Noticias Da Madeira

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Noticias Da Madeira as PDF for free.

More details

  • Words: 1,097
  • Pages: 1
13

29 Janeiro 2009

MADEIRA Distintivo turístico

Golfe promove Porto Santo A Bolsa de Turismo de Lisboa acolheu no espaço da Região uma iniciativa de divulgação do Porto Santo e do Open da Madeira em golfe que este ano se realizará na ilha dourada. O autarca portosantense, Roberto Silva, mostrou-se confiante e animado com a participação da Ilha na feira e com a realização do Open da Madeira no Porto Santo que “é um contributo importante” que vem “ajudar a própria Ilha e o próprio campo”. Para Roberto Silva “é evidente que a divulgação que se tem feito ao longo destes anos tem sido importante e tem contribuído para esta afirmação.

A Secretaria Regional do Turismo e Transportes criou o distintivo turístico de qualidade ambiental “Estabelecimento Amigo do Ambiente”. Este distintivo turístico é reconhecer e fomentar as boas práticas ambientais por parte das empresas regionais que exerçam actividade no sector turístico....

JARDIM NÃO QUER INGERÊNCIA NAS RECEITAS FISCAIS

Queixas contra a República O presidente do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, ordenou que fossem apresentadas queixas contra a República nos Tribunais Constitucional e Administrativo por alegada ingerência nas receitas fiscais da região. “Mandei levantar nos tribunais competentes, Constitucional e Administrativo, acções contra a República”, declarou o governante. Para o presidente do Governo Regional existe uma violação da Constituição que “é clara” porque estabelece que “as receitas fiscais cobradas na região são da Madeira”. “Não pode um ministro das Finanças, por sua

decisão, vir aplicar uma taxa de um por cento sobre os impostos que são nossos, dizendo que são por serviços prestados pelo ministério das Finanças”, argumentou. Para Alberto João Jardim esta é uma decisão “inconstitucional” e viola o Estatuto Político Administrativo da Madeira. Alberto João Jardim falava no concelho de Porto Moniz, na inauguração de arranjos urbanísticos daquela vila destinados a disciplinar o trânsito automóvel e aumentar a segurança na circulação pedonal, um projecto desenvolvido em conjunto pelo executivo madeirense e a câmara da localidade, com um valor total que rondou os 890 mil euros.

A TIRO DE CAÇADEIRA

Comerciante atinge assaltante Um homem de 27 anos foi assistido no hospital por ter sido atingido pelo disparo de uma caçadeira nas zonas altas do Estreito de Câmara de Lobos, ao que tudo indica, na sequência de um assalto a um bar. O comerciante terá disparado sobre o indivíduo quando se apercebeu que o mesmo se encontrava a fugir após um assalto ao seu estabelecimento. O suspeito assaltante foi atingido pelo disparo da caçadeira, a poucos metros do estabelecimento mas, mesmo assim, conseguiu fugir numa viatura, vindo a ser encaminhado para o hospital com o auxílio de um familiar a quem terá solicitado ajuda, onde ficou em observações. Ainda de acordo com informação recolhida no sítio da ocorrência, o suspeito assaltante, residente no concelho de Câmara de Lobos, alegado toxicodependente, entrou por uma gateira, através de arrombamento e, quando se apercebeu que o dono que mora no andar de cima teria sido acordado pelo barulho, saltou para a rua para fugir quando já tinha em sua posse mais de trezentos euros em dinheiro que havia supostamente retirado da “caixa registadora”.

Desordem por causa da droga Vários indivíduos envolveram-se em desordem junto do Mercado dos Lavradores, no Funchal, com um deles na posse de uma navalha a perseguir outro. Segundo uma das testemunhas, um dos indivíduos chegou a ser “picado” nas costas mas sem gravidade, já que não necessitou de tratamento. A Polícia foi chamada a intervir para repor os ânimos. As causas da desordem são desconhecidas mas, segundo a testemunha, tudo aponta para um ajuste de contas por motivos relacionados com estupefacientes, atendendo à discussão entre os contendores.

População critica policiamento Um assalto por esticão a uma senhora na Rampa do Cidrão deu origem a algumas críticas à Polícia por parte de populares pela ausência imediata ou quase imediata de uma viatura de patrulhamento, ou de outros meios, para este serviço pois, segundo uma destas pessoas, quando chegaram, cerca de m e i a h o r a d e p o i s , n e m a v í t i m a n e m o s a s s a l ta n t e s encontraram, situação que não foi possível confirmar junto da PSP. Neste assalto, o suspeito subtraiu a mala da senhora e conseguiu fugir sem ser identificado, confirmou essa testemunha. As críticas de uma dessas pessoas vão no sentido de ter encontrado nessa mesma hora (hora do referido assalto) uma viatura de patrulhamento em serviço fixo junto da Escola Bartolomeu Perestrelo, a apoiar o trânsito naquele local quando, na opinião dele, esses carros caracterizados deveriam circular nas áreas correspondentes de forma a prevenir e persuadir o assaltante.

LIGAÇÃO VIA RÁPIDA/SANTO AMARO

Obras ficam prontas até final do Verão A ligação entre a via rápida (zona das Quebradas) e Santo Amaro e a segunda fase do acesso entre a Estrada Monumental e o nó de São Martinho estarão concluídos até finais do Verão, garantiu o secretário regional do Equipamento Social. Santos Costa diz que os trabalhos estão a avançar a bom ritmo e que tudo aponta para que aquelas estradas, ambas executadas pela Secretaria Regional do Equipamento Social, possam estar prontas até finais de Setembro. Lembre-se que o Governo Regional já inaugurou a primeira fase da ligação entre a Monumental e os Piornais, ligando o novo nó de São Martinho e a Nazaré. Agora, está a ser executada o troço que falta. Ambas as vias tiveram dificuldades acrescidas, devido a expropriações. Quanto ao novo acesso entre a via rápida e Santo Amaro, o troço vai descongestionar os acessos à zona industrial e ao “MadeiraShopping”.

O novo acesso, com cerca de 1,5 quilómetros de extensão, está dotado das infra-estruturas urbanas básicas necessárias, com passeios em ambos os lados, zonas de estacionamento e redes de águas potável e pluviais, de esgotos e de iluminação pública. No que se refere ao acesso entre a Estrada Monumental e o nó de São Martinho (na via rápida), sublinhe-se que, no total, incluindo a parte já executada e em funcionamento, tem o seu início na estrada Monumental, frente à Praia Formosa, que atravessa toda a encosta sobranceira ao bairro do Amparo, passando entre os morros do Pico das Arrudas e do Pico da Ponta da Cruz, inflectindo depois para nascente, de forma a entroncar num dos arruamentos do Bairro da Nazaré. A ligação comporta cinco rotundas. A nova avenida, tem quatro vias de tráfego, duas em cada sentido, estacionamento ao longo da via e passeios de cinco metros, para além de separador central com três. PUB.

Related Documents

Noticias Da Madeira
April 2020 17
Noticias Da Madeira
December 2019 17
Noticias Da Madeira
November 2019 15
Noticias Da Madeira
November 2019 19
Noticias Da Madeira
December 2019 21
Noticias Da Madeira
December 2019 23