"Tecnologia na Educação: como utilizar as tecnologias a favor do ensino-aprendizagem?" Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul/SC 21 de Julho de 2009
Fernando da Silva Mota www.ensinofernandomota.com
[email protected]
Pressupostos básicos de nossa proposta neste encontro:
“É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”
Pressupostos básicos de nossa proposta neste encontro:
“Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” Paulo Freire
1. 2. 3. 4. 5. 6.
Questões preliminares que precisam ser refletidas por todos: Como fazemos para desenvolver os conteúdos
de nossas disciplinas no dia-a-dia da sala de aula? Que procedimentos adotamos para encaminhar os assuntos e garantir que sejam aprendidos? Como justificamos a escolha dos procedimentos com base nos fundamentos da nossa disciplina? Que possibilidades de participação eles oferecem aos alunos? Atendem às suas diferenças? Como? Que recursos utilizamos? Tecnologias? Outros recursos? Estamos ensinando e os alunos aprendendo?
1. 2. 3.
4.
Questões preliminares que precisam ser refletidas por todos: O que estamos ensinando tem contribuído para
que nossos alunos desenvolvam compreensão do mundo em que vivemos? Quais são os grandes desafios desse mundo? Em que medida eles nos afetam e a nossos alunos? Os conteúdos curriculares que trabalhamos favorecem o desenvolvimento de uma visão crítica desses problemas, ou seja, ajudam os alunos a assumir um posicionamento frente a eles, como indivíduos e cidadãos? Que conteúdos devem ser priorizados, em cada uma das disciplinas, para que os alunos alcancem o entendimento das grandes questões humanas?
Podemos perguntar, por exemplo:
Nossos objetivos estão claramente definidos? Conhecemos os passos para alcançá-los? Estamos caminhando na direção deles? Diagnosticamos causas para os problemas e propomos alternativas? No grupo, todos os integrantes têm tido oportunidades de expressar suas idéias e opiniões? Está sendo possível conciliar divergências? Como? Os participantes estão assumindo as decisões coletivas?
Pontos a serem observados:
Papel do Professor:
Aproveitou dúvidas e questões surgidas no grupo? Problematizou? Considerou os conhecimentos prévios? Organizou os conhecimentos? Aprofundou teoricamente as discussões?
Sobre os Registros: Demonstrou sintetizar as idéias do grupo? Organizou as idéias do grupo?
Sobre as estratégias metodológicas:
Foram desafiadoras? Propiciaram interação e cooperação? Foram diversificadas? Todos puderam dar opiniões?
Sobre os conteúdos tratados:
Atenderam as finalidades e expectativas do programa?
Estratégias Metodológicas de Formação de Professores:
Socialização
Apresentação de Propostas
Leitura
Produção Escrita
Debate e Discussão
Avaliação de situação didática
Busca de Informação
Registro do caminho da aprendizagem
Uso das Tecnologias:
Uso das Tecnologias:
Uso das Tecnologias:
Síntese e Sistematização
Muito Obrigado!
www.ensinofernandomota.com
[email protected] (21) 8596-8477