Cálculo da área do campus da UTFPR de Toledo através do programa R Primeiro A. Autor, Segundo B. Autor, e Terceiro C. Autor Resumo — Para a área da engenharia é de grande importância conhecer a área de determinado terreno, para que os projetos possam ser bem planejados. Porém muitas dessas áreas se tornam difíceis de serem calculadas devido a forma irregular que os terrenos têm, por isso nesse trabalho usamos o software R para realizar os cálculos e obter uma aproximação para a área do lago municipal da cidade de Marechal. Palavras Chave — Área, R, Lago, Aproximação.
I. INTRODUÇÃO É muito importante para a engenharia e também pra qualquer outra área do conhecimento, ter o valor da área de determinado local, seja para venda ou locação, construção, ou qualquer outro motivo. O cálculo dessa área pode ser feito de formas bem simples quando ele tem uma forma regular, porém muitas vezes nos deparamos com terrenos irregulares, o que dificulta o cálculo dessa área. Existem diversas formas de contornar esse problema, como por exemplo, usando programas de computador onde é possível marcar pontos nos contornos do terreno e assim o programa faz todo o trabalho, como é o caso do R. R é uma linguagem e também um ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos estatísticos e gráficos. Foi criada originalmente por Ross Ihaka e por Robert Gentleman no departamento de Estatística da universidade de Auckland, Nova Zelândia, e foi desenvolvido em um esforço colaborativo de pessoas em vários locais do mundo II. ÁREA DO LAGO DE MARECHAL No nosso trabalho vamos usar o programa R para calcular a área do terreno do campus da UTFPR de Toledo O primeiro passo foi pegar a imagem aérea em escala do terreno no Google maps, e depois salvar em uma pasta específica. Já no programa R, foi necessário fazer a instalação de dois pacotes, para realizar os
cálculos, o primeiro pacote, digitize, e o segundo, splancs. III. MATERIAIS E MÉTODOS Para fazer esse trabalho usamos imagens de satélite retiradas do Google Maps, e também o programa de computador, baseado na linguagem de programação R, RGui. IV. RESULTADOS E DISCUSÃO O programa realizou os cálculos com base nos pontos marcados na imagem e retornou a área do lago, com valor de 14723,25 m². O valor real da área é de 14790,11 m², assim podemos afirmar que o experimento teve um resultado muito satisfatório, com uma diferença de apenas 0,45%.
V.
CONCLUSÃO
Dado os resultados obtidos pelo programa e comparando com o valor real, concluímos que, como foram resultados muito próximos, o programa pode ser usado com esse fim para o cálculo de áreas, pois apresenta uma divergência muito pequena em relação aos dados reais.
VI.
REFERÊNCIAS