Tabela-matriz_2ª Sessão

  • Uploaded by: Isa Teixeira
  • 0
  • 0
  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tabela-matriz_2ª Sessão as PDF for free.

More details

  • Words: 1,290
  • Pages: 9
Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão

Conhecimento na área

Domínio

Biblioteca escolar

Aspectos críticos que a Literatura identifica

Competências do Capacidade trabalho professor bibliotecário

cooperativo; Liderança; Formação; Uso das TIC; Gestão Informação; Planificação curricular.

Pontos fortes

Fraquezas

de Afectação de um Falta de articulação com os docentes. professor bibliotecário qualificado que Falta de formação. assegure as rotinas inerentes à gestão, da articule e trabalhe com a escola, professores e alunos.

Oportunidades Formação contínua especializada.

Ameaças

Papel do e professor bibliotecário pouco valorizado Presença de um e reconhecido. representante da BE no Conselho Alguns docentes Pedagógico. fechados à colaboração com Presença nas a biblioteca. reuniões de Conselho de docentes, de departamento e plano tecnológico. Trabalho em rede, para partilha de experiências e

Desafios. Acções a implementar Avaliação da eficácia da BE, através do modelo de auto-avaliação, reunindo evidências significativas e sistemáticas que demonstrem o poder real e evidente do seu contributo para os objectivos de aprendizagem e construção do conhecimento dos alunos. Divulgação dos resultados da avaliação à

Conhecimento na área

Biblioteca escolar materiais. (BEBGT e BEB-GT 1º ciclo) Mudança práticas.

Organização do Organização e Gestão da espaço e do equipamento; BE Gestão dos elementos da equipa para assegurar as práticas da BE; Integração da BE no processo de ensino e aprendizagem; Implementação de estratégias de marketing, para promoção da BE.

Implementação de estratégias de gestão e de inclusão da BE na escola e no desenvolvimento curricular. Afectação de um professor bibliotecário qualificado que articule e trabalhe com a escola, professores e alunos.

de

Apoio técnico da Falta de recursos humanos. Falta de articulação Biblioteca dos docentes com a Municipal, ao BE. nível do fundo documental. Práticas de trabalho dos Mudança de docentes. práticas.

Comunidade Educativa. Participação na elaboração de alguns documentos, nomeadamente: Projecto Educativo do Agrupamento, Projectos Curriculares de Escola. Desenvolvimento de estratégias de gestão e de integração da BE na escola e no desenvolvimento curricular, nomeadamente: Produção de materiais de apoio que estimulem o recurso à informação.

Divulgação recursos existentes apoio

dos de ao

Conhecimento na área

Biblioteca escolar desenvolvimento curricular. Articulação da BE com os vários departamentos na planificação de actividades de apoio ao currículo. Integração institucional e programática de acordo com os objectivos educacionais e programáticos da escola.

Gestão da Colecção

Disponibilização de recursos de informação em diferentes ambientes e suportes.

Disponibilização de um conjunto de recursos de informação, em diferentes ambientes e suportes, actualizada e adequada às necessidades dos utilizadores.

Ausência de um catálogo de recursos informático (b.

Permuta de Falta de verbas. documentos com as escolas do Ausência de uma agrupamento. política

Ausência de Aquisição de fundo documental através orçamento de candidaturas destinado à BE. (RBE e PLN) Aquisição de fundo

documental.

Planeamento da colecção de acordo com a inventariação das necessidades dos utilizadores. Divulgação de obras adquiridas à Comunidade Educativa. Promoção de

Conhecimento na área

Biblioteca escolar actividades para angariação de verbas, com o envolvimento da comunidade educativa.

documental e equipamento através da verba conseguida com a realização de Feiras do Livro. .

A BE como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes.

As bibliotecas escolares no contexto de mudança passaram de espaços organizados com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer a espaços de trabalho e de

A BE é usada enquanto espaço apetrechado com um conjunto significativo de recursos e de equipamentos e como espaço formativo e de aprendizagem, intrinsecamente construção do relacionado com a escola e com o conhecimento. processo de ensino/aprendizage m.

Necessidade de maior articulação com departamentos, professores na planificação e desenvolvimento de actividades educativas e de aprendizagem. Práticas trabalho docentes.

Disponibilização da informação em diferentes ambientes e suportes.

Divulgação das actividades e dos recursos da BE nos Conselho de Docentes e nas reuniões de de departamento. dos Mudança práticas

de

Falta de disponibilidade de alguns docentes para um trabalho colaborativo com a BE.

