AÇO CARBONO AÇO CARBONO É A COMPOSIÇÃO DA LIGA QUE CONFERE AO AÇO O SEU NÍVEL DE RESISTÊNCIA MECÂNICA. SEGUNDO A NBR 6215 AÇO CARBONO É AQUELE NÃO CONTÉM ELEMENTOS DE LIGA ISTO É, APENAS TEORES RESIDUAIS DE CR = 0,20%, NI = 0,25% E NO QUAL OS TEORES DE SI E MN NÃO ULTRAPASSEM LIMITES MÁXIMOS DE 0,60% E 1,65% RESPECTIVAMENTE. OU SEJA, É UMA LIGA DE FERRO-CARBONO CONTENDO DE 0,008% ATÉ APROXIMADAMENTE 2,0% DE CARBONO, E OUTROS ELEMENTOS RESIDUAIS, RESULTANTES DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO, COMO FÓSFORO, ENXOFRE, MANGANÊS E SILÍCIO.
CARACTERÍSTI CAS E APLICAÇÕES APLICAÇ
TIPO: A1 - BAIXO CARBONO - CLASSE: 45 POSSUI BAIXA RESISTÊNCIA E DUREZA E ALTA TENACIDADE E DUCTILIDADE. É USINÁVEL E SOLDÁVEL, ALÉM DE APRESENTAR BAIXO CUSTO DE PRODUÇÃO. GERALMENTE, ESTE TIPO DE AÇO NÃO É TRATADO TERMICAMENTE. APLICAÇÕES: CHAPAS AUTOMOBILÍSTICAS, PERFIS ESTRUTURAIS, PLACAS PARA PRODUÇÃO DE TUBOS, CONSTRUÇÃO CIVIL, PONTES E LATAS DE FOLHAS DE FLANDRES. CARACTERÍSTICAS: BOA TENACIDADE, CONFORMABILIDADE E SOLDABILIDADE. BAIXA TEMPERABILIDADE. MAIS APLICAÇÕES: PONTES, EDIFÍCIOS, NAVIOS,
TIPO: A2 - MÉDIO CARBONO - CLASSE: 60 POSSUI MAIOR RESISTÊNCIA E DUREZA E MENOR TENACIDADE E DUCTILIDADE DO QUE O BAIXO CARBONO. APRESENTAM QUANTIDADE DE CARBONO SUFICIENTE PARA RECEBER TRATAMENTO TÉRMICO DE TÊMPERA E REVENIMENTO, EMBORA O TRATAMENTO, PARA SER EFETIVO, EXIJA TAXAS DE RESFRIAMENTO ELEVADAS E EM SEÇÕES FINAS. APLICAÇÕES: RODAS E EQUIPAMENTOS FERROVIÁRIOS, ENGRENAGENS, VIRABREQUINS E OUTRAS PEÇAS DE MÁQUINAS, QUE NECESSITEM DE ELEVADAS RESISTÊNCIAS MECÂNICA E AO DESGASTE E TENACIDADE. CARACTERÍSTICAS: MÉDIA CONFORMALIDADE E SOLDABILIDADE. MÉDIA TEMPERALIDADE.
TIPO: A3 - ALTO CARBONO - CLASSE: 70 É O DE MAIOR RESISTÊNCIA E DUREZA. PORÉM, APRESENTAM MENOR DUCTILIDADE ENTRE OS AÇOS CARBONO. GERALMENTE, SÃO UTILIZADOS TEMPERADOS OU REVENIDOS, POSSUINDO CARACTERÍSTICAS DE MANUTENÇÃO DE UM BOM FIO DE CORTE. APLICAÇÕES: TALHADEIRAS, FOLHAS DE SERROTE, MARTELOS E FACAS. CARACTERÍSTICAS: MÁ CONFORMABILIDADE E SOLDABILIDADE. ALTAS TEMPERATURAS E RESISTÊNCIA AO DESGASTE. MAIS APLICAÇÕES: PEÇAS METÁLICAS, PARAFUSOS ESPECIAIS, IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS, TRILHOS E RODAS FERROVIÁRIAS, ETC.
CLASSIFICAÇÃO
OS AÇOS SÃO CLASSIFICADOS EM GRAU, TIPO E CLASSE, POR MEIO DE LETRA, NÚMERO, SÍMBOLO OU NOME. O GRAU IDENTIFICA A FAIXA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO PRODUTO. O TIPO SE REFERE AO PROCESSO DE DESOXIDAÇÃO UTILIZADO, ENQUANTO A CLASSE DESCREVE OUTROS ATRIBUTOS, COMO NÍVEL DE RESISTÊNCIA E ACABAMENTO SUPERFICIAL. O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO MAIS ADOTADO NA PRÁTICA É O SAE-AISI. NELE, O AÇO CARBONO UTILIZA O GRUPO 1XXX, E É CLASSIFICADO DA SEGUINTE FORMA: 10XX : AÇO CARBONO COMUM (MN : 1,00% MÁX.) 11XX : RESSULFURADO 12XX : RESSULFURADO E REFOSFORIZADO 15XX : AÇO CARBONO COMUM (MN : 1,00 A 1,65%)
Fontes Pesquisa: www.acoferbrasil.com.br/. Site Info Met:
www.infomet.com.br
Site Aço Carbono: http://www.acocarbono.com.br/index.ht ml