Os Valores Noção e Características
VALORES BÁSICOS • • • • • • • • •
O BEM (Valor Ético) O JUSTO – Valor JUSTIÇA A VERDADE – (Valor do conhecimento) O ÚTIL – (Valor Econômico) O BELO ( A BELEZA) Valor estético A ORDEM A SEGURANÇA A PAZ A LIBERDADE
“A Ética antiga impregnava-sede espírito humanitário, depois de ter perdido o interesse pela sociedade organizada.” (A. Schweitzer) “A Ética deve, portanto, consistir numa afirmação superior da vida” (Schweitzer, interpretando o pensamento de Nietzsche).
Objeto misto: forma (continente) ideal e vazia + conteúdo: histórico-cultural Justiça: Que significa?
Dar a cada um o que é seu.
Beleza: Que significa?
O que nos agrada à sensibilidade”.
O Bem (valor ético): Que significa?
“Fazer o bem, sem olhar a quem.”
“Dar a cada um o que é seu”. (suum cuique tribuere). “ De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades” (marxismo) “Faz o bem e evita o mal” (Santo Tomás de Aquino)
JUSTIÇA
Estado onipotente.Liberdade individual nula: à cidade cabia regular tudo, até mesmo a dor, a religião, o pensamento, a roupa...
Nobres: livres e senhores de terras e de privilégios.Clero: livre, com poderes; Plebeus (parcialmente livres, mas submetidos à autoridade do senhor feudal; Servos: inteiramente submetidos aos nobres.
“O cidadão estava, em todas as suas coisas, submetido sem reserva alguma à cidade; pertencia-lhe inteiramente.(...)Os antigos não conheciam, portanto, nem a liberdade privada, nem a de educação, nem a liberdade religiosa. A pessoa humana tinha muito pouco valor, perante esta autoridade santa e quase divina que se chamava pátria ou Estado.” (Foustel de Coulanges, A Cidade Antiga, pág.238)
Constituição político/social da idade média feudal.
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; Constituições III - a dignidade da pessoa humana; ContemporâneasIV ..............
da Ordem ´Jurídica Ocidental
Declarações de Direitos
Constituições Contemporâneas da Ordem ´Jurídica Ocidental
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.
Declarações de Direitos
1- Historicidade: conteúdos dados pelas diferentes culturas.
2- Objetividade: não são preferências individuais. Nem são absolutos. 3- Bipolaridade: a cada valor corresponde um desvalor: Belo/Feio;Justiça/Injustiça; Bem/Mal; Útil/inútil, Verdade/Erro, etc. 4- Realizabilidade: os valores realizam-se em objetos, em coisas(res).
O Belo
Justiça
(Beleza)
(O Justo)
Pinturas
Poemas
Sinfonias...etc. Ações Justas
Leis justas
Sistemas legais
5- Inesgotabilidade ou inexauribilidade: a realização nunca termina, pois os valores são inexauríveis. 6- Implicaçãoa recíproca: a realização de um valor interfere na realização dos demais.
Li b
Paz
a erd
Ordem
Liberdade Beleza (O Belo)
Justiça Segurança
de
Beleza O Bem V.Econom. Paz V.Econom. O Bem
Justiça
Segu
ranç
Ordem
a
7- Referibilidade: referem-se a algo, da perspectiva de alguém Alguém
Algo
(Sujeito) 8- Preferibilidade: possibilidade de preferir um valor a outro 9- Possibilidade de graduação hierárquica