Participação Conselhos Docentes.

nos de

Desenvolvimento de acções de apoio ao currículo e à Ensino ainda muito aprendizagem. centrado na sala de aula.

Conhecimento na área

Formação para a leitura e para as literacias

Contribuição da BE A BE desempenha para a construção um importante do conhecimento; papel na formação para as literacias e para o acompanhamento Desenvolvimento curricular e das de aprendizagens dos competências de leitura e de literacia alunos.

Biblioteca escolar

Falta de uma planificação conjunta de actividades no âmbito das literacias de informação

Pouca de informação Desenvolvimento orientação integradas no de acções de parte desenvolvimento do promoção do

por dos

Acções do PNL.

Falta de articulação da BE Formação de com os docentes. utilizadores para Alguns docentes as literacias. fechados à colaboração com a biblioteca.

Desenvolvimento de competências de leitura e de um programa de literacia da informação, integrado no desenvolvimento curricular. Articulação com professores,

Conhecimento na área currículo.

Biblioteca escolar livro e da leitura docentes (encontros com trabalhos escritores e pesquisa. ilustradores, semanas da leitura, feiras do livro, concursos, entre outras). Promoção de actividades de leitura, com o envolvimento dos pais e de outros familares. Realização de actividades de pesquisa de informação através de guiões de pesquisa que orientam os alunos.

nos de

departamentos e alunos na planificação e desenvolvimento de actividades que promovam as diferentes literacias.

Conhecimento na área

Biblioteca escolar

Disponibilização de um conjunto de recursos de informação, utilizando ambientes virtuais as TIC. A organização da que facilitam a aprendizagem informação digital; Criação de ambientes digitais; a ligação ao currículo.

BE e os novos ambientes Capacidade digitais. antecipação

de para alterar praticas e modelos de trabalho, utilizando

Gestão de avaliação.

evidências/ Falta de aplicação de modelos de avaliação das práticas de trabalho nas BEs

Procuramos através da avaliação, mostrar a diferença que fazemos na escola que servimos e

Inexistência do Trabalhar em equipamento do parceria com os Plano colegas das TIC. Tecnológico nas Integração da BE BEs. na equipa do Plano tecnológico Problemas manutenção equipamento informático.

Práticas trabalho docentes.

de do

Mudança práticas.

de

Falta de formação Integração das equipas no Plano domínio das TIC; Tecnológico Falta de apoio BEs.

do nas

técnico ao nível informático.

de dos

Inexistência de uma Envolvimento da Falta de recursos Aplicação do prática baseada na comunidade humanos. modelo de autorecolha de Educativa. avaliação para evidências. aferir a eficácia

dos serviços que prestamos,

Conhecimento na área

Biblioteca escolar identificando sucessos e insucessos, bem como aferir o impacto que temos nas atitudes, comportamento e competências dos nossos utilizadores.

fazer entender aos docentes, alunos e pais que a biblioteca cumpre objectivos com vista à melhoria das aprendizagens e do trabalho escolar.

Gestão da mudança SÍNTESE

Factores de sucesso

A grande mudança reside no facto de desenvolvermos uma actividade sistemática de recolha de informação que nos permita ajuizar e decidir de forma fundamentada o rumo a dar à nossa acção.

Gerir para o sucesso educativo, para a É importante fazer compreender melhoria das aprendizagens e do àqueles que têm poder de decisão que trabalho escolar. desempenhamos um papel imprescindível e que é necessário Gerir no sentido da optimização dos investirmos em mais recursos de processos que produzam resultados e informação e em recursos humanos. impacto na qualidade da BE e dos serviços que prestamos. É, também, indispensável fazer entender aos docentes, alunos e pais

Obstáculos a vencer

Acções prioritárias Definição de um Plano de Acção eficaz, de forma a ir ao encontro do sucesso educativo dos alunos, contribuindo para a melhoria das aprendizagens e do trabalho escolar.

Conhecimento na área

Biblioteca escolar

Ser prospectivo, estar atento e ter uma postura de investigação e de que a biblioteca cumpre objectivos aprendizagem contínua são factores com vista à melhoria das críticos à efectivação de uma boa aprendizagens e do trabalho escolar. gestão e à prestação de serviços de qualidade.

Related Documents


More Documents from ""

July 2020 8
July 2020 8
July 2020 1
July 2020 1
July 2020 4
July 2020 4