FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 1976. (Cap.3: O desencadeamento histórico da Revolução Burguesa).
A partir da leitura do capitulo 3 – O Desencadeamento histórico da Revolução Burguesa de Florestan Fernandes podemos ressaltar que a Revolução Burguesa foi de extrema importância para o desenvolvimento econômico brasileiro. Está economia se desenvolveu nas exportações, importação e produção agrícola, e uma dependência do exterior para o excedente econômico, assim o Brasil produzia para fora do país e consumia seus produtos de fora também.
Com isso o mercado
brasileiro foi um mercado diretamente criado para atender os interesses fora do país, assim não poderia alterar nada, pois dependia do mercado lá fora. O texto nos mostra os caminhos em que se desenvolveu essa Revolução Burguesa e de que forma economia foi se moldando e suas consequências para o país, pois, “Graças a esse status é que podia absorver novos padrões de comportamento e de organização econômicos, tecnologia moderna, instituições econômicas, capital e agentes humanos economicamente especializados etc., dando um verdadeiro salto súbito na participação dos modelos capitalistas de organização da personalidade, da economia e da sociedade. O processo concentrou-se, naturalmente, na espera das atividade e operações mercantis, compreendidas nos negócios de exportação e importação e nos mecanismos monetários, de credito bancários correspondentes. (p.117 e 118).” Esta administração da economia foi regida pelas elites, teria que se desprender, pois agora seria regida pela a economia e o mercado. Então as organizações
estrangeiras
podiam,
assim,
usar
procedimentos
econômicos
aparentemente liberais, equitativos e neutros. Porque antes o burguês que possui as os meios e tudo era para si e quando entra os estrangeiros, acaba não sendo somente dele, mas há uma conexão do burguês com os estrangeiros em termos de interesses na importação e exportação. Portanto o que é apresentado no texto é de que forma foi se desenvolvendo a economia no Brasil. E em como os grandes senhores se tornaram parceiros dos estrangeiros na economia externa e na importação. E de como o capitalismo da seus primeiros sinais no Brasil e como o imigrante teve uma função econômica para
a expansão do mesmo, pois como ele foi importado como parte de um processo de organização e expansão capitalista do mercado interno.