Second Life

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Second Life as PDF for free.

More details

  • Words: 1,302
  • Pages: 20
UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA Pós-Graduação em Ciências da Informação e da Documentação Biblioteca

Seminário: Sistemas e Redes Docente: Prof. Doutor Álvaro Rocha Discente: Maria Teresa Gonçalves Azevedo Porto

BELL, Lori, PETERS, Tom, POPE, Kitty - Second life! Prospecting for gold in a 3-D world . – 2007 .- pp.10-15.

Artigo retirado do site: www.infotoday.com, pesquisado através da B-on

O artigo em análise está estruturado de uma forma muito clara, concisa e apelativa, em que o recurso à imagem é uma mais valia. Outro factor importante é o recurso a interrogações, que precedem os textos, dando já uma ideia do conteúdo a ser explicitado. Por fim, outro aspecto positivo é também a referência a sites de grande importância para a compreensão do próprio artigo. Assim, e pelo exposto anteriormente, irá ser seguida a mesma estrutura e metodologia, na abordagem e análise aos aspectos mais significativos do referido artigo.









O Second Life (SL) “segunda vida” , surgiu em 2003 num ambiente tridimensional onde convidava o público a descobrir um enorme continente digital com muitas pessoas, entretenimentos e oportunidades. Em 2006 a afluência de indivíduos, organizações e corporações neste mundo virtual, fez lembrar a corrida ao ouro. De Abril a Outubro desse ano passou de 180.000 a 1.2 milhões de residentes globais registados. Precisamente nesse Abril, a Alliance Library System (ALS)*, que é uma das nove bibliotecas regionais de sistema multi-tipo em Illinois, criou uma biblioteca no SL, que foi muito apreciada pelos residentes. Através do projecto da Alliance Second Life Library, bibliotecários de todo o mundo, começaram a adoptar segundas vidas e empregos na biblioteca mundial 3-D do SL. *

Na qual, dois dos autores do artigo, trabalham











A SL é um mundo virtual a três dimensões, que não o sendo, pode comparar-se a um jogo, uma vez que tem uma “aura de poker de alto nível”. Pode também ser encarada como um comércio virtual, uma vez que, como é inteiramente construída e pertence aos seus residentes, eles podem vender, comprar ou negociar entre eles, possuindo mesmo uma moeda própria, o “linden dollars”, que pode ser convertido em moeda corrente do mundo real. Basta ter uma ligação à internet e ter o software Second Life que é grátis, assim como o acesso á sua conta. É então criado um avatar “clone” , para representar as pessoas e pode mesmo ser um robot ou um animal. Uma vez lá dentro existe uma ilha orientadora que irá ensinar como fazer e manobrar coisas diferentes.

O SL é uma fronteira sem limites. No SL pode-se experimentar tudo o que se possa imaginar (e aquilo que não se pode). Há museus, mundos que recriam o ambiente do séc. XIX, desde as roupas às casas vitorianas, simulação do tempo, fenómenos climáticos e sísmicos, etc. Os residentes podem ir para a biblioteca virtual e usar uma série de recursos. Podem ter uma participação activa, em vez de verem páginas web estáticas.



Várias corporações já se estabeleceram na SL, com por exemplo, a IBM, a Americam Apparel Reuters, a Infinite Minds Radio, etc. Aí, também muitos autores e músicos efectuam leituras e concertos. Recentemente, também a Penguin Books entrou para a SL.



Também muitas instituições de ensino superior, e consórcios, como a New Media Consortium, que tem como membros, mais de duzentas bibliotecas e museus, estabeleceram presença no SL, onde o ensino, a aprendizagem e a investigação podem acontecer.



O Wiki SimTeach, com mais de 80 instituições de educação (incluindo a Universidade de Harvard), é um local onde os educadores podem interagir e trocar ideias. Devido a este fenómeno de crescimento, e às oportunidades educacionais, foi extremamente importante o estabelecimento da presença de uma biblioteca na plataforma SL.









