Análise De 2 Artigos Sobre O Second Life

  • Uploaded by: Nuno Guedes
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Análise De 2 Artigos Sobre O Second Life as PDF for free.

More details

  • Words: 442
  • Pages:
Análise de 2 artigos bibliográficos sobre Second Life: Nuno Guedes - 27158 Comunicação e Multimédia - 3º ano U.T.A.D., Vila Real - 2009/10 Artigo analisado: Virtual or Virtually U: Educational Institutions in Second Life Este artigo é um estudo sobre instituições educacionais em 2007 no Second Life (SL). O estudo mostra dois tipos de utilização do mundo virtual do SL, pelas universidades, uma que tenta reproduzir a realidade e outra que tenta dinamizar o processo de comunicação, de trabalho e interacção. A universidade que tenta reproduzir a realidade (Ohio University), apenas utiliza o SL como uma plataforma adicional às plataformas comuns da Web, como a página institucional da universidade. Por outro lado, a outra universidade (INSEAD) explora o SL de uma maneira mais dinâmica, como uma ferramenta de trabalho e interacção. A minha opinião é de que as universidades e outras instituições podem utilizar o SL como ferramenta de aprendizagem sobre mundos virtuais e sobre a interacção homem-máquina, utilizar para desenvolvimento simuladores, que possam ser utilizados como ferramentas de aprendizagem. Após visitar a página institucional da INSEAD e de pesquisar por SL, verifico o que já esperava do SL, através do vídeo do Director Educativo Executivo, Miklos Sarvary, sobre a realidade actual do INSEAD no SL (ver na página), de que o SL virou um negócio e que as expectativas que as pessoas tinham de um mundo virtual, desapareceram. A tendência dos utilizadores da Web demonstra que em 2006 e 2007”, o SL cresceu e por fim consolidou, estando actualmente em queda. Como muitos utilizadores dizem (também sou da mesma opinião), o SL tornou-se demasiado comercial e perdeu a graça. Acho que o SL perdeu a essência, pois creio que os mundos virtuais têm de ser divertidos ou ter objectivos interessantes, para haver interesse para estar/conviver/criar/interagir no mundo virtual.

Artigo analisado: Situated Learning in Virtual Worlds: The Learning Ecology of Second Life Este artigo apresenta a experiência inicial de um utilizador de Second Life (SL) e a sociedade do SL. O autor retrata a sua experiência, apresentando a criação de conteúdo e a interacção em eventos e com outros avatares, como pontos fortes do SL. Como pontos negativos, apresenta os gráficos antiquados, limite de primitivas, a lag e a baixa velocidade, o “vazio” de população no SL em muitas zonas, a cultura consumista do SL e a dificuldade inicial para um novo avatar no SL. Concordo plenamente em todos os pontos do autor. É interessante o estudo que se pode tirar da “sociedade” do SL, da sua evolução, mentalidade e intenções. Creio ser digno de serem realizados estudos para comparar com a “sociedade” real e que, conclusões e lições se poderão tirar.

Related Documents

Artigos Sobre Terra Galega
December 2019 20
Yogapro Artigos Sobre Om
October 2019 15
Second Life
June 2020 23
Second Life
May 2020 23
Second Life
May 2020 20
Second Life
June 2020 23

More Documents from ""

July 2020 7
June 2020 1
June 2020 2
File1 Presentation Mawar
December 2019 12