1 Coríntios 6.docx

  • Uploaded by: Paulo Henrique Lima Barros
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 1 Coríntios 6.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,464
  • Pages: 3
1 Coríntios – Capítulo 6     

Cap. 1 – Vocação cristã; Cap. 2 – Evangelho; Cap. 3 – Igreja; Cap. 4 – Obreiro; Cap. 5 – Disciplina; o Chorar pelo pecado; o Julgar o pecado; o Banir o pecado;  Cap. 6 – Demandas interpessoais e Paixões intrapessoais; o Problemas básicos da cidade de Corinto:  Formação de partidos Divisões Contendas  Cidade profundamente imoral  Igreja de corinto estava profundamente influenciada pelo meio em que vivia;  Projeto de Deus para Igreja é que ela seja colocada no mundo para influenciar o mundo! o Jesus usa duas figuras:  Sal – Influencia profunda, mas não visível;  Luz – Aspecto impactante e visível;  6 vezes ...não sabeis... o v.2,3,9,15,16 e 19 o Chamar a atenção para uma verdade que deviria conhecer! DEMANDAS INTERPESSOAIS  Consequências das contendas dentro da igreja: o Estavam dando um péssimo testemunho (v.1); o Igreja estava fracassando em viver sua posição em cristo (v.2 e 3);  Erros da Igreja em levar suas demandas para o mundo: o É uma vergonha (v. 5) o Profunda falta de sabedoria (v.5) o Completa derrota para igreja (v.7) o É uma grande injustiça criar as contendas e causar dano (v.8)  Quatro propostas para solucionar as contendas dentro da igreja: o Evitar os danos e contendas (v.7 e 8); o Não levar para tribunais fora da igreja (v.1, 4-6); o Buscar solução dentro da Igreja (v.5) o Sofre o dano!!! (v.7)

1. Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? a. As contendas existem!!! b. Não somos perfeitos; c. Seremos decepcionados e decepcionaremos muita gente dentro da igreja; d. Ex: Caim e Abel; Esaú e Jacó; Absalão e Amnon; Sara e Hagar e existem hoje dentro dos lares; entre nações; dentro da igreja (Fp 4:2 – Evódia e Síntique) e. Situação tão complicada em Corinto que eles arrastavam os próprios irmãos em Cristo para os tribunais do mundo; f. Não está fazendo um juízo de caráter dos juízes do mundo; g. Injustos e santos  Salvos e não salvos; 2. Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? 3. Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! a. A igreja vai julgar o mundo no juízo final; b. A igreja de Corinto estava de colocando na posição de Réu para ser julgada pelo mundo; 4. Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja 5. Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? a. O testemunho da igreja é destruído; b. Além de criar o problema, levo o problema para os holofotes do mundo; c. Destrói o maior testemunho da igreja o amor; d. Não tinha ninguém na igreja para contornar as situações; e. Quando um membro sofre, toda igreja sofre; f. Atacar um irmão é atacar a si mesmo!

6. Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos! a. Paulo chega a duvidar dessa possibilidade; 7. O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? a. Seja qual for o resultado da demanda, a igreja já foi derrotada; b. O dano é ao corpo de Cristo; c. Só em existir o problema e ele não ser contornado, já é uma derrota para Igreja; d. Imaturidade espiritual; e. Sofrer o dano hoje nós brigamos pelos nossos direitos; i. Ensinado por Jesus (Mt 5.39); 1. Bater no rosto ferir a honra; 2. Forçar a andar violar o direto de ir e vir; forçar à vontade intima do ser humano; 3. Tomar a roupa bem sagrado; era proibido pagar uma dívida com a roupa do corpo ii. Ex: Abrão e Ló (caso dos pastores); iii. Ex: Davi e Saul (Saul perseguindo Davi); iv. O grande ponto da vida cristão não é a ação, mas a reação; v. É melhor perder dinheiro e bens do que perder irmãos e o testemunho cristão; vi. A única pessoa que ganha em uma contenda dento da igreja é satanás; 8. Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos! a. Existe uma prática iníqua, injusta, pecaminosa e danosa entre os crentes da igreja; b. Não prevalecia a verdade, a justiça, o amor ou o perdão; AUTOAVALIAÇÃO  Convicções sofre o futuro (v.9 e 10);  Testemunho de conversão genuína (v.11); 9. Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,

a. Quem pratica a injustiça de forma constante deve avaliar se de fato é salvo; b. Impuros: Pecados sexuais; c. Idolatras: Ídolo físico ou subjetivo; d. Adúlteros: Infidelidade ao cônjuge e. Efeminados: Parte passiva de uma relação homossexual; f. Sodomitas: Parte ativa de uma relação homossexual; 10. nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. a. Ladrões: (cleptes) roubos pequenos, mas constantes; b. Avarentos: Pessoa gananciosa; c. Bêbados: Dominada pelo álcool; d. Maldizentes: maliciosa, fala mal do outros; e. Roubadores: roubo ostensivo, violento;

11. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. a. Frase milagrosa!!! b. Milagre da graça de Deus no inferno moral da cidade de corinto; c. Graça: favor imerecido: i. Ex: Davi e Jonatas (1Sm 20:12-15 e 2Sm 9:1) d. Apesar de todas as práticas pecaminosas, houve um momento em que Cristo salvou aqueles irmãos; PAIXÕES INTRAPESSOAIS  Nossos dias passam pela volta da velha decadente moralidade do mundo antigo; o Depois da década de 60; o Depois dos Beatles; o Movimento Hippie;  Casamento do sexo com as drogas; o Juventude revoltada  Grande preocupação dos pais em adquirir coisas  Distanciamento dos pais;  Geração de muito luxo, mas com vida vazia;  Duas premissas sustentavam a promiscuidade dos coríntios:

o o

Posso tudo (v.12); O alimento é para o estomago assim como o corpo é para o sexo (v.13)  Verdadeiras premissas para uma vida de santidade: o Compromisso da trindade com nosso corpo:  Pai (v.12-14): Deus criou nosso corpo e vai ressuscita-lo;  Filho (v.15-18): Jesus comprou nosso corpo;  Espirito (v.19): Habita em nosso corpo;  Cinco motivos de termos um corpo: o Propósito (v.13): viver para Deus; o Ressurreição no Senhor (v.14); o Interagir com o Senhor (v.15-17): membros de Cristo; o Habitação do Senhor no corpo (v.19); o Redenção do corpo pelo Senhor (v.20);  Dois conselhos para igreja: o Negativo: Fugi da impureza (v.18);  Verbo no presente continuo;  Ex: José; o Positivo: Glorificai a Deus (v.20); 12. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. a. Defendiam uma liberdade total e irrestrita; b. Era proibido proibir! c. Paulo coloca uma adversativamas! 13. Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. a. O corpo é para o Senhor; 14. Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. a. Nosso corpo tem um começo glorioso e um fim glorioso; 15. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.

a. Nosso corpo pertence a Cristo; b. Seu corpo é um membro de Cristo; 16. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. 17. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 18. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.

19. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? a. Templo palavra grega naos santo dos santos; b. O que não é digno do santuário de Deus, não é digno do nosso corpo; 20. Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

Related Documents


More Documents from ""

May 2020 7
May 2020 10
August 2019 16
October 2019 16