Os Valores: Noção E Características

  • Uploaded by: na1503
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Os Valores: Noção E Características as PDF for free.

More details

  • Words: 685
  • Pages: 9
Os Valores Noção e Características

VALORES BÁSICOS • • • • • • • • •

O BEM (Valor Ético) O JUSTO – Valor JUSTIÇA A VERDADE – (Valor do conhecimento) O ÚTIL – (Valor Econômico) O BELO ( A BELEZA) Valor estético A ORDEM A SEGURANÇA A PAZ A LIBERDADE

“A Ética antiga impregnava-sede espírito humanitário, depois de ter perdido o interesse pela sociedade organizada.” (A. Schweitzer) “A Ética deve, portanto, consistir numa afirmação superior da vida” (Schweitzer, interpretando o pensamento de Nietzsche).

Objeto misto: forma (continente) ideal e vazia + conteúdo: histórico-cultural Justiça: Que significa?

Dar a cada um o que é seu.

Beleza: Que significa?

O que nos agrada à sensibilidade”.

O Bem (valor ético): Que significa?

“Fazer o bem, sem olhar a quem.”

“Dar a cada um o que é seu”. (suum cuique tribuere). “ De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades” (marxismo) “Faz o bem e evita o mal” (Santo Tomás de Aquino)

JUSTIÇA

Estado onipotente.Liberdade individual nula: à cidade cabia regular tudo, até mesmo a dor, a religião, o pensamento, a roupa...

Nobres: livres e senhores de terras e de privilégios.Clero: livre, com poderes; Plebeus (parcialmente livres, mas submetidos à autoridade do senhor feudal; Servos: inteiramente submetidos aos nobres.

“O cidadão estava, em todas as suas coisas, submetido sem reserva alguma à cidade; pertencia-lhe inteiramente.(...)Os antigos não conheciam, portanto, nem a liberdade privada, nem a de educação, nem a liberdade religiosa. A pessoa humana tinha muito pouco valor, perante esta autoridade santa e quase divina que se chamava pátria ou Estado.” (Foustel de Coulanges, A Cidade Antiga, pág.238)

Constituição político/social da idade média feudal.

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; Constituições III - a dignidade da pessoa humana; ContemporâneasIV ..............

da Ordem ´Jurídica Ocidental

Declarações de Direitos

Constituições Contemporâneas da Ordem ´Jurídica Ocidental

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.

Declarações de Direitos

1- Historicidade: conteúdos dados pelas diferentes culturas.

2- Objetividade: não são preferências individuais. Nem são absolutos. 3- Bipolaridade: a cada valor corresponde um desvalor: Belo/Feio;Justiça/Injustiça; Bem/Mal; Útil/inútil, Verdade/Erro, etc. 4- Realizabilidade: os valores realizam-se em objetos, em coisas(res).

O Belo

Justiça

(Beleza)

(O Justo)

Pinturas

Poemas

Sinfonias...etc. Ações Justas

Leis justas

Sistemas legais

5- Inesgotabilidade ou inexauribilidade: a realização nunca termina, pois os valores são inexauríveis. 6- Implicaçãoa recíproca: a realização de um valor interfere na realização dos demais.

Li b

Paz

a erd

Ordem

Liberdade Beleza (O Belo)

Justiça Segurança

de

Beleza O Bem V.Econom. Paz V.Econom. O Bem

Justiça

Segu

ranç

Ordem

a

7- Referibilidade: referem-se a algo, da perspectiva de alguém Alguém

Algo

(Sujeito) 8- Preferibilidade: possibilidade de preferir um valor a outro 9- Possibilidade de graduação hierárquica

Related Documents

Projeto Os Valores
November 2019 4
Des Personalidade E Valores
November 2019 20
Figuras E Valores
May 2020 2
Valores
June 2020 17
Valores
July 2020 17

More Documents from ""

May 2020 6
May 2020 4