uma linguagem imperativa e procedural, para implementação de sistemas. Seus pontos de design foram para ele ser compilado, fornecendo acesso de baixo nível à memória e baixos requerimentos do hardware. Também foi desenvolvido para ser uma linguagem de alto nível, para maior reaproveitamento do código. C foi útil para muitas aplicações que foram codificadas originalmente em Assembly. • Essa propriedade não foi acidental; a linguagem C foi criada com o objectivo principal em mente: facilitar a criação de programas extensos com menos erros, recorrendo ao paradigma da programação algorítmica ou procedimental, mas sobrecarregando menos o autor do compilador, cujo trabalho complica-se ao ter de realizar as características complexas da linguagem. Para este fim, a linguagem C possui as seguintes características:

Exemplo de Código #include <stdio.h> struct pessoa { unsigned short int idade; char nome[51]; /* vetor de 51 chars para o nome */ unsigned long int rg; }; /* estrutura declarada */ int main(void) { struct pessoa exemplo = {16, "Fulano", 123456789}; /* declaração de uma variável tipo struct pessoa */ printf("Idade: %hu\n", exemplo.idade); printf("Nome: %s\n", exemplo.nome); printf("RG: %lu\n", exemplo.rg); return 0; }

Relações com C++ •

A linguagem de programação C++ foi originalmente derivada do C para suportar programação orientada a objetos. À medida que as linguagens C e C++ foram evoluindo independentemente, a divisão entre as duas veio a aumentar. O padrão C99 criou um número de características que entram em conflito. Hoje, as principais diferenças entre as duas linguagens são:



inline - em C++, funções em linha encontram-se no espaço global enquanto que em C encontram-se no espaço local. Por outras palavras, isso significa que, em C++, qualquer definição de qualquer função em linha (sem ser a respeito da sobrecarga de funções de C++) tem de estar em conformidade com a "regra de uma definição" da linguagem C++. Mas em C, a mesma função em linha pode ser definida de maneira diferente em diferentes arquivos (ou ficheiros).

Continuação... • A palavra-chave bool, igual à usada em C++, em C99 necessita que se inclua o ficheiro-cabeçalho <stdbool.h> (_Bool está sempre disponível). Padrões anteriores de C não definiam um tipo booleano e vários (e incompatíveis) métodos foram usados para simular um tipo booleano. • Algumas características originalmente desenvolvidas em C++ também apareceram em C. Entre elas encontram-se: • protótipos de função (com declaração de tipos de parâmetros) e remoção do "int" implícito. • comentários de linha, indicados por //; comentários de linha terminam com um carácter de nova-linha • a palavra-chave inline • tipagem mais forte.

C++

Conceitos • O C++ (em português lê-se "cê mais mais") é uma linguagem de programação de alto nível com facilidades para o uso em baixo nível, multiparadigma e de uso geral. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores

• Bjarne Stroustrup desenvolveu o C++ (originalmente com o nome C with Classes, (que significa C com classes em português) em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C. Novas características foram adicionadas com o tempo, como funções virtuais, sobrecarga de operadores, herança múltipla, gabaritos e tratamento de exceções. Após a padronização ISO realizada em 1998 e a posterior revisão realizada em 2003, uma nova versão do padrão da linguagem está em desenvolvimento. Conhecida informalmente como C++0x, seu lançamento está previsto para 2009, tornando-se então o padrão C++09.

Características •

C++ é desenvolvido para ser uma linguagem tipada estaticamente e de propósito geral que é tão eficiente e portátil quanto o C.



C++ é desenvolvido para suportar múltiplos paradigmas.



C++ é desenvolvido para fornecer ao programador escolhas, mesmo que seja possível ao programador escolher a opção errada.



C++ é desenvolvido para ser o mais compatível com C possível, fornecendo transições simples para código C.



C++ evita fornecer facilidades que são específicas a certas plataformas ou a certos grupos de desenvolvedores.



C++ não exige overhead para facilidades que não são utilizadas.



C++ é desenvolvido para ser utilizado mesmo sem um ambiente de desenvolvimento sofisticado

Tratamento de Objetos • O C++ introduziu alguns conceitos da orientação a objeto ao C, como exemplificado pelas classes, que apresentam quatro características comumente presentes em linguagens de programação orientadas a objeto: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo. Cada vez que uma classe é instanciada é criado um objeto na memória, que é basicamente um conjunto de atributos e operações reunidos.

C#

Sobre... • C# (CSharp) é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .Net. A sua sintaxe orientada a objectos foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação (Delphi e Java).

História •

Durante o desenvolvimento da plataforma .NET, as class libraries foram escritas originalmente num compilador/linguagem chamada Simple Managed C (SMC). Mas, em Janeiro de 1999, o Anders Hejlsberg que fora escolhido pela Microsoft para desenvolver a linguagem, forma uma equipe de desenvolvimento e dá inicio à criação da linguagem chamada de Cool. Um pouco mais tarde, em 2000, o projeto .NET era apresentado ao público na Professional Developers Conference (PDC), e a linguagem Cool fora renomeada e apresentada como C#.



A criação da linguagem, embora tenha sido feita por vários programadores, é atribuída principalmente a Anders Hejlsberg, hoje um Distinguished Engineer na Microsoft. Anders Hejlsberg fora o arquiteto de alguns compiladores da Borland, entre suas criações mais conhecidas estão o Turbo Pascal e o Delphi.

Características • C# (CSharp) é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft, faz parte da sua plataforma .Net. A empresa baseou C# na linguagem C++ e Java, é considerada a linguagem símbolo do .NET porque foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma sem preocupações de compatibilidade com código existente, o compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido, a maior parte das classes do .NET Framework foram desenvolvidas em C#. C# é constituído por diversificadas características

Criação do nome • Muitos pensam que o nome C# viria de uma sobreposição de 4 símbolos "+" dando a impressão de "++++". Na verdade o "#" de C# refere-se ao sinal musical (sustenido), que aumenta em 1/2 tom uma nota musical. O símbolo real seria o ♯ e não o #, porém, devido a limitação de telas, fontes e alguns browsers, no momento da normalização junto a ECMA, fora especificado apenas que o nome da linguagem seria uma letra C maiúscula (U+0043) e o sinal "#" (U+0023), facilitando assim, publicações e artigos com um caracter encontrado facilmente dos layouts de teclado padrões. Desta forma, caso o nome fosse usado em português, seria "C-Sustenido" (ou "Dó-Sustenido"), e não "Ccerquilha".

Exemplo de Código public class ClasseExemplo { public static void Main() { System.Console.WriteLine("Olá mundo!"); } }

Finalização • Todas as variações de C encontradas aqui nescessitam de um compilador para as mesmas e temos como exemplo temos alguns compiladores freeware’s:

DevC++ Visual C++ Visual C#

Related Documents

Igor
April 2020 21
Aluno
November 2019 76
Informtica 1
May 2020 25
Folleto Informtica
May 2020 20

More Documents from ""

Potion Script
June 2020 8
Poo
June 2020 9
June 2020 13
Script Slime
June 2020 6
December 2019 84