Criada em 2006, a Info Island, agrupa 36 ilhas e é um dos principais centros de educação no SL. O arquipélago, alberga muitas Bibliotecas, associações não profissionais, das ilhas Commonwealth, a Cleveland Public Library, a Stanford University Libraries, a San Jose State University Graduate School of Library and Information Science, etc. A Info Island tem uma galeria de arte para apoiar artistas na SL, e tem programas que atraem audiências e encorajam as pessoas a ler dentro e fora do SL. Tem participantes de todos os continentes excepto da África e da Antárctica. Em que outro local se poderia ter a oportunidade de interagir diariamente com bibliotecários de tão diversos sítios?

“We want the Info Archipelago to be a center for information, education and entertainment,” Kitty Pope, Executive Director of the Alliance Library System.





Começou por ser um edifício com um tipo de biblioteca tradicional construida no centro da ilha. Alguns bibliotecários começaram a criar livros, links para a web, recursos em muitas áreas, etc., Pouco tempo depois, foi adicionado um edifício , com oito andares e um auditório.



Cada andar é dedicado a um tema diferente: documentos governamentais, ciência e tecnologia, humanidades, negócios, etc.



O lançamento da Alliance Second Life Library desencadeou um incremento de energia criativa profissional, através da actividade de bibliotecários em todo o mundo, É aqui onde as bibliotecas precisam de estar e o mais entusiasmante da biblioteca da SL, é que pessoas do mundo inteiro, estão envolvidas na criação e entrega de ferramentas de informação.



Para surpresa de muitos, a resposta é novamente sim.



Há muita variedade de livros, sendo muitos do domínio público.



Existem recursos web, e um ambiente baseado nos diferentes temas.



É muito importante para a sobrevivência e crescimento das bibliotecas no século XXI ir ao encontro dos seus utilizadores. Daí as pessoas gostarem da Info Island, porque é dinâmica e interactiva, tem programas interessantes e oferece um ambiente amigável.



Concluindo, um dos principais objectivos da Second Life Library é colaborar com bibliotecários de todo o mundo para fornecer serviços no mundo virtual e então não ser necessário reinventar o que já existe.

“Second Life” Um mundo novo? Certamente! Um mundo perfeito? Vejamos… Assim como no mundo real, também este mundo virtual tem vantagens e desvantagens. Depois da abordagem deste artigo, e, se se considerar o Second Life, como uma rede social, onde se pode partilhar recursos, informação e entretenimento a nível global, pode dizer-se que será muito interessante. Não é por acaso que a nível de educação, a aderência está a crescer, nomeadamente ao nível de universidades portuguesas, como a Universidade do Porto, ou a Universidade de Aveiro. Mas…

se considerarmos todo o tipo de risco que implica este tipo de espaço, primeiro, porque é viciante e as pessoas “perdem” imensas horas a viver vidas que não são as suas, e neste sentido, diga-se o que se disser, o Second Life, não passa de um jogo, ou um simulador. Depois, porque há o risco, especialmente a nível de jovens , de entrar num mundo de jogos, negócios de prostituição e pedofilia, entre outras coisas… De qualquer das formas, gostei de ter lido este artigo, pois permitiu-me “entrar” nesta temática, que era quase desconhecida para mim e, portanto, alargar os meus horizontes. Não tenho dúvidas que num futuro muito próximo, poucas serão as pessoas que não vão aderir a esta “segunda vida”…

Second Life www.secondlife.com Info Island / Second Life Library System www.infoisland.org Alliance Library System www.alliancelibrarysystem.com Linden Lab www.lindenlab.com New Media Consortium www.nmc.org Active Words www.activewords.com

http://www.youtube.com/watch?v=0gabu0VuLUE

*Lori Bell é Director de inovação na ALS, As suas responsabilidades incluem trabalhar em projectos especiais com bibliotecas membros. O seu e-mail é: [email protected] *Kitty Pope é Directora executiva da ALS. Possui um M.S. em Ciências Documentais e já trabalhou em Bibliotecas no Canadá, nos Emiratos Árabes Unidos e nos Estados Unidos. O seu e-mail é: [email protected] Tom Peters, é o fundador da TAP Information Services. Trabalha em projectos de desenvolvimento, gestão e avaliação de serviços para bibliotecas. O seu e-mail é: [email protected]

Related Documents

Second Life
June 2020 23
Second Life
May 2020 23
Second Life
May 2020 20
Second Life
June 2020 23
Tamk Second Life Area
November 2019 23